Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 18 de julho de 2015

  Londrina 1 a 0
  Foi meio "roubadinho",
 mas o Tubarão mereceu




                                                                                                 foto globo esporte

         O Londrina conseguiu uma importante vitória, nesta noite de sábado, em Juiz de Fora, derrubando o invicto Tupi por 1 a 0, no Estádio "Mário Helênio", incrivelmente parecido com o Estádio do Café. Com a vitória, o Tubarão está novamente embolado com os primeiros do Grupo B desta Série C.

        O time londrinense foi claramente superior e mereceu o triunfo, ainda que ele tenha se concretizado através de um gol irregular. Parte da imprensa considerou o gol legal, mas Rafael Gava estava nitidamente impedido no início da jogada. Foi dele o passe para Quirino marcar com grande facilidade.

      O jogo foi fraco, muito mais por culpa do time mineiro, que mostrou ser muito ruim. Todo atrapalhado o Tupi, durante praticamente todo o jogo. O Londrina poderia até ter feito pelo menos mais um gol. Como sempre, Germano foi o melhor do time.

    Brasil já tem 77 medalhas


         O esporte brasileiro continua lutando para superar o número de medalhas conquistadas no Pan-Americano de 2011,  quando trouxe pra casa 141 (48 de ouro, 35 de prata e 58 de bronze). Me parece possível, porque nesta primeira semana em Toronto, o Brasil já garantiu até aqui um total de 77 medalhas (23 de ouro,  21 de prata e  33 de bronze. Continua em terceiro lugar no Quadro Geral.

          O Canadá até aumentou a sua frente sobre os Estados Unidos, que está em segundo lugar. Os canadenses lideram com 45 ouro, 35 prata e 29 bronze, totalizando 112. E os norte-americanos perdem a liderança nas medalhas de ouro (42). Seu total é maior (119), mas o que determina a liderança são mesmo as douradas. Os ianques têm 36 de prata e 41 de bronze.

       Pela ordem, vem depois Cuba em quarto, Colômbia em quinto, México em sexto e Argentina em sétimo lugar.


 
            O sábado foi marcado pela despedida do velejador brasileiro Robert Scheidt, nosso maior medalhista olímpico, que disputou seu último Pan-Americano. Ele ficou com a medalha de prata da Classe Laser. O Ouro foi ganho pelo guatemalteco Juan Aguero.
 
Morre piloto da Fórmula 1


         Ninguém mais se lembrava do piloto francês Jules Bianchi, que sofreu aquele acidente violento no GP do Japão, em outubro do ano passado. O que todos sabiam é que,depois de dois meses hospitalizado no Japão, ele teve seu quadro clínico estabilizado e havia sido levado para a França, para continuar a esperada recuperação.

           Mas na última madrugada, Jules Bianchi morreu aos 25 anos, em decorrência dos ferimentos sofridos quando a sua    Marussia chocou-se a 150 km/h com um guindaste que removia outro carro acidentado. Ele morreu em Nice, sua cidade natal. Este é o primeiro piloto que morre acidentado na Fórmula 1, desde a morte de Ayrton Senna em 1994 em San Marino.

  A "misteriosa" cirurgia de Pelé




           Achei curioso que somente hoje(sábado) a imprensa tenha noticiado a nova internação de Pelé no Hospital Israelita Albert Einstein, do qual ele está se tornando "freguês", pois lá já esteve várias vezes nos últimos anos.  Desde segunda-feira o "Rei" está internado.

             Desta vez, Pelé passou por uma cirurgia de coluna, realizada na quinta-feira e da qual ele parece estar se recuperando muito bem. O ex-jogador já recuperou a força muscular e a dor está sob controle. É provável até que ele deixe o hospital na segunda-feira.

             Mas a assessoria de imprensa nada confirmou oficialmente. Nem o motivo da internação e muito menos o estado atual de saúde de Pelé. Não gosto de tantos segredos assim.
 Del Nero nem dorme,
com medo de ser preso



         Não tenho gostado muito da movimentação mais recente do pessoal do Bom Senso FC, mas acho que o grupo tem razão em pedir que a CBF eleja um novo presidente. O que Marco Polo Del Nero está fazendo é quase uma confissão de que tem culpa nas coisas erradas que aconteceram nos últimos tempos na entidade.

          O homem nem foi a Copa América,  temendo que a Justiça Norte-Americana aparece lá pelo Chile, para prender mais gente ligada ao futebol. E agora não à Suiça, para a reunião que discutirá o futuro da gestão do futebol mundial. E acho melhor não ir mesmo, porque pelo que tem sido noticiado, é muito provável que ele seja mesmo "engaiolado".

           Mas se ele tem medo, é porque tem culpa. Por que terei medo de ir aqui ou ali, se eu não estiver devendo nada ?  E se Del Nero participou mesmo de coisas erradas, ele tem que entregar o cargo. Porque se a continuar assim, até a "Lava Jato" vai acabar chamando ele pra uma "conversinha".

          Pressionado pela CPI do Romário, e com medo da polícia americana, logo ele terá que se esconder embaixo da cama. Não deve nem estar dormindo de noite, com tanta preocupação. Que hora ruim esse cara foi arrumar para assumir a presidência da CBF. É pior que ser presidente do Bangu do Rio.
    Por falar em Marco Polo Del Nero, já repararam como ele tem grande semelhança física com o nosso Aldivino Generoso ? Mas é só física, é claro.





    George Savalla Gomes, o palhaço "CAREQUINHA", estaria completando 100 anos hoje, se ainda estivesse com a gente.  Sempre gostei de palhaços, mas esse era mesmo muito especial. Um homem que atravessou várias gerações como ídolo do público infantil. E dos adultos também

      CAREQUINHA,  O  PALHAÇO  CANTOR

                      

 
Exatamente há 100 anos atrás, no dia 18 de julho de 1915, nasceu George Savalla Gomes, filho de uma família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do Rio. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro  Gomes. Como se vê, CAREQUINHA literalmente nasceu no circo, porque sua mãe grávida estava fazendo sua performance no trapézio, quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro. Foi uma correria para levá-la ao hospital em tempo. 
 
Mas o que me levou a programar Carequinha neste espaço que homenageia diariamente os músicos, é que ele não foi apenas um palhaço comum. Era um excelente cantor especializado em músicas para a criançada. Meus filhos cresceram vendo Carequinha na TV e cantando com ele.  Oficialmente, Carequinha gravou 62 músicas, algumas já famosas e outras que surgiram na voz dele e ficaram, imortalizadas, como "O BOM MENINO" (aquele que não faz xixi na cama...), canção que escolhemos para o vídeo de abertura desta postagem.
 
Com cinco anos de idade,  Carequinha já estreou como palhaço, numa apresentação na cidade mineira de Carangola. E aos 12 anos, ele já era palhaço oficial do Circo Ocidental, pertencente ao seu padastro.
As pessoas que conviveram com ele por muitos anos, diziam que ele era realmente muito engraçado. "Muitas vezes ele nem precisava fazer nada, mas só com o seu sorriso já encantava multidões e fazia todo mundo rir" - disse Tiago Curva, o palhaço Churumello.
 
O ator Richard Riguetti, que há 38 anos vive o palhaço "Café Pequeno da Silva e Psiu" é um dos fundadores da Eslipa (Escola Livre de Palhaços). Ele costuma dizer que "O Carequinha está para os palhaços assim como Pelé, Romário e Zico estão para os jogadores de futebol. Ele é o nosso exemplo máximo de palhaço brasileiro".
 
Como cantor, ele estreou em 1938, com 23 anos, na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, no programa "Picolino".  E suas canções sempre fizeram sucesso.  O seu "Parabéns, Parabéns ", composto por Altamiro Carrilho/Irany de Oliveira, é inigualável: "Chegou a hora de apagar a velinha/ Vamos cantar aquela musiquinha / Parabéns pra você /  Parabéns pra você /  Pelo seu aniversário..."
Carequinha tinha que cantar em todos os shows, porque a plateia exigia. Ele gravou 26 discos, cantando todas as cantigas de roda que a gente conhece.
 
Carequinha foi também o responsável pela abertura da televisão para os artistas circenses. Foi o primeiro palhaço a ter um programa na TV brasileira, o "Circo Bombril" , que mais tarde passou a se chamar "Circo do Carequinha", programa que comandou por 16 anos na TV Tupi, nas décadas de 1950 e 1960. Houve uma época em que ele fazia programas no Rio (às quintas-feiras), em Curitiba (nos sábados) e em Porto Alegre (nos domingos).
 
Carequinha morava em São Gonçalo (RJ) e sua casa estava localizada próxima ao cemitério local. Ele costuma brincar, dizendo: "Gosto daqui. E além do mais, moro pertinho do cemitério. Quando eu morrer, não vou dar trabalho a ninguém. Vou a pé para lá."
E aos noventa anos, na madrugada de 5 de abril de 2006. Carequinha queixou-se de falta de ar e dores  no peito. Morreu antes  mesmo de receber atendimento médico. Foi enterrado no dia seguinte, lá mesmo no cemitério São Miguel, onde está  sepultada  também a maioria das 400 vítimas do pavoroso incêndio do Gran Circus Norte Americano, em 1961.
Carequinha não foi enterrado com a cara pintada, como desejava. Seu desejo não foi atendido pela família, que permitiu apenas que ele fosse sepultado vestindo uma roupa de palhaço.  E o jornal O Globo publicou em manchete:  "Hoje não tem marmelada" 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Uma das melhores postagens que pintaram esta semana foi esta  feita por meu cunhado Luiz Mário Prando na sua página. Se a moda pega, hein ?