Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Flamengo só empata com Olaria

               A motivação provocada pela presença de Matheus (filho do tetracampeão Bebeto) como profissional, não foi suficiente para levar o Flamengo a uma vitória sobre o Olaria, agora à tarde no Engenhão (foto). O jogo terminou sem gols. O Mengo jogou com os reservas e um monte de juniores que estão subindo. 
               Jaime de Almeida comandou o Flamengo no jogo de hoje, mas já é dada como certa contratação de Joel  Santana para substituir o demitido Vanderley Luxemburgo.

Nike investe no Coxa e no Inter

              A Nike está entrando em novos clubes vencedores do Brasil. Fechou contratos com Coritiba, Internacional, Santos e Bahia. Muitas novidades vem por aí, especialmente em termos de uniformes. É a grande jogada, pois o clube lança uma camisa nova e logo a torcida começa a comprar para andar na moda.
              A nova camisa do Coxa está sendo lançada agora à noite, no Joquei Clube Brasileiro, lá no Rio. Ela é  toda branca, apenas com as duas faixas horizontais verdes, e resgata a tradicional gola polo fina, também na cor branca. Chega ao mercado por R$ 179,90.
            Já a camisa nova do Inter mantem a base em vermelho, apenas com gola "V" e duas faixas um pouco mais largas nas mangas, em branco. Na parte interna da gola, estão o escudo do Inter e a bandeira do Rio Grande do Sul.  E a parte mais larga das mangas pode ser dobrada, exibindo os dizeres "Campeão de Tudo".  A estréia do novo uniforme ocorrerá na primeira partida da Fase de Grupos da Libertadores, quinta-feira que vem no Beira Rio, contra o Juan Aurich. O contrato com a Nike é de quatro anos, com a previsão de um lucro de R$ 60 milhões para o Inter.

Força não adianta. Vai com jeito

              Emissoras de rádio e jornais da cidade me informam que o sr. Sergio Malucelli (o dono da SM Esportes)está tentando resolver os problemas técnicos do time do Londrina com bronca pra cima dos jogadores, jovens na sua maioria. Agora sim é que o caldo vai entornar de vez. Não é com força que se faz futebol, mas com muito jeito, especialmente quando se está lidando com atletas jovens e sem maior experiência. Tirar a faixa de 'capitão' do bom lateral Ayrton ? Isso vai ajudar a equipe a melhorar ?
               Já escrevi aqui que, mesmo sem conhecer pessoalmente o sr. Sergio Malucelli,  já pude perceber que se trata de um homem autóritário, as vezes até arrogante. São muitas as passagens dele que me foram contadas por profissionais que trabalharam  na SM Esportes. Parece que todos têm medo dele. Só que entre Londrina e Iraty existe uma diferença enorme.  Coisas que talvez sejam aceitas por lá, aqui não são admitidas.
                Repito: futebol se faz com jeito. E sempre tem um jeito de tentar fazer as coisas melhorarem. Como o adversário do Tubarão neste sábado será o Iraty, que também é controlado pela SM Esportes, não acho tão difícil assim conseguir uma vitória no "Emilio Gomes". Afinal, se o Iraty já perdeu de todo mundo, será que vai querer ganhar do "irmãozinho" ?
                Já tem muita gente comentando que a SM Esportes parece não entender muito de futebol. Ela tem dois times disputando o Campeonato Paranaense, e em oito jogos só ganhou um. Os dois times estão lá embaixo e já sem chances de brigar pelo título do primeiro turno. Vai ver que tem muita força e pouco jeito.

Notícia triste

          Hamilton Nassif acaba de me informar o falecimento da Sra. Irene Secco, ocorrido agora há pouco. Dona Irene era esposa do ex-presidente do Londrina Ézio Secco e mãe do Victor Hugo Secco, genro do Hamilton. A toda a família, deixo aqui o meu abraço e a minha tristeza. Dona Irene era companheira da minha esposa Ana Lúcia, no grupo de Intercessoras da Igreja Coração de Maria.
                     A FOTO DO DIA                                                                                        

    Debaixo de muita neve, os pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa  comandaram hoje a apresentação da nova Ferrari. O F2012 seguiu a tendência apresentada pela Caterham e também mostrou um carro com um degrau antes do bico e uma entrada de ar adicional na tampa do motor.
    "Isso é a descontinuidade que queríamos. O carro é sem precedentes e esperamos que funcione" - disse o chefe da Ferrari, Stefano Domenicali. Massa e Alonso também se mostraram entusiasmados com as mudanças.

Em cinco horas, dezessete homicídios

             O saldo proporcionado pela greve da Polícia Militar na Bahia é estarrecedor: da uma às seis horas da manhã, nada menos do que 17 pessoas foram mortas na zona metropolitana de Salvador. Fora os arrastões e saques nas lojas da capital baiana, como mostra a foto.  Um verdadeiro caos.
              Depois que os policiais decretaram agreve por tempo indeterminado, a bandidagem tomou conta do pedaço e saiu pelas ruas, agredindo, quebrando e saqueando. Vejam abaixo a primeira página do jornal "Correio", que critica as forças policiais.
        O governo baiano pediu socorro e 2 mil soldados do Exército e 650 integrantes da Força Nacional de Segurança estão chegando para tomar conta de Salvador até que o problema da greve seja eliminado. A Aspra, uma associação que não é plenamente reconhecida,  está comandando o movimento de greve.  Os homens do Exército vão se espalhar por outras cidades baianas que também começam a ser atacadas por marginais de toda a espécie. A coisa tá feia la na Boa Terra. Imaginem se não fosse "Boa".

Ô, ô, ô, Jairo Gomes chegou

           Me deixa muito contente a inclusão do companheiro Jairo Gomes no rol dos nossos seguidores. Seja muito bem vindo, Jaigom. Continuamos tabelando. Nem sei há quantos anos venho trabalhando com o Jairo, na Folha de Londrina, na Paiquerê,  na Brasil Sul e pela vida afora. Um grande noticiarista, jornalista formado, e um ótimo amigo. Sobretudo, um cara sério. Venha Jairão.

Voltaram os craques. Mas o futebol não voltou

              Finalmente acabaram-se as férias dos jogadores dos Santos. Já estava mais do que na hora. Os astros Neimar, Ganso e Borges voltaram a jogar ontem à noite, contra o modesto Oeste de Itápolis mas, ao que parece, continuam assustados com aquela goleada sofrida ante o Barcelona, pois não mostraram nada. O Peixe acabou empatando por 1 a 1. E estava perdendo até os 26 minutos do segundo tempo. Foi por pouco.
             Mas não foi só o Santos que se enroscou na rodada de ontem pelo Paulistão. O São Paulo, que estava com 100% de aproveitamento, tambem empatou de 1 a 1, com o Guarani, de Campinas, em pleno Morumbi. A desculpa é a ausencia de Rogério Ceni e Luis Fabiano, mas me parece que é o time todo que começa a mostrar defeitos. Não sei porque o Leão não bota logo o Jadson na equipe. É só tropeçar mais uma vez e a torcida já vai começar a pressionar. Te cuida, Leão.

Mais uma do "Gladiador"

            Eu queria todos os fãs do Kleber Gladiador tivessem assistido a cobrança de penalti que ele fez ontem à noite, na magra vitória do Grêmio sobre o São Luiz de Ijuí, no Estádio Olímpico, por 1 a 0. O jogo estava difícil (0 a 0)e aí pintou o penalti (que por sinal não foi penalti). Kleber praticamente caminhou para a bola, fez pose e soltou um chutinho ridículo, no canto esquerdo. É claro que o goleiro pegou.
    Coitada da torcida gremista. Se livra de Douglas, mas tem que aguentar Kleber          

             Depois, o boliviano Moreno (que ontem jogou bem) fez um passe muito bonito e deixou o Gladiador na cara do goleiro. E aí ele fez o gol. Kleber tem é muita sorte, porque se o Moreno não cria aquele lance, o jogo terminaria empatado e a culpa seria dele, que perdeu o penalti. Com o gol, metade da torcida já perdoou o ex-palmeirense, que vai enganar mais um pouco. Mas seu futebol está curtinho. Não é a toa que ele nunca é chamado para a Seleção Brasileira.
              Mas pelo menos o Grêmio já se livrou de Douglas, comprado pelo Corinthians num negócio de dois milhões que deve ser oficializado hoje. Menos um "bonde" no Olímpico. Azar do Timão.