Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Assalto "de cinema" na Serra Gaúcha



                Um caminhão bateu violentamente no blindado, jogando o veículo no acostamento. No mesmo instante, distante cerca de 500 metros, o motorista de um ônibus da Empresa Expresso Caxiense era obrigado a atravessar o coletivo na estrada, com 15 passageiros dentro, para servir de bloqueio.

                Armados de fuzis, com coletes balísticos e tocas ninjas, os assaltantes efetuaram três explosões na porta do carro-forte, tentando abrí-la ou obter a rendição dos quatro vigilantes que estavam lá dentro. Não conseguiram,  mas ainda fizeram muitos disparos, antes de fugir sem concretizar o cinematográfico assalto, ocorrido às 9 horas da manhã desta segunda-feira, na ERS-122, próximo a Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

                  O cerco está fechado, inclusive com helicópteros, e 100 soldados da Briga Militar do Rio Grande do Sul esperam prender os assaltantes que, aparentemente, fugiram num Toyota Corola e um Peugeot. Há barreiras policiais espalhadas por toda a região.

  Equatorianos deliram
com a presença do Papa


     Milhares de equatorianos, que ficaram acampados pelas ruas, se reuniram nesta segunda-feira na cidade marítima de Guayaquil, para assistir a primeira missa rezada pelo Papa Francisco  no Equador. Foi um delírio coletivo na presença de Francisco no Parque Los Samanes, com umidade altíssima e uma temperatura de 30°. Haviam 600 mil pessoas lá, garante a  agência France Press.

Copa América já foi. O assunto
agora é o Pan-Americano 2015

      ( Mas a grande competição, que será aberta oficialmente na sexta-feira,  poderá se constituir num enorme fracasso, porque a imprensa e o povo de Toronto não estão nem aí para o evento )



                     O principal assunto da imprensa passa a ser a realização dos PANAM GAMES 2015, os tradicionais Jogos Pan-Americanos. O mascote dos Jogos é "Pachi" esse simpático porco espinho que vemos acima. A diferença dele para o porco espinho comum está nos espinhos. O bicho de verdade tem mais de 30 mil espinhos, que são a sua arma de defesa e ataque. E o Pachi tem apenas 41 espinhos, um para cada país participante. São espinhos coloridos de cinco cores brilhantes, que representam as qualidades : Verde é juventude; Fúcsia (violeta) é paixão; Azul é colaboração; Laranja é determinação; e o Roxo é criatividade.

                     A cidade canadense de Toronto está vivendo correria para concluir as obras. Mas há um indisfarçável pessimismo. Os jornais só noticiam as coisas ruins. A cidade teme hotéis vazios, greves durante os jogos e que os estádios construídos virem "elefantes brancos" depois do Pan.  É tudo muito parecido com o que aconteceu no Brasil antes da Copa do Mundo.

                     Quarenta e um países estarão disputando os Jogos, em 36 esportes e 52 modalidades. O Brasil está levando 600 atletas e participará de 46 modalidades. A delegação completa beira a casa de mil pessoas.
                    
                      A meta brasileira é ficar entre os três primeiros países no quadro de medalhas. Em Guadalajara 2011, o Brasil ganhou 141 medalhas, sendo 48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze. O Pan servirá como preparação final para os Jogos Olímpicos do ano que vem, no Rio de Janeiro.


O BLOG DO FLAVIO CAMPOS ACOMPANHARÁ OS PRINCIPAIS EVENTOS  DO PAN 2015
Torcida não aguenta mais


        O pau está comendo solto em cima do técnico e dos jogadores do Londrina, pela medonha apresentação de domingo no Estádio do Café. Empatar com Pitbull, Veinho, Gigante, Ratão, Piu-Piu e outras "figuras" do Guaratinguetá é mesmo vergonhoso.
         A torcida perdeu a paciência. Os mais criticados depois do empate/fiasco foram Celsinho e o técnico Tencati, mas sobrou pra todo mundo. Eu só não sei porque é que o pessoal da imprensa esportiva tem tanta paciência com o treinador.  Será que é porque ele é "bonzinho" ?   Ser bem educado não é virtude nem credencia ninguém a ser técnico de futebol. Continuo achando que se não mudar o comando técnico o Tubarão não vai "chegar".
       Um negócio que não consigo entender é porque os hinos continuam sendo executados nos jogos de futebol disputados com portões fechados. Se alguém tiver uma boa explicação pra isso, eu estou aceitando.
      Uma mineirinha danada, que cantava desde de menina, e que ficou famosa da época da "Jovem Guarda", como amiga "chegada" de Roberto e Erasmo Carlos. O programa acabou, mas ela continuou encantando, apesar das várias tragédias que acompanharam a sua vida. Uma cantora que sabe escolher seu repertório

                             W  A  N  D  E  R  L  É  I  A         

                    
           
                   Nunca ouvi uma música cantada por WANDERLÉIA que tenha me desagradado inteiramente. Suas canções sempre tem algo que mexe com a gente. Escolhi para o vídeo desta postagem, "FOI ASSIM", que tem um andamento lindo e fecha com dois versos arrasadores:
        "Mas foi tudo um sonho, foi tudo ilusão / Porque não é meu o seu coração / Alguém roubou de mim o seu amor, me deixando nesta solidão...          
        ... Foi assim e agora o que é que eu vou fazer / Pra que você consiga entender /  Que sem você meu bem, não posso mais viver ."
                     Wanderléia Charlup Boere Salim nasceu em Santo Antônio do Pontal, distrito de Governador Valadares, em Minas Gerais, mas passou a primeira parte de sua infância em outra cidade mineira: Lavras. Descendente de libaneses, Wanderléia tinha 9 anos quando seus pais se mudaram para o Rio de Janeiro, com muitos filhos, em busca de uma vida melhor. Mal sabiam eles que estavam encaminhando uma de suas filhas para se tornar uma importante cantora brasileira. E já aos 10 anos, a Wandeca ganhava concursos em emissoras de rádio.
                      Mas foi em 1962, aos 16 anos, que Wanderléia conseguiu gravar um compacto. E no ano seguinte o seu primeiro LP, pela CBS. Foi na gravadora que ela conheceu Roberto Carlos, com quem teve um rápido namoro. Ficou também amiga de Erasmo Carlos. E lá foi ela para a "Jovem Guarda", a partir de agosto de 1965. Wanderléia e Celly Campelo foram as primeiras estrelas do rock nacional. 
                       Wandeca participou inclusive de filmes ao lado de Roberto Carlos. Contracenou com ele e Erasmo em "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa"  e foi atriz principal do filme nacional "Juventude e Ternura", de Aurélio Teixeira.

  
                          Entretanto,  a vida de Wanderléia não foi só sucessos. A tragédia várias vezes abalou sua linda cabecinha. A primeira veio quando ela tinha 10 anos e viu sua irmã mais velha morrer vítima de uma bala perdida.

                          A vida voltou a castigar Wanderléia. Quando ela tinha 16 anos,começou a namorar Zé Renato, filho do famosos Chacrinha. Logo ficaram noivos e, após sete anos juntos, o rapaz sofreu um acidente e ficou paraplégico. A "Ternurinha" entrou em depressão, ao mesmo tempo em que Zé Renato se afastava dela, porque não queria ser um peso na sua vida.

                           Após outros namoros com cantores e compositores, Wanderléia conheceu o guitarrista chileno Lalo Califórnia, com quem se casou. Em 1982, nasceu o primeiro filho do casal, Leonardo. Mas dois anos depois, veio nova tragédia. Leonardo estava andando de triciclo e acidentalmente caiu na piscina, morrendo afogado. Mas o casamento sobreviveu com a vinda duas filhas: Yasmin e Jadde.

                             A morte do pai e pouco depois também do irmão, vitimado pela AIDS, em 1996, levaram nossa cantora à uma forte depressão e a um câncer no útero, tendo que passar por uma histerectomia. A vida particular de Wanderléia não tem sido um mar de rosas.

                      Mas em termos profissionais, não há dúvida que ela foi e continua sendo uma das cantoras melhor sucedidas do País. Faça como eu: experimente num dia qualquer ouvir todas as canções disponíveis que Wanderléia gravou. E vai sentir quantas alegrias a música dela já nos deu.


                                                "Pare o Casamento", "Prova de Fogo",  "Ternura", "Eu já não sei", "Eu sou terrível", "Exército do Surf", "É o tempo do Amor" e mais uma centena de lindas canções marcaram a vida desta incrível cantora brasileira.



                           



AS MELHORES DO FACEBOOK

 
A postagem que a londrinense Marcia de Souza fez na sua página do Facebook,  satiriza uma situação comum no dia-a-dia da gente, não é mesmo ?