Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Gilberto Gil volta 
   a ser internado


     A assessoria dele diz que trata-se apenas de uma nova fase de tratamento da insuficiência renal que está judiando o compositor, cantor e ex-ministro Gilberto Gil. Mas o fato preocupante é que, aos 73 anos,  está novamente internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Que Deus o ajude !


Nosso vôlei arrasou os argentinos !



                A Seleção Brasileira, com os jovens Douglas e Isac, meteu 3 a 0 nos argentinos, nesta sexta-feira, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico. O Brasil fez valer o seu histórico na Liga Mundial e assegurou a 23ª vitória sobre os hermanos: 3 sets a 0 (25/21, 25/13 e 26/24). 
               A última partida da primeira rodada do torneio será contra os Estados Unidos, neste sábado, às 23h10m, no mesmo local. A TV Globo e o SporTV transmitem. O time americano está na mesma chave da Seleção nesta primeira fase do torneio olímpico e bateu os argentinos por 3 a 1,  na quinta-feira.
            
Os "velhos" da Seleção Olímpica



                       Fernando Prass e Thiago Silva estão pré-inscritos para disputar a Olimpíada, em agosto, pela seleção brasileira. Na última quarta-feira, a CBF enviou uma lista de 35 nomes ao Comitê Olímpico Internacional. Essa relação não foi divulgada, mas o goleiro do Palmeiras, que fará 38 anos em julho, e o zagueiro do PSG são dois dos jogadores com mais de 23 anos – o regulamento permite que três acima desse limite de idade participem dos Jogos.

                   Neymar, do Barcelona, será um deles. O atacante nem participou da Copa América Centenário em razão de um acordo do clube espanhol com a CBF para que ele tivesse férias, e depois estivesse no torneio. Pouco depois de ser demitido do cargo de coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi anunciou que Douglas Costa, do Bayern de Munique, também havia sido liberado. Willian, meia do Chelsea, é outro com quem a comissão técnica pretende contar na Olimpíada.  Desses com mais de 23 anos, Micale só poderá levar, relembrando, três para o torneio.
Que me perdoem os palmeirenses, mas convocar um goleiro de 38 anos para a Seleção Olímpica me parece um absurdo. Tá cheio de goleiros melhores do que o gaúcho Fernando Prass no futebol nacional.


E as Olimpíadas,
         como é que ficam ?


A crise que atinge o Rio de Janeiro levou o governador em exercício, Francisco Dornelles, a decretar estado de calamidade pública nesta sexta-feira.  A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do governo.

Segundo o decreto, publicado no Diário Oficial, o motivo é a "grave crise financeira", que impede o cumprimento das obrigações assumidas em decorrência da realização da Olimpíada e Paralimpíada.
De acordo com o texto, o governo teme um "total colapso na segurança pública, na saúde, na educação, na mobilidade e na gestão ambiental".
"Ficam as autoridades competentes autorizadas a adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais, com vistas à realização dos Jogos" - diz o artigo 2° do decreto.
Ainda de acordo com o texto, as autoridades competentes ainda "editarão os atos normativos necessários à regulamentação do estado de calamidade pública para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016".
Tubarão é o retrato
    fiel da Série B




                 Esperamos muitos anos para voltar a ver jogos da Série B Nacional com a participação do Londrina, acreditando que seria a volta do bom futebol ao Estádio do Café.  Mas agora, que estamos chegando à décima rodada, já sabemos que não passa de mais um campeonato "meia boca", disputado por equipes fracas.

                 O que temos visto de jogos ruins, ao vivo ou pela TV,  é impressionante. São times que não tem nada a oferecer em termos técnicos. Equipes irregulares, mal dirigidas por técnicos inexperientes ou decadentes. E integradas por jogadores geralmente ruins mesmo, com problemas dificeis de serem consertados.

                 Vejam, por exemplo, o nosso Tubarão, que faz uma campanha idêntica aos outros, sem inspirar a menor confiança aos seus torcedores. Jogador bom de verdade, temos apenas um: o veterano Germano. Os demais não teriam condições técnicas para jogar num time de Série A.

                  E as contratações acompanham o baixo nível. Vejam, por exemplo, o que ocorre com a camisa nove do Londrina.  Embora tenha apenas 27 anos, o conhecido Keirrison é um jogador problemático, que após meia dúzia de jogos precisa ficar de fora de um jogo como este de amanhã na Bahia, porque está desgastado. Não consigo entender como é que Keirrison conseguiu um dia ser contratado pelo Barcelona.

                  Sem Keirrisson, e com Bruno Batata em fase horrível, a alternativa é escalar Itamar, jogador de 36 anos, que dificilmente aguenta correr 90 minutos. Já foi um bom centroavante, mas hoje vive do passado.

                Apesar de tudo isto,  não devemos achar que o Londrina está  por baixo. Está apenas igual aos outros, disputando um campeonato decepcionante, como bem mostram as arrecadações. O povo não é bobo. Pra nosso azar, a Série B de 2016 é um fracasso.