Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Brasil derrotado. Eu bem que avisei

      Pra mim não foi surpresa. Quem leu o Blog ontem, conheceu a minha previsão,  de que seria muito difícil a Seleção Brasileira ganhar lá na Basiléia. A Suiça, que é lider do seu grupo nas eliminatórias européias para a Copa 2014, tem a melhor defesa do Velho Continente. Nos últimos 27 jogos, só levou meia dúzia de gols.
      Porém, o que nem eu não esperava é que os suiços superassem os brasileiros em todos os principais números da partida disputada hoje, com vitória deles por 1 a 0. Os caras ganharam em tudo: chutaram 13 bolas a gol, enquanto Brasil só chutou 8. Erraram 18 passes, contra 27 erros brasileiros. E o que é mais vergonhoso: fizeram 18 faltas e sofreram 27. Em suma: fizemos tudo errado, não chutamos a gol e ainda enchemos os caras de pontapés. Foi o que aconteceu.
   
                         Neymar entrou duro e Marcelo deu um tapa na cara de Lichtsteiner

         Haviam 31 mil torcedores no St.Jacob Stadium. Os brasileiros ficaram frustados com a derrota. Mas os suiços fizeram uma festa danada, e vaiaram Neymar o jogo inteiro, por causa de suas seguidas quedas. Houve inclusive um lance que foi demais. Junto a linha de fundo, ele teve sua camisa segura por um adversário e simplesmente parou de jogar, esperando que o árbitro marcasse. Foi mesmo penalti, mas parar sem que o juiz apite é um absurdo. Neymar também me pareceu mais lento. Fiquei com a impressão de que ele vai sofrer na Europa.
        Outros jogadores também jogaram muito mal, como Paulinho, que só cabeceou uma bola na trave e não fez mais nada. Oscar esteve longe de sua produção normal. Fred não jogou absolutamente nada. Marcelo esteve muito nervoso, cometendo faltas violentas e não criando lances pela esquerda. Maxwell teve uma estréia lamentável, errando todas as jogadas. Lucas entrou em campo mas não entrou no jogo. E até o goleiro Jefferson andou soltando bolas inexplicáveis, por pouco não levando um frango.


         Mas Daniel Alves merece um capítulo a parte. Jogando mal e reclamando de tudo e de todos, ele foi ainda o responsável direto pela derrota brasileira. Chega a ser bizarro o gol contra que ele marcou. A bola foi cruzada da direita e ia passando por todos, quando Daniel resolveu tentar cabeceá-la para escanteio. Sozinho, meteu a bola bem no ângulo, no único gol da partida.
          Felipão culpou a parte física. Disse que os jogadores que atuam na Europa estão em época de pré-temporada. Mas parecia bem decepcionado com a conduta geral do time. A vitória na Copa das Confederações, jogando em casa, com tudo a favor, pode ter iludido a todos nós.
          Mas pra mim, uma constatação foi mais uma vez confirmada: que falta faz um Ronaldinho Gaúcho para organizar o meio-campo do Brasil.
          .

Argentina ganhou o "jogo do Papa"



       Mesmo sem Lionel Messi, a Argentina venceu a Itália, esta tarde no Estádio Olímpico de Roma, no jogo que homenageou o Papa Francisco. Com gols de Higuain(foto) e Banega, os platinos fizeram 2 a 1 nos italianos, que descontaram através de Insigne. Apesar da ausência dos astros (o italiano Balotelli também não jogou),  foi uma boa partida, com nítida superioridade da equipe argentina.
       As seleções sul-americanas se sairam muito bem nos amistosos realizados hoje. O Uruguai meteu 4 a 2 no Japão, com Diego Fórlan marcando dois gols. O Chile arrasou o Iraque, fazendo 6 a 0. A Colômbia derrotou a Sérvia, por 1 a 0, gol de Freddy Guarin. E o Paraguai empatou com a Alemanha, por 3 a 3. Os fracassos ficaram mesmo por conta do Brasil e do Equador, que perdeu em casa para a Espanha, por 2 a 0.

O "apito amigo" garante o Verdão

      Acho que sou eu que dou azar. Temos um amigo aqui no Blog, que assina "avanti palestra" e que vive reclamando das arbitragens nos jogos do seu Palmeiras. Gosto dele, faz alguns comentários muito bons. Mas quando se trata de falar do Verdão, ele assume a mania de perseguição. Para o "avanti palestra", o Palmeiras é sempre roubado.
      Não vejo todos os jogos do Palmeiras, até porque não dá pra aguentar Segunda Divisão todo o dia. Mas quando assisto, vejo exatamente o contrário do que o "avanti palestra" vê, pois o Verdão é sempre ajudado pelos árbitros.
       A última partida dos palmeirenses que eu havia assistido foi aquele empate de 1 a 1 com o Guaratinguetá. Meteram a mão no Guara, que merecia ter ganho. Mas ontem, resolvi ver o jogo em Joinville. E basta dizer que o Palmeiras ganhou com um gol roubado, logo aos 5 minutos, marcado pelo paraguaio Mendieta, num lance em que ele empurrou o zagueiro e chutou para as redes. Houve até uma dúvida, mas o SporTV confirmou a ilegalidade depois de exibir o replay. E o píor é que a grande imprensa de São Paulo não fala nada.
       É claro que, mesmo sendo bem ruim, o time do Palmeiras é melhor que os outros e vai conseguir o acesso. Acho até muito bom ver o Palmeiras entre os grandes, onde é o seu lugar. Mas não precisa ganhar na marra, como está acontecendo. Não se iludam, se não der na bola, o Verdão vai subir no apito.
      

Nem vem com esta palhaçada

        Na semana passada tivemos a palhaçada promovida pelo Coritiba, que lançou uma horrorosa camisa verde limão e preta. Deu no que deu: o time que ia tão bem no Brasileirão acabou perdendo em casa.
        Agora, fico sabendo pelo companheiro Guilherme Lima, através do Facebook, que o Londrina está pretendendo lançar uma camisa marrom, que seria em homenagem ao café. Será mesmo ? Ora gente, até o café está em baixa com esta última geada que tivemos. E o Estádo do Café então nem se fala. Futebol é coisa séria. Não é para brincalhão.