Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 14 de junho de 2014

O melhor jogo, até aqui ?


        Pelo menos até aqui, foi o melhor jogo do sábado. Muito bom.  A Itália ganhou por 2 a 1 e merecia mesmo vencer. Os ingleses cometeram um erro primário: deixaram o Pirlo (foto) a vontade em todo o primeiro tempo. Que infantilidade. Ele comandou todo o jogo e teve participação de luxo no primeiro gol, com uma deixada sensacional para Marchisio chutar e marcar 1 a 0.
        Mas a Inglaterra respondeu com bravura e empatou três minutos depois, quando Wayne Rooney deixou Sturridge na cara do gol:  1 a 1. A emoção foi tanta que um auxiliar técnico se machucou no banco, nas comemorações.
          Com calor de 31° e com 60% de umidade, o juiz teve que parar o jogo, aos 37 minutos do primeiro tempo. Antes que morresse alguém.
                                        
           Mas o jogo continuou muito bom no segundo tempo. E logo aos 5 minutos Balotelli de cabeça fez 2 a 1(foto).  Os ingleses não poderiam ter sofrido esse gol. Começaram a mostrar cansaço e os italianos ficaram mais tranquilos, garantindo a vitória. É preciso salientar, no entanto, que os britânicos lutaram até o último segundo. Foi mesmo o melhor futebol destes três primeiros dias de Copa.

Mais vaias para a presidente

     Parece que a presidente Dilma vai ganhar do centroavante Diego Costa, na enquete pra ver quem recebe mais vaias nesta Copa do Mundo.  Hoje, "sobrou" de novo para a presidente, durante o jogo Colômbia 3 x Grécia 0, no Mineirão.
      Dilma é mineira, mas seu rival político Aécio Neves também é.  Belo Horizonte é o  principal reduto político do neto de Tancredo Neves. E a maioria das pessoas de lá deve votar nele para presidente.
       Criticar e vaiar eu aceito. Mas o coro que a torcida anda fazendo, e que foi ouvido mais uma vez, hoje em BH, merece todo o meu repúdio. Eles gritaram de novo: "Ei, Dilma vai tomar..."  Coisa de gente ignorante. Antes de ser a presidente, Dilma é uma senhora. E como tal tem que ser respeitada.
       
         CADA POVO TEM O PRESIDENTE QUE MERECE

Vem aí um grande clássico europeu

 
         Está chegando aí, em menos de meia hora, mais um grande jogo desta Copa do Mundo, Desta vez, um grande clássico europeu: Inglaterra x Itália.  Certamente vai sair fumaça. Estamos com 31° em Manaus.
            O estádio está cheio e, agora há pouco, os técnicos Roy Hodgson (Inglaterra) e Cesare Prandelli (Itália) trocaram abraços em pleno gramado da Arena da Amazônia, como mostra a foto.

"Pintou" a primeira zebra



     Eu "cantei a pedra" no intervalo, que o jogo estava muito difícil para o Uruguai e que  a Costa Rica tinha Campbell (foto), um ótimo centroavante. E não deu outra. A vitória parcial dos uruguaios (1 a 0) se desmanchou rapidamente no segundo tempo. Em apenas três minutos, os costa-riquenhos viraram o placar para 2 a 1 e tomaram conta da partida. Com Campbell e Bolaños ( o homem das bolas paradas) sobrando em campo, o time da América Central ainda sacramentou a histórica vitória, com um gol de Ureña, quase no fim, chegando aos 3 a 1, resultado final.
       O Uruguai morreu na partida. Não teve força nem talento para sair da derrota inesperada. E provavelmente se complicou definitivamente nesta Copa. Também pudera, num grupo que tem três ex-campeões mundiais, a primeira seleção a ganhar foi a mais inexperiente, a Costa Rica, de pouca tradição no futebol.  E os uruguaios ainda terão que enfrentar Inglaterra e Itália, que estreiam daqui a pouco.
         Neste jogo em Fortaleza, Campbell, Duarte e Ureña marcaram para Costa Rica, enquanto Cavani (de pênalti) fez o gol do Uruguai, que ainda teve Maxi Pereira expulso. Ele perdeu a cabeça e deu um pontapé em Campbell.

Uruguai pega "pedreira"



       A Seleção Uruguaia está pegando uma "pedreira" na sua estréia na Copa. No lindo Castelão, em Fortaleza, está ganhando com um gol de pênalti, marcado por Cavani (foto).  E o pênalti foi meio cavado pelo zagueiro Lugano.  A Costa Rica está surpreendendo e mostrando um jovem centro avante de 21 anos (Joel Campbell) que dá muito trabalho para a defesa uruguaia.
         Diego Forlán  já não é mais aquele jogador que foi o melhor da Copa de 2010. O segundo tempo certamente será difícil.

Sul-americanos cem por cento

 
         A Colômbia derrotou a Grécia por 3 a 0, agora há pouco no Mineirão, mantendo o futebol sul-americano com 100% de aproveitamento na Copa do Mundo. Vitória amplamente merecida dos colombianos, que mostraram dois talentosos jogadores, os meias James Rodriguez (de apenas 22 anos) e Juan Cuadrado. Os dois controlaram o setor de meio-campo e empurraram a equipe para a vitória.
 
         Calcula-se que haviam 50 mil colombianos no estádio.  A Colômbia jogou "em casa" e soube usar o apoio que veio das arquibancadas. Fez 1 a 0 logo aos 6 minutos, através de Pablo Armero, ex-jogador do Palmeiras.  E definiu as coisas na fase final, com Gutierrez (foto) marcando o segundo, aos 12', e o craque James Rodriguez fechando o marcador, já nos acréscimos.
            A Grécia correu atrás o tempo inteiro. Não tem chance de conseguir alguma coisa neste Mundial.  Mas a Colômbia, que está retornando à Copa depois de 16 anos, mostrou que tem condições de pretender alguma coisa.

Colômbia veio forte

        A Colômbia está vencendo a Grécia por 1 a 0, ao final do primeiro tempo, no Mineirão.  O gol foi marcado pelo ex-palmeirense Pablo Armero (foto).   Os colombianos vieram pra Copa  com um time  forte, mas o jogo ainda não está definido.  Os gregos apertaram no finalzinho.  Vamos ver se os sul-americanos confirmam a vitória na fase final.


    Falta apenas meia hora para a bola rolar no Mineirão. Foi uma manhã agitada, com os "marginais  de plantão" tentando bagunçar Belo Horizonte. Houve confronto e prisões. "Cadeia pra esses vagabundos".
       Mas os colombianos invadiram e coloriram o estádio. Colômbia e Grécia abrem o Gruo C da Copa do Mundo.