Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Parabéns, Diego Maradona !

          Estamos acostumados a assistir vídeos de Pelé, o melhor jogador do mundo em todos os tempos. E sempre nos abismamos com a intimidade que o Rei tinha com a bola. Nunca haverá outro como Pelé, tenho certeza disso.
 
          Mas hoje, dia 30 de outubro, é preciso homenagear Diego Maradona, que completa 50 anos. Como este 'cara' chegou perto de Pelé, hein ?  Assistam este vídeo de oito minutos e meio, revelando momentos impressionantes do craque argentino, desde as "peladas" em quadras de saibro, passando por treinos importantes, exibições e grandes jogos.
 
          Ele esteve mesmo bem perto do "Rei".  Até no nascimento. Os dois nasceram em outubro. Pelé no dia 23; Maradona no dia 30.    Acho que só faltou a Diego Maradona o juízo, que sempre sobrou em Edson Arantes do Nascimento. !

                   
  SERÁ QUE NOSSAS
 AUTORIDADES NÃO
  VÃO FAZER NADA ?
    

        É certo que os jovens brasileiros são "abusados" por natureza.  Especialmente os jogadores, atletas, etc.  Mas acho que estas denúncias feitas por autoridades do Canadá, de que atletas brasileiros teriam seduzido ou tentado seduzir "virgens canadenses" durante os Jogos Pan-Americanos de Toronto, precisam seu melhor apuradas.
 
         Em primeiro lugar, as supostas "vítimas" dos brasileiros não foram ingênuas menininhas de 14 ou 15 anos, não. São mulheres de 21 e 22 anos, frequentadoras de clubes noturnos de Toronto, presumivelmente pra curtir uma chamada balada.
 
          Outra coisa que não está me agradando na maneira como esse assunto está sendo encaminhado, é a diferença de tratamento na divulgação dos fatos. Os nossos brasileiros, que também tem 21, 22 ou 23 anos, estão sendo "escrachados" na imprensa do mundo inteiro, com fotos e nomes completos.   Já as "mocinhas" de Toronto não têm nem os seus nomes divulgados. A preocupação de preservar "as virgens" é notória.
 
           Sabemos que nós brasileiros estamos com moral lá embaixo, por causa de  tanta coisa errada que tem envolvido nosso País nos últimos tempos. Mas não podemos aceitar uma tentativa de "desmoralização em massa" atingindo até a nossa juventude.
 Idéia acertada vai
aumentar o público

 
              Acho que o pessoal do Londrina acertou em cheio, reduzindo o preço dos ingressos para o jogo de amanhã à noite no Estádio do Café.  Não adiantava  ficar sonhando que iriam mais 30m mil pessoas, como aconteceu na partida contra o Confiança. Esse de agora é um outro tipo de jogo.
 
              É claro que a luta pelo título da  Série C tem o seu significado, mas não é como disputar uma vaga na Elite 2 do futebol nacional. Acho que nem mesmo uma possível final contra Vila Nova ou Brasil de Pelotas conseguirá atrair 30 mil pessoas.
 
             Já com esta redução do preço para R$ 10 a arquibancada, o jogo de amanhã com o Tupi passou a ser mais convidativo. Até porque não está fácil  hoje em dia arranjar um programa ao custo de  apenas dez pilas (como dizem os gaúchos). Se estiver calor e não chover, talvez o público chegue a faixa de 10 a 15 mil torcedores.
     
    Destacamos hoje um dos mais polêmicos artistas brasileiros. Muita gente gosta de suas canções. Porém, seu estilo é rejeitado por muitos. Na verdade, não é nada fácil definir com segurança quem é

           C A R L I N H O S      B R O W N

           



       Cantor, compositor, arranjador, percussionista, artista plástico e produtor, CARLINHOS BROWN é um baiano de Salvador que tem 52 anos. Para apresentá-lo melhor, selecionei o vídeo acima, que mostra uma canção feita e lançada no mercado por ele.  Um vídeo legendado, para que a gente possa entender um pouco melhor a cabeça desta artista de estilo muito pessoal.

          A percussão predominou na carreira de Carlinhos desde o seu início, quando ele foi introduzido na música através de Osvaldo Alves da Silva, o conhecido Mestre Pintado do Bongô. Seus primeiros instrumentos, que marcariam definitivamente o seu estilo, foram os de percussão. E foi assim que ele passou por diversas bandas, viajando com Luiz Caldas, João Gilberto, Djavan, João Bosco e Caetano Veloso. Mas foi em 1990 que se projetou nacional e internacionalmente como líder do grupo "Timbalada", que reuniu mais de 100 percursionistas e cantores, chamados de timbaleiros, a maioria jovens pobres do bairro do Candeal, onde nasceu Carlinhos Brown.
 

                Antônio Carlos Santos de Freitas é o nome completo de Carlinhos Brown, que veio ao mundo em Salvador, no dia 23 de novembro de 1962. Consta que seu nome artístico é uma dupla homenagem a James Brown e H. Rap Brown, líderes da música negra da década de 70 e ídolos do funk e da soul music.
                 Carlinhos Brown é solteiro, mas já foi casado com Helena Buarque de Holanda, filha de Chico Buarque e Marieta Severo, com quem teve quatro filhos: Francisco, Clara, Cecília e Leila. E ele também é pai de Miguel e Nina, frutos de outros relacionamentos.
 
 
A polêmica sempre esteve presente na vida de Carlinhos Brown que, em 2001, foi praticamente expulso do Rock in Rio pelos roqueiros. Ele foi alvo de garrafadas, pedradas e xingamentos, tudo porque o seu show foi programado justamente no "Dia do Rock", que reuniu Guns N'Roses, Ira, Ultrage a Rigor, Oasis e outras bandas. A diferença de estilos originou o incidente.
Em compensação, em 2014, Carlinhos foi coroado "rei da percussão da Portela", posto criado especialmente pra ele, que desfilou na escola no Carnaval de 2015.
 

 
Nascido e criado com poucos recursos no bairro do Candeal Pequeno, Carlinhos Brown retribuiu o  seu êxito profissional dedicando-se às questões sociais . Criou no Candeal vários projetos, programas e grupos musicais, que modificaram a vida de crianças e jovens carentes de Salvador. Através de suas mãos, foram formados mais de 5 mil percussionistas que hoje se destacam tocando pelo Brasil e pelo  mundo, como no grupo americano "Stomp".
E mesmo fora da música, Carlinhos Brown conseguiu grandes melhorias para o Candeal, inclusive nas áreas de urbanização e saneamento. Seus projetos são parceiros de instituições importantes, como a UNESCO. E ele já foi premiado no mundo inteiro por estas ações.
 
CARLINHOS BROWN É
UM 'CARA' DO BEM ! 
 
 
Os grandes "Singles" de Carlinhos Brown são: "Tantinho", "A Namorada",  "Maria Caipirinha",  "Asanhú",  "Água Mineral",   "Earth Mother Water",  "Faz Um",   "La La La" (com Shakira),  "Você, o Amor e Eu" (com Lucy Alves e Quésia Luz),  "Mixturação" (com Ivete Sangalo),  "Por Causa de Você  (Parabéns Pro Axé)  e  "Baile do Amor Chuâ"








AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Que frango, que nada !  Ótima esta brincadeira postada pelo meu  bom amigo Waldemar Marconato, que mora lá em Cuiabá.