Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 25 de abril de 2015


       Londrina encaminha a conquista
     do título de campeão do Interior

                O Londrina está voltando de Foz do Iguaçu com a conquista do título do interior bem encaminhada. No Estádio do ABC, nesta noite de sábado, o Tubarão empatou em 1 a 1, e agora vai decidir em casa, na próxima quinta-feira às 19h30m.
                    O Foz dominou completamente o primeiro tempo, mas só fez um gol, com Giovani, logo aos 2 minutos. E, como o Londrina sempre joga um tempo de cada jeito, desta vez voltou melhor e empatou também nos primeiros minutos, com gol do zagueiro Silvio. Jogo morno, bem a altura desta ridícula disputa de um ilegítimo título do Interior.
                     Renda de R$ 9.142,00 para 568  pagantes.  Vocês pensam que o povo é trouxa?

      Da 2ª Paranaense escapou, mas
    da 2ª Nacional não vai escapar



        O Atlético Paranaense meteu 4 a 1 no Prudentópolis, neste sábado à noite, e está livre do Fantasma do rebaixamento no Campeonato Paranaense. Crysan(2), Dellatorre e Marcos Guilherme fizeram os gols, com Wellington descontando para o time do Interior.
         Mas tem o seguinte: com o futebol fraquíssimo que continua jogando, o Furacão não  vai conseguir escapar da Segundona no Brasileirão.

Assim, quebra mesmo

          Desta vez, fiquei finalmente convencido de que o Paraná Clube está mesmo muito próximo de fechar as portas. Isto já foi comentado várias vezes na Vila Capanema, mas eu não acreditava que pudesse vir a acontecer. Só que esta humilhante eliminação da Copa do Brasil pelo modestíssimo Jacuipense, da Bahia, foi a gota d'áqua para mim. Desse jeito, vai morrer mesmo.  Jacuípe tem 44 mil habitantes.
           O Tricolor tinha vencido o jogo de ida, lá na Bahia, e só precisava empatar. Mas o tal do Jacuipense, com um goleiro chamado "Pezão", não quis saber: devolveu o 1 a 0 e ganhou nos pênaltis, enquanto o Estádio
 Durival de Brito gritava:  "vergonha, vergonha, vergonha..." 

Já chegaram aqui. E com "novo" nome

           Ontem comentei o efeito do vulcão chileno que está em erupção. As cidades argentinas estavam recebendo grande quantidade das cinzas expelidas. Pois ontem mesmo, elas chegaram ao Rio Grande do Sul e hoje já se espalharam pelo litoral de Santa Catarina e do sul do Paraná.
            Curioso é que mudaram o nome do vulcão. Até ontem, a imprensa brasileira estava chamando o vulcão de Cabulco e hoje já corrigiu para Calbuco. Com qualquer nome, ele está pintando tudo de cinza e hoje cedo suas marcas já foram notadas na praia do Jurerê, em Santa Catarina (foto).



 OS 28 ANOS DE DAVID LUIZ


 
        David Luiz, zagueiro do Paris Saint Germain e da Seleção Brasileira, comemorou 28 anos na quarta-feira e reuniu os amigos no coração de Paris, no caríssimo restaurante La Cantina du Faubourg.   O som quem rolou foi o hit "Gordinho Gostoso", do cantor Neto LX.  Entre os amigos estava o brasileiro Lucas.

MUNDO CÃO !


          Li na página do amigo Oswaldo Militão, na Folha, que a Câmara Municipal de Apuracana revogou o título de Cidadão Honorário que havia concedido ao ex-deputado André Vargas, quando ele conseguiu ainda no Legislativo, uma verba de R$ 34 milhões para a Prefeitura de Apucarana. Como o título ainda não havia sido entregue e hoje Vargas está detido pela Operação Lava Jato, o mesmo vereador (Luis Magalhães, do PT)  que propôs a entrega do título agora pediu a revogação.
           Se Vargas foi tão bom assim para Apucarana, a ponto de ser homenageado, não seria a hora de tentar ajudá-lo a sair da terrível situação em que se encontra ?  Mundo cão esse nosso !
 
           Um evento cultural importante, na próxima quarta-feira. Galvão Bueno lança em Londrina o seu livro "Fala Galvão" na Livraria Curitiba, no Catuaí Shopping, a partir das sete da noite. Com mais de 300 páginas, o livro promete. O prefácio é do ex-craque Ronaldo Nazário, e o livro foi escrito em parceria com o jornalista Ingo Ostrovsly, amigo de Galvão.
     Muito mais conhecida como vocalista da Banda Pato Fu,  do que propriamente como cantora solo, ela percorre uma trajetória meio misturada, em busca de um lugar no rol das grandes cantoras brasileiras.

                           F E R N A N D A      T A K A I


                    



            A "Japonesinha do Amapá". É assim que costumo me referir a Fernanda Takai, quando ela é o assunto em qualquer conversa. Seus pais são brasileiros, mas ela ainda traz os sinais claros da descendência japonesa. Seus  avós nasceram no Japão. 
             Observem no vídeo que ilustra esta postagem que Fernandinha ainda tem trejeitos próprios dos orientais, seja cantando ou conversando. Tem momentos em que ela é uma autêntica "japonesinha" mesmo.

 
             Fernanda Barbosa Takai nasceu em Serra do Navio, no Amapá, mas aos 9 anos já veio para Belo Horizonte e, posteriormente, morou também na Bahia, em Jacobina. Sempre gostou de música, especialmente rock inglês e pop rock, embora sendo sempre influenciada pela família a curtir a MPB.

             Aos 22 anos, em 1993, Fernanda graduou-se em Rádio e Televisão pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela costuma dizer que, se interrompesse sua carreira musical, exerceria a profissão. Mas seu caminho foi passando por bandas, tipo "Data Vênia",  "Fernanda e 3 do Povo" e "Sustados por 1 Gesto".
              E aí veio o "Pato Fu", que lhe deu popularidade como artista, instrumentista e letrista, inclusive no Exterior, onde Fernada grava com frequência músicas em inglês, japonês, francês e espanhol, dentro da discografia do Pato Fu.

           A revista Time chegou a incluir Fernanda Takai na lista das 10 melhores cantoras do mundo, em 2001, incluindo também o Pato Fu numa lista das melhores bandas do planeta, junto com Radiohead, U2,  Portishead e outros grupos famosos.




















          Mas a carreira de Fernanda Takai tem sido meio misturada com outras atividades. Ela posta em blogs, faz crônicas para alguns jornais e já escreveu dois livros; "Nunca Subestime uma Mulherzinha", de crônicas e contos,  e mais recentemente  "A Mulher Que Não Queria Acreditar", reunindo 40 contos que ela já havia publicado no "Jornal Estado de Minas". Eu inclusive já havia lido dois ou três deles.




             As vezes, tenho a impressão de que Fernandinha ainda não sabe muito bem o que quer ser na vida. Mas é inegável que ela é uma mulher extremamente inteligente, embora as vezes pareça metódica e até meio chata.  Entretanto, o vídeo acima , de um show em Brasília, mostra a sua qualidade como cantora, interpretanto um pedaço da velha canção "PRA VOCÊ GOSTAR DE MIM" e depois  "O RÍTMO DA CHUVA".  Fica evidente que ela sabe cantar.

          Na vida pessoal,  Fernanda também é meio misteriosa.  Ela é casada com John Ulhôa (seu companheiro de banda) desde 1995. Mas os dois são bastante reservados e nunca falam sobre a vida conjugal. Eles tem uma filha, Nina Takai, que nasceu em 2003.

          O fato é que, por mais que a gente tente bisbilhotar sobre a vida de Fernanda Takai, ela conserva seu instinto reservado. Algo que é também inerente à sua ascendência japonesa. Não me atrevo a arriscar um palpite sobre o futuro de Fernanda, que hoje está com 43 anos. Mas pelo menos a gente fica conhecendo mais um pedaço dela, não é mesmo ?





         

AS MELHORES DO FACEBOOK

      Boa, meu amigo Billy de Paula, muita boa esta "piadinha" que vc postou na sua ótima página do Facebook