Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Mínimo em 2018 será de R$ 979,00



          O presidente Michel Temer sancionou (foto), com vetos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2018. A LDO estabelece as metas e prioridades do governo para o ano seguinte e orienta a elaboração da lei orçamentária anual. O texto sancionado está publicado na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União.

O texto sancionado mantém a meta fiscal proposta pelo governo e prevê, para 2018, um deficit primário de 131,3 bilhões de reais para o conjunto do setor público consolidado (que engloba o governo federal, os estados, municípios e as empresas estatais), sendo 129 bilhões de reais para os orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e 3,5 bilhões de reais para o Programa de Dispêndios Globais.
A LDO estipula o aumento do salário mínimo de 937 para 979 reais. Também projeta um crescimento real da economia brasileira de 2,5%, taxa básica de juros (Selic) em 9%, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 4,5% no ano e o dólar a 3,40 reais no fim de 2018.
Essa será a primeira LDO a entrar em vigor após aprovação do teto de gastos públicos, que atrela os gastos à inflação do ano anterior, por um período de vinte anos.
 Musa da Unidos da Tijuca
   enlouquece os europeus

                                      


Ana Paula Evangelista está exibindo suas curvas em Ibiza, na Espanha. A musa da Unidos da Tijuca está na ilha a trabalho, mas também está aproveitando para curtir o verão europeu. 
"Ibiza é minha segunda casa e amo esse lugar! Estou aqui a trabalho também como modelo do restaurante italiano Giuseppe Cipriani, um dos mais conceituados daqui" - contou a musa. 

Padre Fábio está com Síndrome do Pânico

                    O padre Fábio de Melo revelou que está enfrentando síndrome do pânico durante entrevista ao programa "No Ar", apresentado por Otaviano Costa na "Rádio Globo", nesta terça-feira.
                 "Sou extremamente aberto a contar minhas fraquezas. Acabei de te dizer que estou enfrentando uma síndrome do pânico. Não tenho medo da minha humanidade. Sei que sou afetivamente exigido o tempo todo. Faz parte do meu trabalho, eu sei, as pessoas, quando se aproximam de mim, elas chegam muito afetuosas, muito cheias de histórias, e é claro que é um desgaste natural, um desgaste emocional natural de tudo aquilo que faço. Estou vivendo um tempo muito difícil da minha vida, mas com muita disposição também"- contou o padre.


     Neymar vai brigar 
com o Barça também ?

        O que aconteceu depois da saída de Neymar do Santos está se repetindo agora no Barcelona. É claro que o "barraqueiro" pai do jogador está por trás.



                     Após deixar o Barcelona pela porta dos fundos e acertar sua transferência com o PSG, Neymar se prepara para enfrentar o time catalão nos tribunais. O jogador brasileiro vai cobrar na Fifa o pagamento de 26 milhões de euros (cerca de R$ 95,4 milhões), um bônus pela renovação com o clube, assinada em 2016, mas o Barça se recusa a desembolsar esse valor.

                 De acordo com o Barcelona, a decisão do atacante em deixar o time para jogar no futebol da França violou alguns pontos do acordo da renovação de vínculo até 2021, por isso o depósito do bônus foi suspenso. Segundo o diário espanhol 'Mundo Deportivo', a briga pode chegar à Câmara de Resoluções de Disputas da entidade na próxima semana se uma solução amigável não for encontrada.

                   "Esses 26 milhões de euros foram depositados em juízo e aguardando saber se o jogador permaneceria no Barça"- disse uma fonte do time da Catalunha em entrevista à 'AFP'.
                    Segundo a imprensa espanhola, o brasileiro mentiu para o clube catalão, juntamente com seu pai, traindo muitas pessoas que fazem parte do dia a dia do time. E mais do que isso: chorou copiosamente durante reunião com digigentes do clube, dias antes de ser confirmada  a sua venda para o PSG.

Rueda chega sábado
para dirigir o Mengo

                 Logo após a saída do técnico Zé Ricardo do comando do Flamengo, a torcida rubro-negra lotou as redes sociais do treinador Reinaldo Rueda, pedindo para que ele viesse para o clube. Tamanha demonstração de carinho cativou o colombiano, que se espantou com o carinho e o número de mensagens. Segundo informações da imprensa colombiana, esse pode ser o fator determinante para que ele aceite o convite rubro-negro.

                            A rádio colombiana Carocol informa que o treinador já tem passagem comprada para o Rio de Janeiro e deve chegar no Brasil no próximo sábado para assinar contrato.
                          "Vem pro Flamengo" é o comentário mais comum, acompanhado de "o Flamengo te espera". Alguns torcedores até fingiam abrir negociações com o técnico. Rueda comandou a seleção do Equador na classificação para a última Copa do Mundo, em 2014, e conquistou a Libertadores da América pelo Atlético Nacional da Colômbia no ano passado.
                        O técnico passou a semana em Munique, onde visitou as instalações e assistiu a um amistoso do Bayern de Munique. Ele ainda conversou com o técnico Carlo Ancelotti e absorveu parte da rotina do clube alemão. 
                       O Flamengo não tem um técnico estrangeiro desde 1981, quando foi comandado por apenas 17 jogos pelo paraguaio Modesto Bría. Como jogador, ele havia defendido o Flamengo por dez anos.

A queda da inflação !

                  A inflação acumulada no período de doze meses é a menor desde 1999, segundo dados do IBGE divulgados nesta quarta-feira. O IPCA registrou alta de 2,71% no período de um ano terminado em julho. Os preços no mês subiram 0,24%, após terem registrado queda de 0,23% em junho.


           Com o resultado, o patamar da inflação fica abaixo do limite inferior da meta do ano estabelecida pelo governo. O centro da meta perseguida pelo Banco Central é de 4,5%. Mas com a margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual. é aceitável que o aumento dos preços fique entre 3% e 6%. A queda da inflação tem sido um dos fatores que leva o Copom, órgão do BC, a reduzir a taxa básica de juros (Selic).



              No mês de julho, a principal influência foi das despesas com alimentação e bebidas. O grupo responde por um quarto do gasto das famílias brasileiras, e teve queda de de 0,47%, o terceiro mês consecutivo.


      As principais contribuições para alta dos preços foram no grupo habitação (1,64%) e transportes (0,34%). O primeiro grupo foi puxado pelo aumento no preço da energia elétrica (6%). “Isso ocorreu devido à entrada em vigor da bandeira tarifária amarela, a partir de 01 de julho, representando uma cobrança adicional de 2 reais a cada 100 Kwh consumidos”- diz o IBGE em nota.
O segundo grupo foi influenciado principalmente pelo aumento no imposto do PIS e Cofins sobre os combustíveis, cujos preços subiram 0,92% no mês. “O litro do etanol ficou, em média, 0,73% mais caro. Já a gasolina apresentou variação de 1,06%”- avalia o IBGE.