Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Com gol polêmico, Inter venceu

       A vida continua dura para a dupla Grenal neste Campeonato Gaúcho. O Grêmio ontem perdeu de novo em casa (0 a 1 para o Veranópolis) e à noite o Inter só conseguiu derrotar o Caxias (2 a 1) no finalzinho. E o gol da vitória foi polêmico, porque Valdívia cabeceou, a bola quicou no chão e saiu. Mas o árbitro viu que a bola havia ultrapassado a linha fatal e confirmou o gol.
       Claudio Winck (Inter) e Rodrigo Arroz (Caxias) haviam marcado os outros dois gols da partida, que levou o Colorado para 9 pontos, três a frente do Grêmio. O líder Brasil de Pelotas empatou em Novo Hamburgo (0 a 0) e está com 11 pontos. O Ypiranga de Erechim (time do Paulo Baier) é o segundo com 10. É um Gauchão difícil, o deste ano.
      VIRADOURO ABRE DAQUI A POUCO
    O MELHOR DESFILE DO CARNAVAL

  A melhor parte do carnaval brasileiro começa daqui a pouco, no Rio de Janeiro. Na passarela da Marquês de Sapucaí, começa a disputa entre as escolas do grupo Especial do Rio, que é o que mais chama a atenção dos turistas que visitam o nosso País.
     Às 21 horas, a Unidos do Viradouro abre a primeira noite do desfile, com o enredo "Nas veias do Brasil é a Viradouro em um dia de graças". Estarão na pista 3.600 sambistas, com a linda Raissa Machado como rainha de bateria.
        Logo em seguida desfila a Mangueira, com 4 mil componentes. Depois virão a Mocidade (3.800),  a Vila Isabel (3.600),  o Salgueiro (3.800) e a Grande Rio, com seus 3.620 participantes.

         NÃO DÁ PRA PERDER ESTA FESTA
    No samba, o Corinthians
      ganhou do Palmeiras

       Surgiram novas favoritas na briga pelo título, entre as escolas de samba paulistas. A segunda noite de desfiles mostrou pelo menos mais três sérias candidatas: Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre e Vai-Vai.  Acho que a escola campeã vai sair destas três ou de Dragões da Real, Rosas de Ouro e Águia de Ouro, que brilharam na primeira noite.

              Mas no duelo entre Palmeiras e Corinthians, sem dúvida o Timão levou a melhor, embora a Mancha Verde tenha feito um bom desfile. A diferença é grande, o desfile da Gaviões da Fiel foi mais rico. A rainha de bateria Tati Minerato  (foto) foi um show a parte.
               Agora é aguardar o resultado, com apuração na terça-feira,  partir das 16 horas.

    O Adeus a João de Araújo


       Estou voltando agora do Parque das Oliveiras, onde fui me  despedir do amigo João de Araújo, que nos deixou inesperadamente ontem. Preferi o horário de almoço, com menos gente no velório, para poder me concentrar no momento e homenagear o amigo que se foi.
        Pude conversar um pouco com seus dois filhos, falar um pouco do pedaço da vida do João que eu acompanhei. Cumprimentei também a sua esposa e acima de tudo curti o sempre triste adeus a um amigo. Nos últimos nos encontrávamos raramente, mas mantínhamos seguidos contatos, através deste blog e do Facebook. Ele morava no Sul, mas continuava ligado às coisas de Londrina.
         João morreu em Curitiba,  por conta de um infarto fulminante. Morreu dormindo. Já havia sofrido um primeiro infarto, há cerca de 15 anos, mas estava aparentemente bem de saúde e tranquilo. Tinha 71 anos, e seus dois filhos já lhe deram três netos, responsáveis pelo seguimento lógico da família e da vida.

        Pode ir em paz com Deus, amigo João, que tudo vai ficar bem por aqui !
NEY MATOGROSSO
 Talvez o nosso único showman
 
 
 
A opinião não é minha, mas dos críticos especializados e da revista Rolling Stone, que consideram Ney Matogrosso um dos nossos poucos cantores  - senão o único - que pode merecer o título de "showman". Realmente, nenhum outro intérprete do nosso País conseguiu uma performance com a do sul-matogrossense Ney de Souza Pereira, que hoje tem 73 anos. 
 
Desde que apareceu como integrante do grupo "Secos & Molhados", Ney Matogrosso se destacou como um intérprete fantástico. Distinguido por sua rara voz de contratenor, também se sobressaiu por suas performances ao vivo. A ponto de até mudar certos conceitos sobre o comportamento masculino mais apropriado no Brasil. E para a "Rolling Stones",  ele é o trigésimo primeiro maior cantor brasileiro de todos os tempos.
 
Apesar de sua excepcional performance na música "Homem com H", que  causou estupenda repercussão em todo o País e até no Exterior, escolhi para ilustrar esta postagem uma canção de Cazuza e Roberto Frejat. Acho que Ney Matogrosso dá o melhor, cantando "POEMA", que a gente curte aqui.
 




         O "depois" não presta mesmo. Está cheia de razão esta postagem que o bom amigo Celio Abreu fez no Facebook