Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

 O segundo mês do ano começou
  com tristeza: morreu D.Albano


         

           Neste primeiro dia de fevereiro, nossa cidade viveu uma grande tristeza: faleceu  no Hospital Evangélico, Dom Albano Bortoletto Cavallin, bispo emérito de Londrina. Ele tinha 86 anos. Dom Albano estava internado para realizar uma operação na válvula do coração e não resistiu. Seu corpo está sendo velado na Catedral, com sepultamento marcado para amanhã às 10 horas. 

        Foi a segunda perda significativa experimentada pelos católicos londrinenses, já que agora em janeiro o arcebispo dom Orlando Brandes nos deixou, transferido para Aparecida do Norte. Os dois estiveram juntos em Londrina (foto), até este começo de ano.


                 Paranaense, nascido na Lapa, neto de imigrantes italianos, sendo seus pais Pedro Cavallin e Celestina Bortoletto Cavallin.  Desde os 7 anos, na primeira comunhão manifestou desejo de ser padre, entrando com 10 anos no Seminário Menor de Curitiba. Viveu 16 anos de formação no Seminário de São Paulo, São Leopoldo, Roma e Bélgica.
                  Ordenado Padre com 24 anos, foi por alguns anos padre coadjutor na Catedral de Curitiba e depois pároco na Igreja de Santa Terezinha, na mesma cidade. Levado para o Seminário, aí ficou por 20 anos colaborando na formação de dezenas de padres, bispos e cardeais.        
            Foi Bispo Auxiliar em Curitiba, vivendo sempre no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Transferido para a Diocese de Guarapuava, fez uma experiência de Bispo Missionário.

          Veio para Londrina, e aqui continuou cuidando da Formação do Clero, fundando o Seminário Propedêutico, o Curso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato.

                Era uma figura muito querida. Anualmente, D.Albano rezava uma missa na Casa de Apoio do Hospital do Câncer, que eu sempre fiz questão de assistir.

       Em 2006, aos 75 anos, apresentou sua renuncia e tornou-se Arcebispo Emérito de Londrina. Mas continuou celebrando a missa anual na Casa de Apoio.

Nota da Arquidiocese 
"A Arquidiocese de Londrina vem a público expressar seu pesar pelo falecimento do seu Arcebispo emérito Dom Albano Bortoletto Cavallin, ocorrido nesta tarde. Tendo mais informações sobre o velório a Arquidiocese de Londrina informará. Reafirmamos nossa fé na Ressurreição e a certeza de que dom Albano, agora, celebra sua Páscoa Definitiva na paz eterna do Senhor." 

Nua nas redes sociais 



           A compositora  Roberta Miranda continua postando fotos inusitadas nas redes sociais. A cantora divulgou, na madrugada desta terça-feira, uma foto em que aparece nua com um cachorrinho nas costas. A postagem rendeu inúmeros elogios a Roberta. "Sexy sem ser vulgar", comentou uma seguidora. "Belíssima", disse outra pessoa. "Perfeita", disse um admirador.
Novo padrão de beleza ?



              Criticada pelas suas formas no concurso Miss Universo 2017, a estudante de Direito Siera Bearchell, a Miss Canadá, chamou atenção e levantou debates sobre os padrões estéticos feminino e o corpo ideal nas redes sociais.  Ela ficou em nono lugar no concurso e está sendo elogiada pelas mulheres brasileiras.

            A estudante a brasileira Giuliana Simas, de 20 anos, disse por exemplo  que a atitude da miss foi corajosa. “Ela mostrou para o mundo que esse negócio de mulher magra está fora de moda e contexto. Achei encorajador”.
   É bom reencontrar
 o Tubarão por cima !



O árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden até atrapalhou um pouco, quando não marcou este penalti claro que o zagueiro do Avaí cometeu no primeiro tempo, metendo a mão na boa(foto) e impedindo que ela chegasse a Celsinho, pertinho da pequena área.  Mas o Londrina continuou dominando a partida e obteve ontem à noite a sua segunda vitória seguida em Florianópolis pela Copa da Primeira Liga, por 1 a 0.



Dá até pra "brincar" que o Tubarão é praticamente "campeão catarinense", pois derrotou os dois "bichões papões" do vizinho estado em plena casa deles.

Safira fez o gol da vitória,  no finalzinho da partida disputada no Estádio da Ressacada, com renda de R$ 19.182,00 (1.637 pegantes). 

É incrível como o Londrina continua jogando mal no Estádio do Café, mas muito bem quando atua fora de casa. Depois de mais esta vitória, o Alviceleste  está bem pertinho da vaga para a próxima fase da Primeira Liga, que será disputada só no segundo semestre. Mas nesta etapa inicial do torneio,, o Tubarão ainda terá que enfrentar duas vezes o Paraná Clube, em casa no dia 21 de fevereiro, e depois na Vila Capanema. 

Pelo Paranaense, o time de Claudio Tencati volta a campo no domingo próximo, no Estádio do Café, onde não ganha desde outubro do ano passado.





   O Novo Paredão !



             É incrível como o Londrina tem dado sorte com seus goleiros, nos últimos anos. Sai um, entra outro melhor. Assim foram o saudoso Danilo, depois Victor, mais tarde Marcelo Rangel. E agora aí está o Alan, novo paredão alviceleste. Brilhou de novo, ontem em Florianópolis.

Por que rasparam a cabeça de Eike ?


       Até agora não entendi por qual razão tiraram o cabelo do empresário Eike Batista, logo após a sua prisão. A Justiça tem que tirar dele é o dinheiro possivelmente ganho ilegalmente. Mas o cabelo ? Por que?   Pra que ?

    Em julho do ano passado, o empreiteiro Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira também tiveram seus cabelos aparados após serem detidos na Operação Saqueador, desdobramento da Lava-Jato no RJ. Mais recentemente, preso na Operação Calicute — outro apêndice da operação que investiga crimes de corrupção em estatais brasileiras —, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral também teve a cabeça raspada após dar entrada no complexo de Gericinó. Uma violência desnecessária e inútil !

EXPLIQUE SE PUDER !



      Um príncipe saudita comprou assentos idividuais para 80 falcões em um voo da Qatar Airways. A foto dos animais no avião foi compartilhada nesta terça-feira (ontem) através do Reddit.

      Na imagem, dezenas de falcões aparecem vendados acomodados em assentos individuais no voo comercial. De acordo com o Albawaba Business, não é incomum encontrar as aves em aviões. Além da Qatar Airways, outras empresas aéreas também aceitam realizar o transporte desses animais na classe econômica.
      Nos Emirados Arabes, os falcões precisam ter passaportes para viajar desde o ano de 2002.
PRONTO PARA MAIS UM ANO !





                 Escrever o Blog requer muito trabalho e atenção. Mas ficar sem ele é muito mais difícil. Os trinta dias de férias custaram a passar, mas sempre e preciso descansar, para voltar com mais disposição ainda.  

                E estamos retornando hoje, para enfrentar mais um ano que promete ser de grande movimentação em todos os setores. No recesso, aproveitei para a rever Guaratuba, a minha praia paranaense. Não deu pra ir até Pelotas, lá no Rio Grande,  rever o meu chão e os meus familiares.  Quem sabe dou uma "escapadinha" até lá, qualquer dia destes. A saudade é muito grande !

              A nossa Londrina, com nova administração, tem vivido dias chuvosos, que impedem uma maior movimentação  maior  de verão nos nossos clubes sociais. Pouca gente nas piscinas. Mas já se pode perceber um novo rítmo de ação. 
Tomara que o prefeito Belinati possa devolver à cidade o entusiasmo que sempre caracterizou Londrina, mas que caiu muito nos últimos anos !