Na semana passada, a grande zebra da Copa Libertadores foi a vitória do Huachipato, um pouco conhecido time chileno, que bateu o Grêmio por 1 a 0, em plena Arena, em Porto Alegre. E nesta semana já tivemos a primeira grande surpresa, ontem na Colombia, com a derrota do Millonários local para um time mexicano que está estreando na competição, o Club Tijuana. O placar também foi de 1 a 0. O jogo valeu pelo Grupo 5, no qual o Corinthians estréia daqui a pouco, contra o San José, na Bolívia.

O Club Tijuana foi fundado em 2007, na cidade do mesmo nome, que fica na chamada Baixa Califórnia, no México. Disputou dois campeonatos mexicanos e já ganhou o título de 2012, derrotando o Toluca nas duas partidas decisivas. Ontem, com seu uniforme rubro-negro, o clube jogou sua primeira na Libertadores. E mais: foi a primeira vez que a equipe jogou fora da América Central. E mesmo assim, com um gol de Ruiz, aos 16 minutos do segundo tempo, derrotou o Millonários, mais famoso time da Colombia, em pleno El Campin, em Bogotá. E com altitude e tudo.
O Tijuana tem até um fã de Neymar, que imita os penteados do craque santista. É Martinez, que aparece na foto com seu cabelo moicano colorido. Mas o cara não mostrou muita bola e foi até substítuído. Esse menino já passou pelas categorias de base do Cruzeiro de BH.
****** Nos outros jogos de ontem, o Peñarol ganhou em casa do Emelec do Equador, por 1 a 0, gol de Oliveira, aos 22' do segundo tempo. Mas os equatorianos estão denunciando que tiveram seis jogadores vitimados por uma intoxicação alimentar. E culpam o hotel, em Montevidéo.
No Defensores Del Chaco, em Assunção, o Olímpia do Paraguai goleou a Universidad de Chile, por 3 a 0, gols marcados por Salgueiro, Ortiz e Candía.
E, já na madrugada brasileira, o Nacional do Uruguai surpreendeu o Toluca do México e ganhou por 3 a 2, em pleno território mexicano. Sanchez (2) e Alonso marcaram para o Nacional, enquanto Tejada e Benitez fizeram os gols aztecas.