Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 30 de janeiro de 2016

Coritiba faz 3 gols de pênalti
 e goleia o Cascavel por 4 a 0

 
Foi no mínimo esquisita esta partida de abertura do Campeonato Paranaense, disputada agora há pouco, no Estádio Couto Pereira, na Capital. O Coritiba goleou o Cascavel por 4 a 0, com um detalhe muito especial: os três primeiros gols foram marcados através de cobranças de pênaltis. E por jogadores diferentes: Cleber Gladiador, Juan e Dudu.  Depois, com o jogo totalmente decidido, Cleber ainda voltou a marcar, fixando o placar final. 
 
Achei que o árbitro Nilo Neves de Souza Junior acertou no primeiro pênalti, mas "exagerou" nos outros dois. Entretanto, mesmo sem jogar uma grande partida, o Coritiba foi muito superior e mereceu vencer com folga.
 
Fraquinho o time do Cascavel, que de bom mesmo o tem o goleiro Fernando e o volante Léo Maringá. E no Coxa, o melhor do time é o nosso conhecido João Paulo, que corre por ele e pelos outros. Não acredito que, com Gilson Kleina no comando e esse grupo fraco de jogadores, faça um grande campeonato 
 
 
C  A  R  N  A  V  A  L
              


                       Pra fazer uma boa folia carnavalesca,
                       tem que gostar da alegria


                Eu sempre reclamo aqui no blog, porque Londrina não tem carnaval. Até teve, no passado. Quando eu aqui cheguei, em 1965, era bem animadinha a movimentação carnavalesca na Avenida Paraná. Mas hoje, nem a avenida existe mais. Virou calçadão, que à noite fica lá, jogado às moscas.
 
                Juntamente com alguns amigos, até tentei "inventar" uns blocos pra sair por aí, batendo lata e cantando. Mas em Londrina, a maior parte das pessoas tem vergonha de se fantasiar de palhaço, de índio ou de mulher mesmo. Muitas destas pessoas não tem idéia de como é bom um carnaval de rua, com cada um mostrando o seu lado alegre.



               Nasci e vivi boa parte da minha juventude numa cidade que adora Carnaval. O povo pelotense é animado por natureza. É só ver a torcida do time do Brasil de Pelotas, que faz carnaval em qualquer estádio do País, durante os jogos de futebol.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
                Pois o atual prefeito de Pelotas, com estilo parecido ao do nosso Alexandre Kireeff, recuou diante da crise e anunciou que a cidade não teria carnaval em 2016.  Mas vejam nas fotografias postadas por minha sobrinha Dani Campos, o que aconteceu hoje de manhã pelas ruas centrais de Pelotas. O povo saiu pra rua e caiu no samba.  Esse é o melhor carnaval que existe !

ABERTO DA AUSTRÁLIA
    Bruno Soares é ouro
nas duplas em Melbourne


 
 
 






No embalo da conquista do ATP 250 de Sidney há duas semanas, o britânico Jamie Murray e o brasileiro Bruno Soares chegaram a dar a impressão de que não conseguiriam chegar ao segundo título da nova dupla ao fim da decisão do Aberto da Austrália, nesta manhã de sábado.
 
Mas, após um primeiro set ruim e uma quebra inesperada no décimo game do terceiro, quando dominavam o duelo, o brasileiro e o irmão mais velho de Andy Murray, enfim, puderam levantar o primeiro troféu de um Grand Slam em suas carreiras nas duplas masculinas, derrotando os favoritos Daniel Nestor e Radek Stepanek.
 
Soares e Murray ganharam a final por dois sets a um, com parciais de 2/6, 6/4 e 7/5, num jogo que teve a duração de duas horas e dezenove minutos. Com toda a sua experiência, o canadense Nestor e o tcheco Stepanek não conseguiram evitar a derrota de virada.
 
 
Ninguém está aguentando
 o tal do Ximbinha, hein ?


Durou apenas três meses a parceria entre Thábata Mendes e Ximbinha. A vocalista decidiu largar o projeto do ex-integrante da "Banda Calypso" durante uma reunião na tarde desta sexta-feira, em Belém, capital do Pará. O motivo foi uma discussão entre ela e o guitarrista depois de um show que a banda fez na cidade de Tibau, no Rio Grande do Norte, no último dia 16. 
                                               
Após a apresentação, que teve pouca presença do público, os fãs da cantora se reuniram na frente do camarim e ela quis atender cada um. Ximbinha se irritou com a demora e deixou o local com os músicos. De acordo com uma fonte ligada a Thábata, ela reclamava muito da agressividade de Ximbinha e não aguentava mais ser maltratada por ele.
 
“Tudo o que foi publicado sobre ele é a mais pura verdade. A situação ficou insustentável para ela, que já vinha planejando isso há algum tempo" - comentou um integrante da equipe, citando as acusações de agressão feitas por Joelma, ex-mulher e ex-parceira de trabalho de Ximbinha. “Eles tiveram uma briga horrível no último show. Ele vive bêbado”.
 
  Botafogo já levou susto
antes de começar a jogar



                    No Rio, os alvinegros tomaram um susto ao saberem, nesta sexta-feira, que o Botafogo corria o risco de não disputar o Campeonato Carioca. A aflição durou pouco, porque diretoria conseguiu, por meio de um mandado de garantia junto ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), prorrogar o prazo para a obtenção das certidões negativas, exigidas para a disputa da competição.
 
                    Desta forma,  o Fogão estreia daqui a pouco (às 17horas), contra o Bangu. Wellington Mendonça de Mello apita a partida em São Januário.  Depois de dispensar quase 20 jogadores e contratar apenas cinco, o Glorioso chega ao Carioca como coadjuvante.
Banho de Sangue !




              Como se já não bastassem tantas coisas ruins que tem acontecido por aqui,  pelo menos onze pessoas foram mortas em Londrina e região, nesta última  madrugada.  O banho de sangue parece ter começado com um atentado que baleou e matou o policial Cristiano Luiz Botino, de 33 anos, ocorrido às 20 horas da sexta-feira no Lago Norte, Conjunto Milton Gavetti. E comentou-se que um outro policial também teria sofrido um atentado na Avenida Higienópolis.
 
           Daí em diante, foi só violência na noite da região londrinense. Foram registradas 7 mortes em Londrina, uma em Ibiporã, uma em Arapongas e uma em Cambé, além do policial militar foi morto na zona norte da cidade.   Diversas pessoas ficaram feridas.





 
 
CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                                   " E   M   O   Ç   Õ   E   S "

de: Roberto e Erasmo Carlos        -     com: Roberto Carlos


                         



                                          O jornalista Gil Rocha (foto), companheiro de muitas jornadas e até meu parceiro de quarto em Paris, na Copa de 98, é um 'cara' popular, mas de extremo bom gosto. E sugeriu para a série "Canções que ficam pra sempre" uma das canções mais bonitas e mais importantes da carreira do Rei ROBERTO CARLOS.
   
                                         Assim, aí está no vídeo acima a maravilhosa " E M O Ç Õ E S ".  E quem não gosta desta canção composta pela dupla mais criativa do Brasil na música: ROBERTO CARLOS e ERASMO CARLOS ?




















“Fiz essa canção porque eu queria realizar um dia um show que se chamasse emoções”- explicou Roberto anos depois,  numa coletiva de imprensa acontecida em 2004, na qual ele falou sobre "Emoções".
 
 O plano de Roberto deu certo: o show que ele queria, aconteceu em 1981, E a música ajudou na definição do Rei, que na década de 1980 estabeleceu-se como cantor romântico.  A canção passou a abrir a maioria dos seus shows. E até hoje todos cantam junto com ele esta letra que Erasmo Carlos ajudou a fazer.


                             Emoções


   Quando eu estou aqui eu vivo este momento lindo
      Olhando prá você e as mesmas emoções sentindo
  São tantas já vividas, são momentos que eu não me esqueci
           Detalhes de uma vida, histórias que eu contei aqui



Amigos eu ganhei, saudades eu senti partindo
  E às vezes eu deixei você me ver chorar sorrindo
    Sei tudo que o amor é capaz de me dar
      Eu sei já sofri mas não deixo de amar
         Se chorei ou se sorri
            O importante é que emoções eu vivi



      Mas eu estou aqui vivendo esse momento lindo
          De frente prá você e as emoções se repetindo
             Em paz com a vida e o que ela me traz
                Na fé que me faz otimista demais
                   Se chorei ou se sorri
                     O importante é que emoções eu vivi


 
"EMOÇÕES" aparece em quinto lugar entre as dez canções mais executadas de Roberto Carlos.  Por ordem de execução, estas são as dez: 1º - Jesus Salvador;  2º - Como é grande o meu amor por você, de 1967;  3º - A Volta, gravada em 2004;  4º - Além do Horizonte, de 1975;  5º - Emoções (1980); 6º -  Detalhes, um clássico de 1971;  7º - Arrasta uma cadeira, escrita em 1991 e gravada em 1995 com Chitãozinho & Xororó;  8º - É preciso saber viver, composta em 1969; 9º -  Quando Eu Quero Falar com Deus, escrita na fase religiosa, em 1995; 10º - Nossa Senhora, canção criada em 1993.
 
Pode-se dizer que estas são as 10 campeãs. Entram na conta as execuções em rádios, shows e afins, inclusive por outros cantores. O ranking, elaborado pelo Ecad, cobre o período de agosto de 2001 a fevereiro de 2010.
 
 
Todo mundo sabe tudo sobre Roberto Carlos. Mas não custa recordar alguns dados biográficos do rei, que tem hoje 74 anos de idade.
 
Nascido na cidade de Cachoeiro do Itapemirim,  interior do Espírito Santo, é o quarto e último filho do relojoeiro Robertino Braga e da costureira Laura Moreira Braga. A família morava numa casa modesta no alto de uma ladeira no bairro do Recanto. Roberto tinha o apelido de Zunga. Os demais membros da família eram: Lauro Roberto Braga, Carlos Alberto Braga e Norma Moreira Braga, que Roberto Carlos carinhosamente chamava Norminha.
 
 Aos seis anos de idade, no dia da Festa de São Pedro, padroeiro da cidade de Cachoeiro do Itapemirim, Roberto brincando sobre a linha férrea sofreu fratura em sua perna direita. Socorrido por um agente de viagens da Cruzeiro do Sul e levado por esse ao Rio, teve de amputar a perna até pouco abaixo do joelho. Até hoje ele usa uma prótese.
 
Ainda criança aprendeu a tocar violão e piano, a princípio com sua mãe e, posteriormente, no Conservatório Musical de Cachoeiro de Itapemirim. Apesar de seu sonho de infância de ser arquiteto, dedicou-se à música. O seu ídolo na época era Bob Nelson, um artista brasileiro que se vestia de cowboy e cantava música "country" em português.
 
Incentivado pela mãe, cantou pela primeira vez em um programa infantil na Rádio Cachoeiro, aos nove anos. Apresentou-se cantando o bolero "Amor y más amor". Como prêmio pelo primeiro lugar, recebeu balas. "Eu estava muito nervoso, mas muito contente de cantar no rádio. Ganhei um punhado de balas, que era como o programa premiava as crianças que lá se apresentavam. Foi um dia lindo."  
 
Tornou-se então presença assídua do programa, todos os domingos acreditando no seus sonhos de cantar. Roberto Carlos sempre manteve sua vida pessoal afastada dos holofotes e nunca permitiu a exposição dos filhos. Em seu repertório, Roberto Carlos homenageou seus pais (Lady Laura e Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo) e seus filhos (As Flores do Jardim da Nossa Casa, Quando As Crianças Saírem de Férias e Fim de Semana). E cantou muitos amores !
 
Isto é só um pedacinho de uma vida cheia de vitórias pessoais e profissionais. Não há outro astro da música brasileira tão reconhecido como ele !
 

      
 E Erasmo Carlos também é um dos homens mais conhecidos do Brasil. Mas vão aqui alguns dados importantes: 
 

      Nasceu no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio. Sua mãe saiu da Bahia grávida de um homem que não quis assumir a paternidade. Erasmo só veio a conhecer seu pai aos 23 anos de idade. A convivência desde a infância com Tim Maia, a banda The Sputniks (com Roberto Carlos no grupo) e mais tarde o grupo vocal The Snakes foram fatos que marcaram a formação de Erasmo Carlos.
 
      Erasmo foi apresentado a Roberto por Arlênio Lívio, Roberto precisava da letra da canção Hound Dog, sucesso na voz de Elvis Presley, e Arlênio disse que Erasmo seria a pessoa que certamente possuiria tal letra, pois era um grande fã de Elvis. Mas Roberto descobriu outras afinidades com Erasmo, além de Elvis, ambos gostavam de Bob Nelson, James Dean, Marlon Brando, Marilin Monroe e do Vaco da Gama.
.









 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Linda postagem que achei na página da gaúcha Virgínia Matos, da cidade de Rio Grande, lá no extremo litoral gaúcho. Deve ser uma mulher sensível