Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Amanhã é dia de Cesar Cielo

     Quem quiser ver Cesar Cielo estreando em Londres, amanhã, vai ter que acordar um pouco mais cedo, porque as provas de 100 metros livres serão disputadas a partir das seis horas da manhã. Cielo está na 6ª Bateria e Nícolas Oliveira na 7ª.  Mais tarde teremos também Tales Cerdeira e Henrique Barbosa, tentando classificação nos 200 metros peito. Deve ser um dia importante para a natação brasileira.
      Nas modalidades coletivas teremos Brasil x Reino Unido em dose dupla: no basquete masculino às 12h45m e no futebol feminino às 15h45m. E pra fechar, no vôlei masculino, o Brasil enfrenta a Rússia, a partir das seis da tarde.
       E ainda amanhã, teremos o judoca brasileiro Leandro Guilheiro, o nosso grande nome da modalidade, tentando uma medalha na categoria até 81 quilos, a partir das cinco me meia da manhã.

Nosso Handebol segue surpreendendo

       Não se esperava muito do handebol feminino brasileiro nestas Olimpíadas, mas nossas meninas ganharam da Croácia na estréia e, agora há pouco, venceram outra equipe européia, a de Montenegro. Num jogo muito difícil, o Brasil fez 27 a 25 e ficou mais perto de uma vaga para as quartas-de-final.
       As brasileiras estão liderando a sua chave, ao lado das russas, com duas vitórias. Croácia e Montenegro têm uma vitória e uma derrota,  e na lanterna estão Angola e Reino Unido, com duas derrotas. O próximo jogo do Brasil será quarta-feira ao meio-dia, contra o Reino Unido.

Juliana e Larissa: com elas não tem zebra

          Dois jogos, duas vitórias. Se tem uma equipe em quem os brasileiros podem confiar é a de vôlei de praia feminino. Hoje, mais uma vez, Juliana e Larissa entraram na quadra de areia da Horse Guards Parade e conseguiram sua segunda vitória nestes Jogos Olímpicos. As adversárias desta vez foram as alemãs Holtwick e Semmler, que acabaram derrotadas por 2 a 0, com parciais de 21/18 e 21/13, em 42 minutos de disputa.

Basquete feminino continua apanhando

        O Brasil teve chance de derrotar a Rússia no basquete feminino, agora à tarde em Londres. As russas não estavam num grande dia, mas as brasileiras erraram tudo na parte final do jogo e acabaram derrotadas por 10 pontos de diferença: 69 a 59. Foi a segunda derrota da nossa equipe.


        Enquanto a pivô Erika(foto) teve fôlego, o Brasil equilibrou o jogo. Ela jogou demais: 15 pontos, 18 rebotes e 3 tocos. Cansada no final, ela não teve mais condições de segurar as russas. Já deu pra ver que o técnico brasileiro Luiz Claudio Tarallo é bem fraco. Escala mal, mexe pior ainda no time  e não usa os pedidos de tempo na hora certa.
          O time nacional faz ótimas jogadas durante alguns minutos. Depois começa a errar seguidamente. Hoje, chegou a virar o jogo em duas oportunidades, mas aí começou a perder a bola de forma bisonha, praticamente entregando o jogo para a Rússia.

Derrota no voleibol feminino

        Foi inconteste a superioridade dos Estados Unidos sobre o Brasil, no jogo de vôlei feminino disputado esta tarde, na sequência dos Jogos Olímpicos. Foi a  primeira derrota das brasileiras, que entretanto continuam com boa chance de classificação. Só que o time dirigido por Zé Roberto Guimarães mostra deficiências e, se voltar a enfrentar os EUA, mais lá na frente, dificilmente conseguirá sucesso.
        Os números do jogo mostram como a vitória de 3 a 1 das americanas foi tranquila: 25/18, 25/17, 22/25 e 25/21. O Brasil só conseguiu equilibrar a partida no terceiro set. Nos demais, foi amplo o domínio dos Estados Unidos.

Flamengo chega ao fundo do poço

     O Flamengo ainda não entrou na zona de rebaixamento, mas a goleada sofrida ontem (1 a 4 para o São Paulo) deixa claro que pior do que isso não pode ficar. Dorival Junior assumiu e ainda não viu seu time ganhar nos dois jogos disputados. Nem houve folga para os jogadores, que hoje já estão treinando. E o próximo jogo do Mengo será contra o lider Atlético Mineiro, no Engenhão. E Ronaldinho Gaúcho deve vir ao Rio louco para derrotar seu ex-clube.


     ******Outro time que está cada vez mais pra baixo é o Palmeiras, que perdeu (2 a 1) para o Cruzeiro e voltou para a zona perigosa. A arbitragem em Minas foi polêmica, com dois penaltis mal marcados, um para cada lado. O vice Roberto Frizzo diz  que "a zona de rebaixamento não preocupa". Mas eu acho bom o Verdão colocar "as barbas de molho". Não adianta só ficar reclamando de arbitragem. É preciso jogar um pouco. Não vai adiantar nada estar na Libertadores mas cair para a Segunda Divisão Nacional.


     ******Não estou sentindo força no Corinthians. É uma partida boa, uma mais ou menos e outra ruim. É outro time que parece estar deitado no título da Libertadores. Se não estiver embalado, o Timão não terá chance de brigar pelo título mundial, no fim do ano. Sua classificação é ilusória. Está em nono na tabela, mas a apenas quatro pontos da zona de rebaixamento. Não é uma campanha de time ganhador. O empate de 0 a 0 com o Bahia não foi bom não.


     ******E o Santos escapou de um empate com a Ponte Preta, vencendo por 2 a 1 na Vila Belmiro. Teve sorte, pois Miralles entrou sob vaias e fez o gol da vitória quase no fim. A gente sente que o torcedor santista já está de "saco cheio". Continuo achando que Muricy pode sair antes do final do ano.

Seleção Principal já está convocada

        O título de futebol dos Jogos Olímpicos somente será decidido no dia 10 de agosto,  e cinco dias depois a nossa Seleção Principal já estará jogando, na despedida oficial do Estádio Rasunda, em Estocolmo, na Suécia, onde nosso futebol conquistou o primeiro título mundial, em 1958. Se o Brasil chegar a final das Olimpíadas, as coisas serão muito corridas para Mano Meneses e seu grupo.
        Sem muito tempo para preparar uma outra formação, Mano vai levar à Suécia 17 dos 18 "olímpicos" (só Marcelo não irá), acrescentando outros seis jogadores: Daniel Alves, Dedé, Jonas, Paulinho, Ramires e o goleiro Renan Ribeiro.
         A convocação oficial saiu hoje: GOLEIROS - Renan Ribeiro (Atlético Mineiro), Neto (Fiorentina e Gabriel (Milan). LATERAIS - Danilo (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United) e Alex Sandro (Porto). ZAGUEIROS - Thiago Silva (PSG), Juan (Inter de Milão), Bruno Uvini (Tottenham) e Dedé (Vasco). MEIAS - Sandro (Tottenham), Rômulo (Spartak de Moscou), Ganso (Santos), Oscar (Chelsea), Lucas (São Paulo), Ramires (Chelsea) e Paulinho (Corinthians). ATACANTES - Neymar (Santos), Hulk (Porto), Leandro Damião (Inter) e Jonas (Valência).