Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de abril de 2014

Nunca se falou tanto nele


       O deputado André Vargas é certamente o homem mais criticado do País nos dias atuais. É pau de todo lado em cima do político londrinense. No Facebook então, só se fala nele. Como nesta postagem do amigo Cleber Pontes.

Morreu meu amigo de infância e juventude

      Me criei vendo o Mickey Rooney no cinema, nas matinés do cines Capitólio, Avenida, Guarani e Sete de Abril, lá em Pelotas-RS. Os filmes daquele baixinho, quase um anãozinho, sempre eram bons. Desde criança nos primeiros papeis, e depois ao lado de Judy Garland e lindas mulheres da época. As fotos mostram Mickey nestas fases e também no fim da vida.




 
       Acho que ele foi o baixinho mais famoso que eu conheci. Nem o Romário conseguiu tanto. Seu sucesso era até surpreendente. Eu vivia me indagando: "Como é que um cara daquele tamanho pode fazer tanto sucesso ?"
        Mas confesso que depois de se tornar um coroa, ele ficou meio chato. Como todo o velho, perdeu o brilho, o olhar esperto e os gestos rápidos. Entretanto, continuou talentoso. Nasceu no Brooklyn, em Nova York, no dia 23 de setembro de 1920. Morreu anteontem em Los Angeles, aos 93 anos, sem causa definida. Morreu de velho, é claro.
         Outra coisa que nunca entendi: oito das mais lindas mulheres do mundo se apaixonaram e casaram com esse homem de pouco mais de um metro e meio de altura. Vejam só que lista; Ava Gardner, Betty Jane Rase, Martha Vickers, Elaine Devry, Carolyn Mitchell, Marge Lane, Carolyn Hockett e Jan Chamberlin. Mulheres de todos os tipos, todos os tamanhos e todas as idades. Teve 11 filhos com elas. O "Baixinho" era mesmo um "matador".
          Laurence Olivier definiu Rooney como "o maior ator de cinema que a América já produziu". Judy Garland disse que "ele, foi o maior talento do mundo". E o que se sabe mesmo é que Mickey Rooney ganhou um monte de dinheiro, especialmente nos anos 30, quando encarnou Andy Hardy, personagem de uma série maravilhosa. Mas dizem que morreu pobre.
           Como protagonista ou coadjuvante, Mickey Rooney, que nasceu Joseph Yule Jr, trabalhou em mais de 200 filmes, ganhando muitos prêmios, como Oscar, Globo de Ouro e Emmy.  Nunca vou esquecer esse "cara".