Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

O Tubarão nosso de cada dia

      Quando se trata do Londrina EC de hoje, as más notícias se sucedem. A cada dia, um novo fato ruim. Nos últimos dias então, tá demais. Não pinta uma alegria, por menor que seja. Vejo varios amigos, entre os quais, o Reinaldo Furlan, o Altair Andrade, o Abilio Bezerra, o Benê Costa e o Walter Bittar,  discutindo no Facebook a situação do clube diante dos últimos acontecimentos.
        No sábado, a ruindade veio em dose dupla. Pra começar, apenas uma centena de pessoas compareceu ao VGD pra votar na eleição que levou o empresário Felipe Prochet (foto)  à presidência. É um atestado do pouco prestígio desfrutado pelo clube na atualidade. Votar pra que ? - perguntam as pessoas, sabendo que o presidente não vai mandar nada mesmo, porque o dono do time é o Sérgio Malucelli.
         Não conheço pessoalmente o jovem Felipe Prochet, que tem apenas 25 anos. Mas berço ele tem. Vem de uma família tradicional na cidade. Porém, já antecipou que vai dar sequência ao que vinha fazendo Claudio Canuto, ou seja continuar pagando as intermináveis dívidas da agremiação. Cada dia se fala num total destas dívidas. Prochet disse agora que são mais ou menos R$ 300 mil. É pouco, mas o caixa não tem dinheiro, e as migalhas que sobram do futebol não dão pra quase nada. Bruno Henrique (Portuguesa) e Wendel (Grêmio) devem ser vendidos, mas como sempre o dinheiro não vai aparecer.
           Lamentavelmente, o jovem Prochet está fadado a ser mais um que passa pela presidência sem obter mais expressividade, por mais boa vontade que tenha. Haja vista que os dois jornais da cidade abordaram as eleições em poucas linhas e sequer mostraram uma foto do novo presidente. Uma pena. Talvez o clube esteja "queimando" um bom nome para dirigir o Tubarão numa situação melhor.
          Ainda no sábado, ficou mais uma vez confirmada a situação de inferioridade do LEC no confronto com o Coritiba. Na decisão dos juniores, o Tubarãozinho ganhou por 2 a 1 mas, como havia perdido na Capital por 1 a 0, teve que disputar o título nos penaltis. E pipocou mais uma vez, como sempre tem ocorrido nos confrontos decisivos que o Alviceleste vem disputando sob o comando administrativo da SM Sports. Esse povo é perdedor mesmo.
           Mas muito pior do que tudo isto é ver o Londrina Esporte Clube envolvido no noticiário policial, por conta da irresponsabilidade de dois jogadores profissionais, quer beberam demais na balada e provocaram um grande confusão numa boate da Avenida Higienópolis. E o que é pior: apanharam também. O Tubarão perde até nas brigas de rua.
            O meia Celsinho, que chegou ao clube de helicóptero, foi visto agora correndo pela Higienópolis, depois de levar uma tremenda surra. E o meia André Lima, que também não fez nada de importante pelo Tubarão, dentro de campo, apanhou tanto que foi parar no hospital, com um traumatismo craniano. Quer dizer, os caras não jogam nada e ainda aprontam na cidade, envergonhando o clube.  Só falta agora a SMSports perdoar tudo e a torcida ter que continuar aguentando estes dois pernas-de-pau.  É o Londrina nosso de cada dia !

O que há com os técnicos famosos ?

       Em meio as habituais bobagens que o técnico Vanderlei Luxemburgo (demitido pelo Fluminense) costuma dizer, até que ele  fez uma indagação interessante no programa "Bem Amigos" de ontem (SporTV). "Os grandes treinadores do País ficaram burros ou são os clubes que estão sendo mal administrados ?" - perguntou Luxa ao pessoal da mesa. E ninguém soube explicar.
       Mas é realmente curioso o que está acontecendo no Brasil. O número de treinadores famosos que foram demitidos neste campeonato assusta. Senão vejamos. Três ex-técnicos da Seleção perderam seus empregos: Luxemburgo (no Grêmio e no Flu), Dunga (no Internacional) e Mano Menezes (no Flamengo).
          Treinadores que já conquistaram grandes títulos, inclusive internacionais, também já "sambaram": Abel Braga (no Flu), Paulo Autuori (no Vasco e no São Paulo), Murici Ramalho (no Santos), Dorival Junior (no Flamengo e no Vasco), Vadão (no Criciuma), Nei Franco (no São Paulo) e Paulo Cesar Carpegiani (na Ponte Preta).
           Enquanto isso, profissionais considerados integrantes da nova geração de treinadores estão comandando os principais colocados do Brasileirão: Marcelo Oliveira (Cruzeiro) e Vagner Mancini (Atlético Paranaense).
            Quem responde a pergunta de Vanderlei Luxemburgo ?

Pérolas que o Facebook nos traz

 
        É minha gente, o caipira não é bôbo não. A postagem é do meu genro e amigo Tarciso José Rodrigues, lá de Ribeirão Preto