Grêmio ganha mais um jogo,
mas perde seu maior torcedor !
Foi uma noite de vitória e de derrota para o Grêmio, que venceu o Vitória, lá na Bahia por 3 a l e se aproximou mais do lider Corinthians, que só empatou sem gols com o Avaí, em Florianópolis. Agora, a diferença entre corintianos e gremistas é de apenas 6 pontos.

Mas enquanto o Grêmio ganhava em Salvador, o seu torcedor símbolo Paulo Sant'Ana dava adeus à vida, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. No boletim médico assinado pelo médico intensivista Luis Antonio Nasi , a causa da morte e a lembrança do homem: “Comunicamos o falecimento do paciente Francisco Paulo Sant’Ana, ocorrido às 22h10m desta quarta-feira (19). Ele deu entrada no hospital pela manhã, já em situação bastante debilitada, com quadro clínico de insuficiência respiratória e infecção generalizada. Após 12 horas hospitalizado na UTI, o paciente veio a óbito. Talentoso e inquieto, o jornalista Paulo Sant’Ana viveu com intensidade e conquistou o respeito de gremistas e colorados em todo o Rio Grande. Cronista da vida cotidiana, escreveu marcantes páginas da história do jornalismo gaúcho.”
Nos últimos tempos, Sant`Anna, vivia em uma clínica geriátrica na Zona Sul de Porto Alegre, de onde foi transferido na manhã desta quarta-feira para o Hospital. Formado em Direito, foi inspetor e delegado de polícia, além de vereador do município de Porto Alegre, pela ARENA. Sant’Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant’Ana. Costumava comentar ao vivo em transmissões de jogos importantes do Grêmio, como nas finais da Copa Libertadores da América de 1995 e 2007, na Rádio Gaúcha.
Sant’Ana foi colunista diário do jornal Zero Hora entre 1971 e 2014, além de comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha, onde participava do programa de debates Sala de Redação. Foi o integrante com mais longa trajetória do programa Jornal do Almoço. A partir de dezembro de 2014, passou a escrever uma coluna semanal aos domingos na Zero Hora. O cronista considerava-se viciado em cigarro e foi diagnosticado com um câncer de rinofaringe em função do uso do tabaco.
Até o Internacional, maior rival do Grêmio, ficou triste com a morte de Sant'Ana Em seu site oficial, o Inter lamentou a morte do rival gremista: "O Sport Club Internacional manifesta pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Sant’Ana, aos 78 anos, ocorrido nesta quarta-feira (19/7), em Porto Alegre. Figura marcante da crônica gaúcha, sempre demonstrou respeito ao Clube do Povo, alimentando uma rivalidade saudável no futebol do Rio Grande do Sul. Seus textos e comentários perspicazes, a sua personalidade forte e o humor inteligente farão falta na imprensa. O Internacional se solidariza com a família e os admiradores de Paulo Sant’Ana.
O velório se iniciou para familiares e amigos, às 8h30 da manhã de hoje, na Arena do Grêmio. A partir das 11 horas será aberto aos fãs. O enterro acontece daqui a pouco, às 17 horas, no Cemitério João XXIII .
Um dos maiores gremistas da história, Paulo Sant'Ana será sepultado de frente para o Estádio Olímpico, antiga casa do seu time de coração. O jazigo de número 216213 fica localizado no sexto e último andar do cemitério João XXIII, virado exatamente para o estádio – hoje, esperando pela demolição. E' o que se vê na foto abaixo.
Durante toda sua carreira, Sant'Ana jamais escondeu seu amor pelo Grêmio. Em nota divulgada após a morte do jornalista, o clube lamentou o "falecimento do cronista esportivo e gremista ilustre", considerado "um dos torcedores mais fervorosos do Grêmio, que esteve presente em momentos históricos do clube, como na conquista do primeiro título da Copa Libertadores da América e do Mundial, em 1983".