Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

                                        ELE ESTÁ EM BAIXA 
 Felizmente para todos nós, essa "figurinha" aí da foto está em baixa no País. Segundo o Ministério da Saúde, os casos de dengue caíram 62% no Brasil, em comparação com janeiro e fevereiro de 2011.  Mas é bom não relaxar, pois em algumas regiões a ameaça de surto ainda está viva. Rio, Pernambuco e Tocantins, por exemplo, são estados que precisam s cuidar.

Ex-ministro caiu na folia

          No carnaval vale tudo. Na tarde do último sábado, um animado bloco carnavalesco desfilava na Pré-Folia da Vila Madalena, em São Paulo. De repente, no meio dos foliões, surgiu uma figura extremamente conhecida. Era Orlando Silva, ex-ministro do Esporte. O homem estava animadíssimo. Puxou marchinhas, cantou, pousou para fotos e abraçou curiosos.

          É lógico que surgiram muitas piadas, especialmente quando o ministro cantou a marchinha "Me dá um dinheiro aí". Embora as pessoas estivessem mais dispostas a brincar carnaval do que pensar em problemas sérios, de vez em quando surgiam gritos de "ladrão", que não chegaram a empolgar a turma.

Amanhã é dia de convocação

    Nesta terça-feira (amanhã), no Sheraton Hotel São Conrado, às 11 horas da manhã, Mano Meneses convoca a Seleção Brasileira para o primeiro amistoso do ano, contra a Bósnia Herzegovina, programado para o próximo dia 28, em St.Gallen, na Suiça.
      Não sei até que ponto esse jogo poderá ser útil para a Seleção. Será que Mano vai chamar os jogadores que ele realmente pretende utilizar na Seleção Principal ou na Seleção Olímpica ? E  os compromissos dos clubes na Copa Libertadores e nos Estaduais ? Será que o técnico terá que abrir mão de jogadores imprescindíveis para não desfalcar os clubes?
        A princípio, anuncia-se como certa a convocação de Jefferson, Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva, Marcelo, Lucas Leiva, Fernandinho, Ronaldinho Gaúcho, Lucas, Neymar e Hulk. Mas tudo é especulação. Ninguém sabe o que passa pela cabeça de Mano, ou como ele está sendo orientado pela direção da CBF.
          Só tem o seguinte: se for para escalar jogadores que não terão maiores chances no futuro, este será apenas mais um amistoso "caça niquel", sem validade maior para o nosso futebol. Vamos esperar até amanhã.

Coritiba vacilou e perdeu a liderança

           A rodada paranaense do fim-de-semana foi encerrada ontem à noite no Couto Pereira, com uma inesperada vacilada do Coritiba, que não passou de um empate (1 a 1)com o Rio Branco, de Paranaguá. A exemplo do que já havia ocorrido em Londrina, na quarta-feira, voltou a jogar mal o time do Coxa, que até saiu perdendo, como contra o Tubarão. Hevandro fez 1 a 0 para Leão da Estradinha e Davi deixou tudo igual, marcando para o Alvi-verde. E tome vaia da torcida coxa.

           O resultado custou a liderança. O Coritiba caiu para terceiro lugar. com 17 pontos. Atlético e Cianorte estão com 19, e o Rubronegro tem melhor saldo de gols e lidera. A seguir: Arapongas, 13; Corinthians, 10; Roma,8; Operário e Rio Branco, 7; Londrina, 6; Toledo, 5; Paranavaí, 4; e Iraty 2.

Na contramão da Alegre Folia

             Cada vez eu me espanto mais com a insensibilidade dos paranaenses em relação às manifestações culturais do País, especialmente ao carnaval. Como faço todas as segundas-feiras, hoje tratei de verificar e imprimir a agenda de jogos pelo Brasil. E constatei que todos os grandes centros do Brasil vão realizar seus jogos na quarta, quinta, sexta e sábado.
             Em São Paulo, Rio, Minas, Rio Grande do Sul, Bahia, Pernambuco, Ceará e outros centros importantes não há futebol programado para domingo, porque é Domingo de Carnaval. Só o Paraná programou a rodada  para domingo, junto com alemães, argentinos, italianos, portugueses, espanhois e outros povos que não sabem nem o que é carnaval.
              A menos que os jogos sejam antecipados para sábado, estaremos mais uma vez na contramão da Alegria. Eu não quero nem saber, vou ligar a televisão e curtir tudo que tiver de carnaval pelo Brasil. Porque, como diz Jorge Benjor, "em fevereiro, tem Carnaval...."

GIba foi operado hoje no Rio

        O londrinense Giba foi operado hoje cedo no Rio. Ele passou por uma cirurgia na tíbia para tentar eliminar um problema que já dura cinco meses. Giba vinha reclamando de muitas dores na canela esquerda, e o médico da Seleção Brasileira, Ney Pecegueiro, disse que a operação durou cerca de duas horas e que tudo correu dentro do planejado.
         Foi colocada uma haste de titânio por dentro do osso, presa com parafusos. A cirurgia, segundo o médico, foi feita no prazo limite para que Giba possa se recuperar a tempo de participar dos Jogos Olímpicos, no meio do ano em Londres.
          Resta torcer para que realmente Giba esteja em forma para esta que deverá ser a sua última participação nas Olimpíadas. Giba está com 35 anos.

Lula está internado

          O ex-presidente Lula está internado desde sábado, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por causa de reações ao tratamento radio terápico. Ele chegou ao hospital reclamando de dores na garganta e dificuldades para se alimentar. Realizou uma tomografia e o exame não detectou sinais do tumor na laringe, mas os médicos disseram que o resultado não é conclusivo.
        Hoje, Lula passou pela 29ª sessão de radioterapia, tratamento previsto para terminar na próxima sexta-feira. Os médicos dizem que o estado do ex-presidente é excelente, mas ele dificilmente terá condições de  estar presente no desfile da Escola de Samba Gaviões da Fiel, que este ano traz para o Sambódromo do Anhembi Lula como tema. O desfile será na madrugada de domingo.

O frio europeu já matou mais de 600

                Só na Rússia 215 pessoas já morreram, informou hoje o ministro da Saúde do País, impressionado com a onda de frio que congelou grande parte da Europa nas últims duas semanas. Em todo o Continente Europeu mais de 600 pessoas morreram.  Além dos 215 mortos, 5.546 russos sofreram com hipotemia e ulcerações, incluindo 154 crianças, de 1º de janeiro a 13 de fevereiro.
                A temperatura em Moscou anda pela casa dos menos 20ºC.  Embora a situação apresente melhoras, a temperatura mais baixa na Rússia, nas últimas 24 horas, foi de -52,8ºC, na cidade de Toko.
      Já na Bulgária, a situação é esta que vê na foto, com cerca de 50 mortos. O telhado de um ginásio de esportes de Sarajevo caiu com o peso da neve, que também fez ruir parte das arquibancadas do estádio de Futebol de Grbavica.

Londrina chora a perda de seu teatro

              Londrina já perdeu muita coisa na vida, mas não me lembro de ver o povo tão triste como nesta tragédia que nos levou o Cine Teatro Universitário Ouro Verde. Não se fala com uma pessoa que não lamente o ocorrido. Todos fazem questão de recordar momentos gloriosos do teatro que agora desaparece. Os grandes artistas que nele se apresentaram, orquestras, formaturas e outros grandes eventos. De ontem para cá ficou claro: os londrinenses realmente amavam o Ouro Verde.
              Mas é preciso que se diga que nos últimos meses ele parecia abandonado. Por conta das obras que estavam sendo feitas (que obras são estas ?)  a sua aparência era muito ruim. Um leitor do blog destacou que a frente do teatro parecia um ponto de usuários de droga. E parecia mesmo. Agora, não adianta chorar. O fogo levou boa parte da cultura londrinense embora.
              Penso que, como bom londrinense que é, o governador Beto Richa deverá fornecer recursos à Universidade Estadual de Londrina para a reconstrução do Ouro Verde. Estou apostando que Beto Richa não vai largar sua cidade na mão, num momento como este. Além do que, a UEL é um orgão estadual, que terá que explicar inclusive como aconteceu esse incêndio.
               Também se comenta que houve atraso no atendimento dos bombeiros, que sempre são tão  elogiados por todos, mas que têm responsabilidade nos momentos de fatalidade. O problema dos hidrantes que não teriam funcionado adequadamente igualmente precisa ser apurado. Enfim, é hora de verificação das responsabilidades, porque esta tragédia doeu  no coração de todos os londrinenses.
                Uma coisa é certa, se o Ouro Verde tivesse recebido uma manutenção correta e não estivesse  fechado e com cara de abandonado, mas sim funcionando normalmente como teatro e cinema, dificilmente  esse incêndio teria ocorrido. E nós não teríamos vivido uma tarde de domingo tão triste !