Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Este processo não tem mais legitimidade !

       O tal Waldir Maranhão botou fogo no Congresso. Agora sim, virou bagunça, circo puro. Eu não sei se o novo presidente da Câmara tem ou não tem razão. Mas, qualquer que sejam as decisões tomadas daqui para a frente neste processo de impeachment, elas serão ironizadas pelo povo brasileiro. 

       Sintonize na televisão o canal Globo News e veja o que está sendo discutido agora no Senado. E veja se esta gente tem condições de tirar ou colocar alguém na presidência do País. A esta altura, se Dilma cair, metade do Brasil acreditará que houve um "golpe". E se a presidente for mantida no cargo, a outra metade dos brasileiros estará certa de que o PT "comprou"esta decisão. 

     Uma coisa é,certa, este processo não tem mais legitimidade !
    Desta vez, Barbosa
 está "pisando na bola"




                  Sempre respeitado nos meios jurídicos brasileiros, acho que desta vez o ex-presidente do STF Joaquim Barbosa está pisando na bola, ao emitir publicamente um palpite sobre uma decisão que seus ex-companheiros terão que tomar. É claro que a palavra de Barbosa influencia no pensamento dos integrantes do Tribunal.

                 O ex-presidente  afirmou esta tarde, que a 'inesperada decisão' do presidente interino da Câmara Waldir Maranhão (PP-MA) "dificilmente escapará ao crivo do STF" porque "ela aponta vícios jurídicos no rito do processo de impeachment, ou seja, matéria da alçada do Tribunal", disse Barbosa em seu perfil oficial no Twitter. 

             Surpreendido com a polêmica decisão do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) de anular as votações do impeachment na Casa, o ex-ministro afirmou ainda que o Brasil deve estar sendo visto como motivo de "chacota" no exterior. "Sabe o que o mundo inteiro deve estar pensando sobre nós? 'A laughing stock' (motivo de chacotas, na tradução livre), muitos devem estar achando…". 
TENIS
Após Madri, começa Roma
 com boa estréia brasileira


              O Master de Madri terminou ontem, mas o Torneio de Roma já começou hoje, e com boas vitórias do tenis brasileiro. Thomaz Bellucci e Teliana Pereira conseguiram importantes vitórias sobre tenistas bem classificados no ranking

           Após quedas na estreia de sete dos últimos torneios que disputou, Thomaz Bellucci obteve uma vitória que pode ajudá-lo a retomar o caminho de bons resultados. O número 1 do Brasil e 37º do mundo venceu a primeira no Masters 1000 de Roma ao superar o 14º colocado, o francês Gael Monfils por 6/3 e 7/6 (7-2) nesta segunda-feira, após 1h36m de partida.

            Esta é a 31ª vitória em Masters 1000 na carreira de Bellucci. Ele não vencia um top 15 desde que bateu Feliciano López em Viena-2014. Seu adversário na segunda rodada sai do duelo entre Nicolas Mahut e Pablo Cuevas. O brasileiro venceu o único duelo anterior com o francês, enquanto o retrospecto diante do uruguaio está empatado por 2 a 2, com vitórias de Bellucci quadra dura e de Cuevas no saibro.



            E Teliana(foto) também obteve um ótimo resultado.  Aos poucos parece que a sorte da pernambucana  vai mudando na temporada. Depois de começar amargando sucessivas derrotas, a número 1 do Brasil vem reencontrando seu melhor tênis e nesta segunda-feira conquistou a terceira vitória do ano, batendo a alemã Annika Beck na estreia no Premier de Roma, com parciais de 6/4 e 7/6 (8-6).

 Coritiba tem maioria
 na Seleção da Gazeta 


               Após 82 jogos, o Paranaense 2016 terminou. Como é tradição, o jornal Gazeta do Povo, através dos seus jornalistas e colaboradores, montou a Seleção do Campeonato. Ao todo, 14 profissionais participaram da eleição. O Coritiba, vice-campeão estadual, pela sua regularidade no torneio, domina o ‘time ideal’. O campeão Atlético e o Paraná, o melhor da primeira fase, vem na sequência – mas emplacaram o ‘craque’ e o melhor técnico, respectivamente. Entre os times fora da capital, apenas o Toledo teve um jogador lembrado, o lateral Diego Tavares. 


Seleção Paulista não tem jogadores
    do São Paulo e do Palmeiras



               Campeão paulista com a vitória sobre o Audax no último domingo, o Santos dominou a seleção do campeonato divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), nesta segunda-feira, com seis jogadores entre os 11 escolhidos.
                O goleiro Vanderlei, o lateral Zeca, o zagueiro Gustavo Henrique, os meio-campistas Thiago Maia e Lucas Lima e o atacante Gabigol formam o sexteto santista no time ideal, que ainda conta com dois jogadores do Corinthians, dois do Audax e um do Red Bull. Fernando Diniz (foto) foi escolhido como melhor técnico.

              A curiosidade fica pelas ausências de jogadores de Palmeiras e São Paulo. Os palmeirenses acabaram eliminados pelo Santos nas semifinais, enquanto os são-paulinos perderam do Audax nas quartas.

Veja a seleção completa:
Goleiro
Vanderlei (Santos)

Laterais
Fagner (Corinthians)
Zeca (Santos)

Zagueiros
Gustavo Henrique (Santos)
Felipe (Corinthians)

Meio-campistas
Thiago Maia (Santos)
Camacho (Audax)
Tchê Tchê (Audax)
Lucas Lima (Santos)

Atacantes
Gabigol (Santos)
Roger (Red Bull)

Técnico
Fernando Diniz (Audax)

Suspenso o Impeachment !

            Em decisão histórica nesta segunda-feira,  o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), sucessor de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a quem jurou lealdade, derrubou três sessões do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Em nota à imprensa, Maranhão listou seis motivos que o levaram à decisão que alimenta ainda mais a fase tumultuada que vive o Congresso. O afastamento de Dilma seria sacramentado pelo Senado nesta quarta-feira, 11, em votação no plenário.
            A determinação de Maranhão, que no fim de semana, encontrou-se demoradamente com Eduardo Cunha – que teve o mandato parlamentar suspenso pelo Supremo Tribunal Federal (STF) – atende pedido da Advocacia-Geral da União.

DILMA PEDE CAUTELA

A presidente Dilma Rousseff pediu cautela a aliados nesta segunda-feira (9) sobre a decisão do presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que anulou a sessão do impeachment na Casa. No dia 17 de abril, o plenário da Casa votou pela continuidade do processo de afastamento da presidente.
Dilma comentou o ato de Maranhão durante um discurso no Palácio do Planalto, em evento no qual ela assinou a proposta para a criação de cinco novas universidades federais. Apesar de plateia, formada por entidades ligadas à educação que apóiam a presidente, ter comemorado a decisão de Maranhão, Dilma disse que não sabe que consequências terá o ato e ressaltou que o país vive um momento de "manhas e artimanhas".
O Cruzeiro está chegando

                                                                                      foto - Superesportes
                        O Cruzeiro encerrou na manhã desta segunda-feira sua preparação para enfrentar o Londrina nesta terça, às 21h30, no Estádio do Café, em Londrina, pelo jogo de ida da segunda fase da Copa do Brasil. Ainda à espera doanúncio do novo treinador – Ricardo Gomes é o favorito para assumir o cargo –, o clube celeste segue sob comando do interino Geraldo Delamore, que mudou duas peças do time que venceu o Campinense na quinta-feira passada, por 3 a 2, no Mineirão. Em recuperação de uma concussão cerebral, o meia uruguaio De Arrascaeta deu lugar ao argentino Matías Pisano(foto), enquanto Leo, por opção técnica, substituiu o jovem Bruno Viana na zaga. Na Toca da Raposa II, Delamore orientou um treino tático no esquema 4-2-3-1 com ênfase no posicionamento.


                     O time que trabalhou nesta segunda-feira teve Lucas, Leo, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Lucas Romero e Henrique; Elber, Matías Pisano e Allano; Willian. Já os reservas contaram com Bruno Ramires, Bruno Viana, Fabrício Bruno e Marciel; Federico Gino e Ariel Cabral; Bruno Nazário, Alex e Douglas Coutinho; Hugo Ragelli. Fábio e Rafael fizeram atividade específica com o preparador de goleiros Robertinho.

                   Para a viagem a Londrina, o Cruzeiro não terá à disposição o atacante Rafael Silva, artilheiro do time na temporada, com seis gols. Com lombalgia, ele está em tratamento no departamento médico. Já o meia Alisson, em recuperação de edema na coxa direita, realizou corrida leve acompanhado por De Arrascaeta e o atacante Judivan, afastado há quase um ano por causa de lesão no ligamento cruzado do joelho esquerdo. O lateral-direito Mayke, os zagueiros Dedé e Manoel e os meias Marcos Vinícius e Robinho também seguem no DM.

                 Se vencer o Londrina por pelo menos dois gols de diferença, o Cruzeiro eliminará o confronto de volta e avançará à terceira fase. Em caso de triunfo por um gol, empate ou derrota, o segundo jogo entre as equipes ocorrerá na próxima terça-feira, dia 17 de maio, às 21h30, no Mineirão.


Até o Mantega está complicado ?



                A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda-feira mais uma fase da Operação Zelotes, que investiga um suposto esquema de corrupção no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), órgão ligado ao Ministério da Fazenda. Segundo informações do jornal o Estado de São Paulo, nesta etapa, os policiais têm o objetivo de cumprir 30 mandados de busca e apreensão e de condução coercitiva no Distrito Federal, Pernambuco e São Paulo. O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, com aquela "carinha de homem sério", é um dos alvos da ofensiva de hoje e deve ser conduzido para prestar esclarecimentos.   
             De acordo com informações da Folha de São Paulo, os sigilos bancário e fiscal de Mantega foram quebrados ainda no mês passado, após um pedido do Ministério Público (MP) que procurava investigar a extensão do relacionamento do ex-ministro com o empresário Victor Sandri, da empresa Cimento Penha. No Carf, Sandri conseguiu reverter multas de R$ 106 milhões em uma votação.   
             A intenção do MP era verificar se Mantega sofreu influência no momento de nomear membros do Conselho. Na época da quebra dos sigilos, o advogado do ex-ministro disse que a relação com Sandri começou a partir da venda de um terreno que Mantega recebeu do pai como herança. O pagamento foi feito com unidades de um condomínio construído no local.  
RIO 2016
 Nossa Esgrima terá 
reforços estrangeiros



               Já estão definidos os 13 atletas que representarão o Brasil na esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio. Entre os nomes, há uma italiana, um francês e uma húngara que só durante o atual ciclo olímpico mudaram suas nacionalidades esportivas para defenderem o país na Rio-2016. Contando também a espanhola Marta Baeza, serão quatro os "brasileiros de plástico" no time.


             Como dono da casa, o Brasil teve direito a oito convites para a Rio-2016, cabendo à Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) decidir como distribuí-los. Além disso, o país conseguiu cinco vagas a partir do ranking mundial, sendo duas individuais - Renzo Agresta no sabre e Nathalie Moellhausen na espada - e três pela equipe masculina de Florete. De sexta até a domingo, as vagas em aberto foram nominalmente distribuídas ao longo do Torneio Cidade de Curitiba (PR), último válido para o ranking nacional antes da convocação.

         
O fim dos Estaduais 2016




             Não tivemos grandes surpresas na rodada final dos principais Campeonato Estaduais. A rigor mesmo, só a conquista do América Mineiro, que há 15 anos conseguia ser campeão. O Coelho tem um bom time, mas acho que esse título veio muito  mais pelo mau momento Atlético e Cruzeiro. O gol de empate americano (1 a 1) veio aos 38' do segundo tempo.

              Em São Paulo, parece que as coisas estão mudando mesmo. Um "grande" como o Santos agora já faz festa quando ganha de um "pequeno", como o Audax. Achei que faltou maior ambição ao time dirigido por Fernando Diniz. O Audax já me pareceu muito contente com o segundo lugar.

              No Rio, parece que os time se dividem nas conquistas. E o momento agora era do Vasco, que chegou ao título mesmo sem ter uma grande equipe. Foi mais na base da experiência de alguns jogadores, com méritos para o técnico Jorginho. Não sei como é que uma decisão carioca ainda consegue atrair 60 mil pessoas no Maracanã.

               No Rio Grande do Sul, o Inter meteu 3 a 0 no Juventude e chegou ao hexacampeonato com facilidade. Também é outro futebol que não atravessa um momento favorável.

               Nos outros estados, alguns ainda nem iniciaram os seus Estaduais. Vejam um panorama geral: 

ACRE – Finais serão disputadas entre os dias 14 e 21 de maio entre Rio Branco e Atlético-AC.
ALAGOASCRB derrotou CSA neste domingo por 1 a 0 e foi campeão.
AMAPÁEstadual começa no dia 4 de junho.
AMAZONASTorneio será realizado no segundo semestre.
BAHIAVitória foi campeão neste domingo em cima do Bahia.
BRASÍLIALuziânia foi campeão no sábado (7) após superar o Ceilândia.
CEARÁFortaleza venceu Uniclinic por 1 a 0 e ergueu a taça.
ESPÍRITO SANTODesportiva Ferroviária bateu o Espírito Santo no sábado (7) e levou o título.
GOIÁSGoiás venceu Anápolis nos pênaltis e conquistou o título.
MARANHÃOJogo de volta da final do segundo turno, entre Motoclube e Sampaio Corrêa, será no próximo dia 18.
MATO GROSSOLuverdense foi campeão neste domingo depois de bater o Sinop por 1 a 0.
MATO GROSSO DO SUL-Sete de Dourados superou Comercial-MS e foi campeão neste domingo.
PARÁPaysandu venceu o Campeonato Paraense após vencer o São Francisco por 2 a 1 no sábado (7).
PARAÍBASemifinais ainda estão em fase de definição. Campinense e CSP ainda vão jogar para definir o rival do Botafogo-PB na final.
PERNAMBUCO Santa Cruz empatou com o Sport por 0 a 0 neste domingo e se sagrou campeão.
PIAUÍSemifinais ainda estão em definição. River-PI e Parnahyba se enfrentam para definir o rival do Altos na final.
RIO GRANDE DO NORTEABC-RN goleou América-RN neste sábado (7) e foi campeão.
RONDÔNIASegunda rodada do segundo turno terminou neste domingo (8).
RORAIMASegunda rodada do segundo turno terminou neste domingo (8).
SANTA CATARINAChapecoense superou Joinville neste domingo (8) e foi campeã.
SERGIPESergipe venceu Itabaiana neste sábado (7) e conquistou o troféu.
TOCANTINSNona rodada da primeira fase terminou neste sábado (7).