Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 4 de junho de 2016

Londrina 1 a 0
No sofrimento, como sempre !



                         O Londrina atacou durante todo o segundo tempo, como estava prometido. Mas outra vez a torcida sofreu muito até quase ao final da partida. O gol que derrotou o Tupi de Juiz de Fora só veio aos 36 minutos do segundo tempo, marcado por Jô, num lance dramático, marcado inclusive por uma séria contusão do mineiro Formiga, num choque tríplice com seu goleiro Rafael Santos e com o centravante londrinense Keirrison. Jô pegou a sobra e fez o gol (foto) . E Felipe Formiga lamentavelmente saiu de ambulância direto para o hospital, com suspeita de fratura.

                     Foi mais um jogo feio, desta vez muito em função da chuva que caiu durante todo o tempo. O Tupi veio pra se defender. Só no primeiro tempo fez algumas tentativas ofensivas. A vitória  londrinense foi justa e melhora consideravelmente a situação do Tubarão na classificação.  

                     Apesar das condições adversas do tempo (chuva e frio), 1.524 corajosos ainda pagaram ingresso no Estádio do Café, que recebeu um público total de 2.015 torcedores, para uma arrecadação de R$24.090,00


                     


COM UM DIA DESTES. COM A SELEÇÃO MAIS TARDE.   E COM A TELEVISÃO MOSTRANDO TUDO,  HOJE O GESTOR SERGIO MALUCELI VAI ENLOUQUECER COM O PÚBLICO PAGANTE, AQUI, NO ESTÁDIO DO CAFÉ. MAS É PURA CHORADEIRA, A TV ESTÁ PAGANDO TUDO !
"O SUL É O MEU PAÍS"



                  Vem aí um polêmico plebiscito, criado pelo movimento "O Sul é o meu País".  Embora sendo simpatizante da idéia, não acredito que a ideía dos idealizadores prevaleça, mesmo porque, diante das leis brasileiras, este plebiscito não possui nenhuma validade legal. Mas o objetivo inicial e chegar à leis internacionais 

O objetivo principal do Plebiscito é consultar a população dos três estados do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, sobre as possibilidades pacíficas e democráticas de se criar um novo Estado, gerando com seu resultado uma declaração pública inequívoca da vontade deste Povo.

A pergunta que será realizada a população Sulista é simples e clara:
VOCÊ QUER QUE O PARANÁ, SANTA CATARINA E RIO GRANDE DO SUL FORMEM UM PAÍS INDEPENDENTE? 
As opções para a resposta na votação serão: SIM e NÃO.


O Luverdense e a arbitragem
seguraram o Brasil-RS: 1 a 1





             Que o Brasil de Pelotas tem um ótimo time todos nós já sabemos. Mas ontem, eu conheci um outro time do interior brasileiro de boa qualidade. Depois de ter quebrado a invencibilidade do Atlético Goianense, o Luverdense, campeão do Mato Grosso, conseguiu um expressivo empate de 1 a 1 com o Xavante, que estava com 100% de aproveitamento no seu Estádio Bento Freitas.

            O Brasil voltou a mostrar aquela  impressionante intensidade inicial que sempre apresenta em seu reduto. Aos 10 minutos abriu o placar, com um gol de Ramon. E aos 26 chegou a marcar o segundo, através de Diogo Oliveira, mas a arbitragem comandada por Devarly Lira do Rosário, anulou erroneamente o gol, marcando um impendimento inexistente. 

             E aí começou a aparecer o bom futebol dos matogrossenses, que conseguiram empatar logo aos 5 minutos do segundo tempo, num bonito gol de Jean Patrick. Foi o primeiro, gol que o Xavante sofreu em casa nesta Série B. 

             Apesar da pressão, o Brasil não conseguiu o segundo gol, perdendo a chance de chegar aos 13 pontos e igualar-se ao lider Vasco.  E podem acreditar que o Luverdense, agora oitavo colocado com 9 pontos, será um dos candidatos a uma das quatro vagas para subir as Série A em 2017.
            
      A ESTRÉIA  NA COPA AMÉRICA CENTENÁRIO SERÁ HOJE, LÁ NOS ESTADOS UNIDOS, E ATÉ AGORA NINGUÉM SABE AO CERTO COM QUE ESCALAÇÃO A SELEÇÃO BRASILEIRA VAI ENTRAR EM CAMPO.  ALGUÉM LEMBRA DE OUTRA SITUAÇÃO COMO ESTA NO PASSADO ? 
PARECE UM TIME AMADOR, CATADO NA ÚLTIMA HORA  !
EU QUERIA O LONDRINA ASSIM !


        Jogando em seu reduto, o Brasil de Pelotas mais uma vez "saiu matando" e abriu o placar contra o Luverdense logo aos 10 minutos, ontem à noite. Contra o Paraná Clube, no primeiro jogo, o Xavante fez o gol logo aos 5 minutos. E na segunda partida, contra o Bragantino, marcou aos 8'. 
     
       É assim que a gente queria o Londrina aqui no Estádio do Café, não é mesmo ?  Quem sabe daqui a pouco, no jogo com o Tupi, o Tubarão "entra mordendo", hein ? 
  Morreu Muhammad Ali. Nunca vi
 outro boxeador com tanto talento !



                   Considerado um dos maiores atletas de todos os tempos, Muhammad Ali faleceu na madrugada deste sábado, nos Estados Unidos. Multicampeão mundial de boxe e uma lenda do esporte, ele deixa de legado um histórico impressionante de vitórias no ringues. Tinha 74 anos de idade e estava internado em estado muito grave em um hospital de Phoenix (Arizona), onde deu entrada com problemas respiratórios.
                 A morte foi confirmada oficialmente por meio de um comunicado divulgado pela família do ex-boxeador. Horas mais cedo, o porta-voz da família de Ali, Bob Gunnel, já havia informado que o mítico ex-pugilista sentiu dificuldades ao respirar e os médicos já lhe estavam tratando no centro médico de Phoenix, no qual foi internado.
                    Muhammad Ali fez mais de 60 lutas profissionais em sua vitoriosa carreira e as derrotas podem ser contadas nos dedos de uma mão. Com uma técnica impecável e uma resistência fora do comum, ele tornou-se uma lenda no mundo do boxe. Não só pelo seu talento em cima do ringue, mas também por uma postura política que não era comum em atletas de grande expressão.
                    Foi no dia 17 de janeiro de 1942 que ele veio ao mundo, na cidade de Louisville, em Kentucky. Por ser o primogênito, ganhou o nome do pai e foi batizado como Cassius Marcellus Clay Jr., que também foi o nome de um importante político abolicionista do século 19 nos Estados Unidos.
                 O pai era descendente de escravos e trabalhava como pintor. Já a mãe, Odessa O'Grady Clay, era empregada doméstica. Com apenas 12 anos, o pequeno Cassius conheceu o técnico de boxe Joe Martin, que também era chefe de polícia na cidade. Em uma tentativa de assalto, o garoto reagiu com socos para evitar que o ladrão roubasse sua bicicleta. Logo Martin viu o menino em ação e recomendou que ele praticasse boxe, para aprender a se defender
                    Com apenas 40 quilos, o pequeno Cassius passou a aprender os primeiros golpes de boxe com o próprio Martin e em seis meses fez sua primeira luta, ganhando por pontos após três rounds. Aquela modalidade fascinava o garoto, que treinava com afinco e dedicação. Era atrevido em cima do ringue e se esforçava mais que qualquer outro atleta.
                  Aos 18 anos, o boxeador disputou os Jogos de Roma, em 1960, já tendo Chuck Bodak como técnico, e teve sua primeira grande vitória: superou o medo de avião para voar até a Itália para competir. Para isso, fez questão de levar um paraquedas dentro da aeronave, para usar em caso de emergência. Voltou com a medalha de ouro na bagagem, ao vencer o polonês Zigzy Pietrzykowski, e muitas boas recordações da competição, onde demonstrou todo seu carisma e foi até apelidado de "Prefeito da Vila Olímpica".
                      Aliás, nos Jogos de Roma ele já chamou a atenção pelo excelente trabalho de pernas no ringue e meses depois fez sua primeira luta como profissional, contra Tunney Hunsaker, vencendo por decisão unânime. A partir daí foram 18 combates, todos com vitória, sendo 15 por nocaute, até ter a chance de disputar o cinturão dos pesados contra Sonny Liston. Venceu por nocaute, no sétimo round, e ficou com o título da Associação Mundial de Boxe e do Conselho Mundial de Boxe.
                       Ele tinha recém-completado 22 anos e já era campeão do mundo. A fase amadora de sua carreira no boxe serviu para lhe dar experiência para os combates que estariam por vir. Aliás, o cartel dele quando era amador não é preciso, mas estima-se que tenha tido mais de 100 vitórias no mínimo e menos de dez derrotas, ou seja, um aproveitamento excelente.
                               Só que logo após a vitória sobre Liston, que foi movida por muita provocação entre os lutadores, Cassius resolveu mudar de nome e passou a se chamar Muhammad Ali, nome escolhido pelo líder nacional do Islamismo, religião que ele adotou. Na ocasião, o boxeador falou que não queria usar seu sobrenome de escravo que ele não havia escolhido.
                                          Para sua infelicidade, ele acabou tendo seu cinturão da Associação Mundial de Boxe retirado. A entidade alegou outros motivos, mas no fundo o atleta achou que era por causa de sua opção pelo Islamismo. Pouco mais de um ano depois de conquistar o cinturão, veio a revanche contra Sonny Liston. A vitória veio com pouco mais de dois minutos no primeiro round.
                                   Depois disso engatou uma sequência de dez defesas de cinturão sem derrota. Em 1967, após a vitória sobre Zora Folley, se recusou a aceitar a convocação do exército para combater na Guerra do Vietnã. Ainda disse que não via motivos para lutar contra os vietcongues porque "nenhum deles me chamou de crioulo" Por causa dessa negativa, foi suspenso do boxe e teve seus títulos confiscados. Até ali tinha um cartel de 29 vitórias sem derrota, sendo 22 por nocaute.
                                   Ali retornou aos ringues em 1970 e foi no ano seguinte que sofreu o primeiro revés como profissional, ao perder para Joe Frazier por decisão unânime. O pugilista se recuperou na luta seguinte, contra Jimmy Ellis, e emendou mais nove vitórias até cair novamente, desta vez diante de Ken Norton, por decisão. Só que na revanche com o rival, em setembro de 1973, venceu também pela contagem dos pontos.
                                    No ano seguinte, venceu Joe Frazier e ganhou moral para enfrentar George Foreman, no Zaire, naquela que é considerada uma das maiores lutas da história. Ganhou por nocaute no oitavo assalto e embolsou US$ 5 milhões na época. De 1975 a 1977, Foram dez defesas de cinturão sem derrota.
                                      Um novo revés veio em 1978, contra Leon Spinks, mas na revanche ele retomou o cinturão. Fez mais duas lutas ainda na carreira, contra Larry Holmes e Trevor Berbick, e foi derrotado em ambas antes de pendurar as luvas. Longe dos ringues, sua luta passou a ser contra as doenças. Em 1984 foi diagnosticado com Mal de Parkinson. Como diante de adversários mais fortes, soube se esquivar até quando teve fôlego.

                             Quando estive em Atlanta, cobrindo os Jogos Olímpícos de 1996, vi Muhammad Ali pela última vez. Ele acendeu a Pira Olímpica, na Festa de Abertura. Ainda era uma figura impressionante. Sua presença mexia com as pessoas !
Comentário
Afinal, o que é que o Pato quer ?




                Assim como ocorreu no começo do ano, o atacante  Pato disse "não" para uma oferta milionária de um clube da China. A informação foi confirmada por Gilmar Veloz, empresário do atleta. Segundo o ex-presidente do Timão Andrés Sanchez, Pato também não aceitou uma proposta dos Emirados Árabes Unidos - o agente disse desconhecê-la. 

            "Vai vender o Pato como? Ele quer ser vendido? O que você acha? Tem proposta aí para vender. Tem de monte. Teve no começo do ano e agora tem de novo. Ele quer? Não sou eu ou o Corinthians que vendemos alguém. Jogador só sai se quiser. Todo jogador que sai é porque quis. Eu posso até querer, mas depende do atleta", diz Andrés Sanchez, que deixou a superintendência do clube no ano passado mas segue influente no clube. 

                Questionado sobre uma possível troca envolvendo Pato com algum clube brasileiro ou a possibilidade de antecipar o fim do contrato do jogador, Andrés rechaçou. "Você acha que ele quer? Ele quer dinheiro. Quer receber R$ 6 milhões até o fim do ano e ficar livre. Pode vir o Barcelona que ele não vai aceitar. Só que as pessoas não entendem isso e nos criticam", disse. 

                 Emprestado no início do ano ao Chelsea (ING), o atacante não deve permanecer no clube londrino. Assim, voltará a receber o seu salário de R$ 800 mil por mês do Corinthians. "Se eu pudesse, emprestaria ele para o Bragantino. Mas nem isso eu posso fazer. A lei não me permite mandar o jogador para onde quero. Ele faz o que quer" - lamentou Andrés.
   
                O São Paulo, clube que teve Pato até o ano passado por empréstimo, monitora a situação do atleta e tem interesse em recontratá-lo. A prioridade do jogador, entretanto, é seguir na Europa.
COPA AMÉRICA
Acho que os Estados Unidos
 serão os últimos do Grupo A



                Vi o jogo até o fim por força da profissão. Mas acho que a maior parte dos brasileiros apagou a TV ou mudou de canal, ao final do primeiro tempo da partida que abriu a Copa América Centenário, ontem à noite na Califórnia. É muito chato ver a Seleção Norte-Americana jogar. Os colombianos venceram por 2 a 0 mas poderiam ter vencido por muito mais.

                 Zapata, que joga no Milan da Itália,  fez um golaço, o primeiro da competição, logo aos 7 minutos. E James Rodriguez fez de penalti o segundo (foto), ainda no primeiro tempo, aos 42 minutos.  A Colombia foi muito superior.  Cuadrado, craque da Juventus da Itália, continua jogando muito, com suas pedaladas. E James Rodrigues perdeu aquele jeitinho de menino e está muito mais maduro.

                Já os Estados Unidos me parece ter regredido. Nas últimas vezes em que havia visto o time do alemão Klinsmann, 
me parecia mais acertado e melhor qualificado. Ontem, foi um time só esforçado, mas desprovido de qualquer talento. Com esta bola, os americanos serão os últimos do Grupo A. Duvido que ganhem da Costa Rica e do Paraguai. Só se melhorarem muito

COPA AMÉRICA
Uma festa bonita na abertura



      Os norte-americanos fizeram uma bonita festa, durante a cerimônia de abertura da Copa América Centenário, na noite desta sexta-feira, em Santa Clara, Califórnia, onde a banda Magic e o cantor Jason Derulo deram o tom da solenidade. No entanto, a torcida local deixou o Estádio Levis decepcionada com o desempenho da seleção dos Estados Unidos, que perdeu para a Colômbia, por 2 a 0, neste que foi o primeiro jogo da edição que celebra os 100 anos da competição.