Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de março de 2015

          GALO CALOTEIRO !


        O Atlético Mineiro não pagou o Grêmio até hoje, pela compra do goleiro Victor. A dívida anda pela casa de R$ 1,5 milhão.  Vivendo grandes dificuldades financeiras, o Tricolor Gaúcho vai a Fifa para cobrar o Galo
    Devendo R$ 700 milhões,  o Parma, conhecido clube italiano, teve a sua falência confirmada hoje. Não se sabe nem se o  time conseguirá concluir a temporada da Série A, na qual aparece como último colocado. É realmente muito dinheiro, mas não sei se não existe nenhum clube brasileiro com dívidas (inclusive fiscais) deste tamanho.

COPA DO MUNDO NO FIM DO ANO, EM 2022

       Uma Copa do Mundo mais curta e disputada no fim do ano. O Mundial de 2022, marcado para o Catar, será mesmo cheio de novidades. A reunião que definirá tudo oficialmente só será concluída amanhã, mas a época do certame e a sua duração já são detalhes definidos
        Com temperaturas incrivelmente altas nos meses de junho e julho, não há condição de realizar
uma Copa no Catar na época tradicional. Ficou acertado então que o Mundial 2022 será aberto no dia 21 de novembro e concluído no dia 18 de dezembro, uma semana antes do Natal. Serão portanto apenas 28 dias de disputa. No Brasil, ano passado, foram 32 dias.
         O Comitê Organizador local queria que a final fosse programada para o dia 23 de dezembro, mas a idéia foi fortemente rechaçada pela Fifa e pela Uefa. Amanhã serão divulgados todos os detalhes sobre a organização do torneio.
          O que já se pode prever é que teremos estádios sensacionais para os jogos. Os projetos são realmente ultra modernos, como vemos este na foto abaixo.

 Hoje é dia do  Santo que
 recebe bilhetes do Papa !


          "Quando tenho alguma dificuldade, algum problema, escrevo um papelzinho e coloco embaixo de São José, para que ele sonhe sobre isso."
          Esta declaração, feita pelo Papa Francisco,  define por si só a importância de São José, que hoje tem comemorado o seu dia pela Igreja Católica.  No seu escritório, o Papa tem uma imagem de São José dormindo, e é possível ver alguns bilhetes deixados pelo Sumo Sacerdote sob a imagem.
          A revelação foi feita agora em janeiro, durante uma conversa do Papa Francisco com famílias filipinas, em Manila.

            Valha-me São José !   São José valei-me !
COPA LIBERTADORES
Timão é o único lider brasileiro



            O Cruzeiro joga hoje na Venezuela e também pode até alcançar o primeiro lugar do Grupo 3, mas por enquanto o único brasileiro que está liderando nesta Libertadores é o Corinthians, no Grupo 2, com nove pontos. Porém, com a boa vitória de ontem sobre o San Lorenzo, no Morumbi por 1 a 0, o São Paulo continua bem colocado, em segundo lugar. O gol que salvou o Tricolor foi do meu conterrâneo Michel Bastos (foto), que por ocasião de sua contratação antecipei aqui que seria decisivo no SP.  Já está aparecendo como maior destaque do time em 2015.

             Numa noite de poucos gols, a quarta-feira marcou a reabilitação do Atlético Mineiro, que foi buscar lá na Colômbia os seus três primeiros pontos na competição. Com um gol um gol de Lucas Pratto no segundo tempo, o Galo ganhou por 1 a 0 do Santa Fé, que vinha liderando o Grupo 1.  Se voltar a derrotar o Santa Fé, dia 9 de abril em Belô, o Atlético entra na briga por uma vaga.

            O único brasileiro que não venceu ontem foi o Inter que, entretanto, trouxe um bom empate do Equador, com o líder do Grupo 4, o Emelec. Os equatorianos saíram na frente, com um gol de Ângel Mena, aos 32' do primeiro tempo.  Mas no segundo tempo, Vitinho achou o gol de empate dos gaúchos.
 
             Ainda ontem à noite, tivemos a vitória difícil do Estudiantes sobre o Libertad do Paraguai. Guido Carrillo fez o gol que garantiu a liderança do Grupo 7 para os argentinos.
             E na Venezuela, o Deportivo Tachira local ficou no empate de 1 a 1 com  o Guarani do Paraguai. Dois gols de pênalti: Cesar Gonzalez para o  time venezuelano e Julian Benitez para a equipe guarani.
       É MESMO UMA TORCIDA
           QUE TEM UM TIME



                 Que me perdoem pela expressão, mas este povo lá da minha cidade natal  é "fudido" mesmo.  O que a torcida do Brasil de Pelotas fez ontem no Maracanã foi mesmo de arrepiar. Essa gente viajou 1.816 km para chegar ao Rio de Janeiro, só para apoiar o seu time num jogo que já estava perdido antes de começar. Quando o Flamengo ganhou lá em Pelotas (2 a 1), há três semanas, esta vaga da Copa do Brasil já ficou decidida em favor dos cariocas.  É claro que o Brasil não tinha chance de ganhar no Maracanã. Quem não sabia disso ? Mas a torcida xavante alugou alguns ônibus, se vestiu de vermelho e preto e invadiu o Rio, só pra demonstrar o seu amor pelo seu clube.
 
                 Durante o dia, os torcedores pelotenses tomaram conta das areias de Copacabana, onde hastearam suas bandeiras (foto acima). E no começo da noite era intenso o  numero de adeptos do Brasil nas cercanias do Maracanã, como se vê abaixo. E era uma torcida grande. Também haviam muitos pelotenses que  moram no Rio. Eles abriram  bandeiras, uma enorme camisa do clube e gritaram o jogo inteiro.


                 E quando a derrota se consumou (Flamengo 2 a 0), sabe o que eles fizeram ? Não deixaram o estádio, como geralmente fazem os torcedores comuns, quando os seus times perdem. Os "xavantes" ficaram lá no Maracanã, aplaudindo seus jogadores e cantando sua paixão pelas cores rubro-negras do Brasil. Não é a toa que o hino do clube diz "as tuas cores são o nosso sangue e a nossa raça".
                 A cena foi tão comovente que alguns jogadores do Flamengo, antes de se dirigirem aos seus vestiários foram até o local em que se encontravam os xavantes, para aplaudir essa gente que veio do Sul, perdeu o jogo,mas voltou pra casa vitoriosa. Com honra e dignidade.

  Já  escrevi isso aqui no Blog, mas repito agora:  O XAVANTE NÃO É UM TIME QUE TEM UMA TORCIDAMAS UMA TORCIDA QUE TEM UM TIME.  E esclareço  que sou torcedor do Esporte Clube Pelotas, rival do Xavante, lá na nossa "Princesa do Sul".
T  U  N  A  I
Ele não e apenas o "irmão do João Bosco"
  
 
 
           Nascido de uma família de músicos, com um grande nome nacional, o de seu irmão João Bosco, cantor e compositor famoso. A mãe, Dona Lilá, era criadora e participante de um grupo de seresta, no qual tocava violino, e ainda mantinha um coral de 40 vozes. E a irmã Auxiliadora foi crooner no clube da cidade mineira de Ponte Nova, terra natal do nosso destaque de hoje.
 
T  U  N  A  I
 
                  A verdade é que muita gente durante muito tempo tratou  Tunai apenas como "o imão de João Bosco".  Mas ele tem brilho próprio, podem acreditar. Formado em Engenharia Civil, largou tudo e se atirou de cabeça na música. Estava no seu sangue.
                  Há muito tempo eu curto composições suas, geralmente em parceria com o letrista Sergio Natureza. Muita gente boa gravou composições deles: Elis Regina, Simone, Gal Costa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Beto Guedes, Roupa Nova, Fafá de Belém, Elba Ramalho, Sergio Mendes e vários outros.
                  Mas chegou o dia em que Tunai resolveu investir na carreira-solo. E mais uma vez se deu bem. A consagração veio com o kit "Frisson", em 1984, que foi tema da novela "Suave Veneno", da TV Globo. Uma abertura forte: "Meu coração pulou / Você chegou, me deixou assim / Com os pés fora do chão... "    Ninguém mais segurou o cantor Tunai. Não tão famoso como o irmão João Bosco, mas com talento perfeitamente comparável.
                       José Antônio de Freitas Mucci, o Tunai, está com 65 anos e é cada vez mais procurado para shows.
                       Ouça no vídeo que abre a postagem, o hit "Frisson". E aqui abaixo, a canção "Eternamente", que Tunai compôs com Sergio Natureza e Liliane.




         
  
           Postada na página de Amélia Neves, esta mensagem de Albert Einstein justifica a presença neste espaço em que destacamos os amigos do Face