Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 20 de julho de 2017


    Cultura tem novo ministro !



                  O Palácio do Planalto informou nesta quinta-feira  que o jornalista Sérgio Sá Leitão será o novo ministro da Cultura. Ele foi convidado pelo presidente Michel Temer e aceitou.  

          Leitão vinha atuando como diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e já foi chefe de gabinete do Ministério da Cultura durante a gestão de Gilberto Gil. Leitão também foi secretário municipal de Cultura do Rio de Janeiro. Segundo o Planalto, ainda não foi definida a data da posse do novo ministro.

    
          Ele vai ocupar a cadeira que estava vaga desde 18 de maio, quando o então ministro Roberto Freire, presidente nacional do PPS, pediu demissão após a divulgação da delação dos donos e executivos do grupo J&F. Com base na delação de Joesley Batista, um dos dos donos, a Procuradoria Geral da República denunciou o presidente Michel Temer por corrupção.
        

           Sem Freire, a pasta foi comandada interinamente por João Batista de Andrade até o mês passado. Ele também pediu demissão.
         
    Desde o início do governo Temer, em maio de 2016, a Cultura deixou de ser ministério, recuperou o status e vive um troca-troca de ministros.        

       O primeiro titular da pasta foi Marcelo Calero, que deixou o cargo em novembro, alegando ter sido pressionado pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima a liberar um empreendimento imobiliário na Bahia.    

    
            O Ministério da Cultura era cobiçado por políticos, dentro das negociações em busca de votos no plenário da Câmara para engavetar a denúncia por corrupção passiva contra Temer.         A deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha do ex-deputado Roberto Jefferson, esteve entre os cotados para assumir a pasta, assim como o deputado André Amaral (PMDB-PB).  Na escolha por Leitão, Temer acabou optando por um ministro de perfil técnico para a Cultura.
Santos é o campeão
brasileiro feminino

                                     

               O Santos conquistou seu primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino nesta quinta-feira, na Arena Barueri, ao bater o Corinthians por 1 a 0. As duas equipes rivais protagonizaram mais um grande jogo, diante de um bom público.

 A vantagem de dois gols construída no jogo de ida foi fundamental para a conquista santista. E quando saiu o gol da artilheira do campeonato Sole Jaimes (foto), ainda no primeiro tempo, a situação ficou ainda mais tranquila para as Sereias da Vila. Com a vantagem, o Santos passou a dominar a partida e, apesar de alguns sustos, garantiu a taça!


 O vôlei feminino do Brasil
retorna ganhando em Cuiabá



            A renovada Seleção Brasileira feminina voltou a ser inconstante, mas, desta vez, conseguiu sair com a vitória. Na estreia da etapa de Cuiabá do Grand Prix, o time, que vinha de duas derrotas consecutivas, teve mais trabalho do que o esperado diante da lanterna Bélgica. Ainda assim, as comandadas do técnico José Roberto Guimarães superaram os erros, engrenaram na segunda metade do jogo e, no embalo da torcida, venceram o primeiro compromisso em casa por 3 sets a 0 - parciais de 28/26, 25/19 e 25/20.

                 Com o resultado, o Brasil subiu para o quarto lugar e entrou novamente no grupo das cinco seleções que avançam à Fase Final do Grand Prix. No entanto, a permanência no G-5 ainda depende de outros resultados da rodada, que terá seu complemento na madrugada desta sexta-feira, com partidas das etapas de Bangcoc e Hong Kong.

De novo a mesma história !

Virou, mexeu e um músico aparece morto, não é mesmo?  Pois hoje  Chester Bennington, vocalista da banda Linkin Park, foi encontrado morto em sua casa,  perto de Los Angeles, na Califórnia (EUA), informou a agência Associated Press. Segundo um porta-voz da polícia local, a morte é investigada como suicídio.

Como dizia Ulisses...

             O ex-presidente Lula disse nesta quinta-feira, neste encontro com os jornalistas José Trajano, Antero Greco e Juca Kfouri (foto abaixo), que após a “perseguição” que está sofrendo e diante da situação brasileira, tem “obsessão” por voltar à Presidência. “Agora tenho obsessão de voltar”, afirmou. Lula usou uma citação do ex-deputado Ulysses Guimarães para justificar o desejo de voltar: “A política e afrodisíaca”- disse. “A gente entra para não mais sair. E eu tenho com o que contribuir. Esse país não merece estar passando pelo que está passando.”



Grêmio ganha mais um jogo,
mas perde seu maior torcedor !





                          Foi uma noite de vitória e de derrota para o Grêmio, que venceu o Vitória, lá na Bahia por 3 a l e se aproximou mais do lider Corinthians, que só empatou sem gols com o Avaí, em Florianópolis. Agora, a diferença entre corintianos e gremistas é de apenas 6 pontos.


                           Mas  enquanto o Grêmio ganhava em Salvador, o seu torcedor símbolo Paulo Sant'Ana dava adeus à vida, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. No boletim médico assinado pelo médico intensivista Luis Antonio Nasi , a causa da morte e a lembrança do homem: Comunicamos o falecimento do paciente Francisco Paulo Sant’Ana, ocorrido às 22h10m desta quarta-feira (19). Ele deu entrada no hospital pela manhã, já em situação bastante debilitada, com quadro clínico de insuficiência respiratória e infecção generalizada. Após 12 horas hospitalizado na UTI, o paciente veio a óbito. Talentoso e inquieto, o jornalista Paulo Sant’Ana viveu com intensidade e conquistou o respeito de gremistas e colorados em todo o Rio Grande. Cronista da vida cotidiana, escreveu marcantes páginas da história do jornalismo gaúcho.”




                    Nos últimos tempos, Sant`Anna, vivia em uma clínica geriátrica na Zona Sul de Porto Alegre, de onde foi transferido na manhã desta quarta-feira para o Hospital. Formado em Direito, foi inspetor e delegado de polícia, além de vereador do município de Porto Alegre, pela ARENA. Sant’Ana foi homenageado pela escola de samba Acadêmicos da Orgia, em 1993, com o enredo: O Menestrel da Cultura Popular, Francisco Paulo Sant’Ana. Costumava comentar ao vivo em transmissões de jogos importantes do Grêmio, como nas finais da Copa Libertadores da América de 1995 e 2007, na Rádio Gaúcha.
Sant’Ana foi colunista diário do jornal Zero Hora entre 1971 e 2014, além de comentarista da RBS TV e da Rádio Gaúcha, onde participava do programa de debates Sala de Redação. Foi o integrante com mais longa trajetória do programa Jornal do Almoço. A partir de dezembro de 2014, passou a escrever uma coluna semanal aos domingos na Zero Hora. O cronista considerava-se viciado em cigarro e foi diagnosticado com um câncer de rinofaringe em função do uso do tabaco.
                  Até o Internacional, maior rival do Grêmio, ficou triste com a morte de Sant'Ana  Em seu site oficial, o Inter lamentou a morte do rival gremista:  "O Sport Club Internacional manifesta pesar pelo falecimento do jornalista Paulo Sant’Ana, aos 78 anos, ocorrido nesta quarta-feira (19/7), em Porto Alegre. Figura marcante da crônica gaúcha, sempre demonstrou respeito ao Clube do Povo, alimentando uma rivalidade saudável no futebol do Rio Grande do Sul. Seus textos e comentários perspicazes, a sua personalidade forte e o humor inteligente farão falta na imprensa. O Internacional se solidariza com a família e os admiradores de Paulo Sant’Ana.


         O velório se iniciou para familiares e amigos, às 8h30 da manhã de hoje, na Arena do Grêmio. A partir das 11 horas será aberto aos fãs. O enterro acontece daqui a pouco, às 17 horas, no Cemitério João XXIII .
                 Um dos maiores gremistas da história, Paulo Sant'Ana será sepultado de frente para o Estádio Olímpico, antiga casa do seu time de coração. O jazigo de número 216213 fica localizado no sexto e último andar do cemitério João XXIII, virado exatamente para o estádio – hoje, esperando pela demolição. E' o que se vê na foto abaixo.            

                 Durante toda sua carreira, Sant'Ana jamais escondeu seu amor pelo Grêmio. Em nota divulgada após a morte do jornalista, o clube lamentou o "falecimento do cronista esportivo e gremista ilustre", considerado "um dos torcedores mais fervorosos do Grêmio, que esteve presente em momentos históricos do clube, como na conquista do primeiro título da Copa Libertadores da América e do Mundial, em 1983".