Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 26 de julho de 2014

Argentina vence Brasil no fim

        A Seleção Brasileira perdeu sua invencibilidade no Campeonato Sul-Americano de Basquete Masculino. Agora à noite, lá na Venezuela, o time brasileiro teve o jogo na mão, mas acabou errando muito no final e perdeu para a Argentina, na decisão do Grupo A, por 64 a 59.
         Foi uma partida cheia de alternativas, o que é normal entre as  maiores forças da América do Sul, mesmo as duas estando com suas equipes reservas.   O que não foi normal foi o Brasil fechar o terceiro quarto com 46 a 39 e, nos primeiros três minutos do último quarto, levar três cestas de 3 pontos e permitir a virada para 50 a 48.  Tudo isso em três minutos ? Aí é demais.
         E também não foi nem um pouco normal o talentoso Raulzinho perder a posse de bola faltando 21 segundos e estando um ponto atrás. Pediu pra perder o jogo, não ?  Está certo que as duas seleções já estavam classificadas, mas perder para a Argentina nunca é bom.
          
          Ainda hoje à tarde, o Chile derrotou o Peru, por 85 a 70,  e o Paraguai venceu o Equador por 83 a 73.   Agora à noite, estão jogando Venezuela e UruguaI

Está chegando a hora do Tubarão

   Depois de uma longa espera, por causa da Copa do Mundo, o Londrina Esporte Clube vai finalmente estrear no Campeonato Brasileiro da Série B, enfrentando o Clube Atlético Metropolitano, de Blumenau, amanhã às quatro da tarde no Estádio do Café. Gostei muito do que escreveu o jornalista Thiago Mossini, na edição de ontem da Folha de Londrina, sob o título "LEC precisa entrar no clima de competição".  Acho que esta será mesmo a maior dificuldade do Tubarão, que não joga uma partida oficial desde o dia 8 de de maio.
            Como os catarinenses estrearam em casa e venceram o Boavista-RJ por 3 a 2, o Londrina não pode nem pensar em derrota amanhã, porque o Metrô já abriria 6 pontos de vantagem e esta primeira fase da Série D é um "tiro curto".  Até o empate já será um mau resultado.




 
            Dirigido por Abel Ribeiro, que já trabalhou no Londrina, o Verdão vem com um time bem armado, que deve dar muito trabalho. Mas o experiente 'capitão' Alessandro está lesionado e não tem escalação garantida. A formação mais provável: Dida; Ari, Junior Fell, Elton e Alessandro (Juninho); David, Carlos Alberto, Thiago Silva e Geovani; Tozin e Lauro Cesar.
            No Londrina, a volta de Dirceu (pra mim o melhor jogador do time), deve dar um ganho de qualidade a zaga.  E torço para que Claudio Tencati escale Rone Dias no meio e deixe Celsinho no banco.   O time do Tubarão: Vitor; Lucas Ramon, Dirceu, Silvio e Diego Prates; Diogo Roque, Bidia, Léo Maringá e Rone Dias (Celsinho); Joel e Bruno Batata.
             O mineiro Marcos Vinicius Sá dos Santos apita no Estádio do Café.

 
 

Hamilton pega fogo. Rosberg é pole


         Um incêndio acabou com o favoritismo do piloto inglês Lewis Hamilton para a obtenção da pole pra o GP da Hungria, que será corrido amanhã às 9 horas no circuito de Hungaroring. Logo no começo do treino final, a sua Mercedes pegou fogo, por causa de um vazamento de combustível, obrigando o britânico a abandonar o ensaio. Vai largar em último, ao lado de Pastor Maldonado, que também teve problemas.
      Em compensação, o treino marcou uma grande evolução do campeoníssimo Sebastian Vettel, que quase roubou a pole do seu compatriota Nico Rosberg. Mas o carro da Mercedes acabou prevalecendo e Nico vai largar em primeiro. Em terceiro e quarto, respectivamente, as duas maiores revelações do ano: o finlandês Valtteri Bottas(Williams) e o australiano Daniel Ricciardo (RBR).
         Em quinto lugar vai largar Fernando Alonso, da Ferrari, com o nosso Felipe Massa em sexto.

Uma medalha na madrugada

      Talvez porque eu tenho curtido o esporte por toda a minha vida, de vez em quando ele me premia com a chance de testemunhar momentos importantes. Foi o que mais uma vez aconteceu nesta última madrugada. Já estava me preparando para dormir, mas resolvi dar mais uma volta pelos canais de televisão. Parei no SporTV e fiquei acompanhando as provas de atletismo do Mundial Juvenil  (Sub 19), que está sendo disputado em Eugene, cidade norte-americana do Estado do Oregon.
       Fiquei um bom tempo acompanhando, porque as provas eram de ótimo nível e alguns atletas brasileiros estão participando. E eis que, lá pelas duas da madrugada, a paulista Izabella Rodrigues da Silva me emocionou, ganhando a terceira medalha de ouro do Brasil em toda a história da competição. Ela quebrou três vezes o recorde nacional e venceu a prova de lançamento do disco, com a ótima marca de 58,03m, perante o grande público que lotou o Estádio Hayward Field.

         Dei a sorte de estar assistindo a competição naquele momento, porque a vitória de Izabella não estava sendo esperada, talvez nem por João Paulo, seu treinador. Ela mesmo disse depois, que se preparou para tentar se aproximar dos 57 metros, e que acabou ultrapassando os 58.  Izabella, uma gordinha simpática que também compete no arremesso de peso (foto), vai fazer 19 anos na semana que vem (dia 2 de agosto). Ela deixou a norte-americana Valarie Allman em segundo lugar, com 56,75m e a indiana Navjeet Dhillon em terceiro, com 56,36.
          Até esta madrugada, o Brasil só havia ganho duas medalhas de ouro no Mundial Sub 19. A primeira foi em 1994, em Lisboa, com Clodoaldo Gomes da Silva nos 20km de corrida. E a outra foi ganha em Barcelona 2010, com Thiago Braz no salto com vara. 
 
 
            FUI DORMIR ÀS TRÊS DA MANHÃ, MAS VALEU A PENA.  É MUITO BOM VER O BRASIL GANHAR UMA MEDALHA DE OURO