Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Caio Jr. contratado. Vou sofrer mais um ano

              Já vi que vou sofrer mais um ano. Caio Junior foi apresentado oficialmente hoje como novo técnico do Grêmio. Um cara boa praça, paranaense de Cascavel e até um estudioso do futebol. Tudo bem, mas não é um técnico ganhador. Foi treinador do Paraná, do Cianorte, do Londrina, do Gama, do Palmeiras, do Goiás, do Flamengo e do Botafogo.  Teve bons momentos, mas não foi campeão em nenhum deles. Por que é que eu devo acreditar que no meu Grêmio vai dar certo ? Contrata o Felipão que dá certo.
              Caio já chegou todo emocionado, porque jogou no Grêmio, foi campeão e artilheiro. Ele gosta do clube. Só que as coisas mudaram desde o seu tempo de jogador. Acho que Luis Carlos Saroli, o Caio Junior é bonzinho demais para ser técnico. Especialmente num time que tem Douglas e Kleber Gladiador no elenco. E o contrato é por um longo ano. Seja o que Deus quiser.             

As novas metas do campeão brasileiro

              Depois da conquista do título brasileiro, o Corinthians começa a planejar o 2012 que está chegando. Já se sabe que o principal objetivo é a vitória na Copa Libertadores da América, um velho sonho alvi-negro. Mas, para chegar até lá, o Timão terá que vencer outras etapas. As eleições de fevereiro serão decisivas nos planos, mas antes delas (não dá para esperar), o Corinthians terá que contratar um treinador. O brasileiro é sempre movido pela emoção do momento e, hoje, Tite é o maior técnico do mundo. É muito provável que ele renove seu contrato.
               Particularmente, não acho que seja uma boa para o Corinthians. Tite ganhou o título, mas mostrou insegurança e medo, inclusive no jogo final com o Palmeiras. Não sei se ele conseguirá uma sequência de vitórias no clube. Tenho sérias dúvidas.
                Contratado o treinador, o Timão partirá para a contratação de reforços. Porque, convenhamos, apesar da vitória no Brasileirão, o time corinthiano não é tão bom assim. Não dá para pensar em título da Libertadores se não vierem pelo menos mais um três ou quatro jogadores de nível alto, tipo Tevez, Montillo, etc.  Com Felipe (do Bragantino) e Vitor Junior (Atlético Goianense), já confirmados, não melhora muita coisa não.
                  Mas a vida não vai parar. Festa só até o dia 4 de janeiro, quando recomeçam os trabalhos dos jogadores. Já tem até um jogo agendado com o Flamengo, possivelmente aqui em Londrina, onde o rubro-negro estará fazendo pré-temporada. Mas o Corinthians quer realizar também o "jogo da faixas", que pode ser contra a Portuguesa (campeã da Série B) no Pacaembu.

Palmeiras é o campeão da Mulherada

              O Palmeiras foi mal entre os homens que brigaram pelo título do Campeonato Brasileiro. Mas entre as mulheres, o Verdão acabou se dando bem. Sua representante, Tassiana Dunamis, 24 anos, 1m69, conseguiu 84 mil votos na última rodada e venceu o concurso Gatas do Brasileiro 2011, promovido pela UOL. Ela estava no bloco intermediário, mas no final do concurso reagiu e passou a frente. Como "tacada" final, ela prometeu sortear uma calcinha entre seus eleitores e mais uma camisa autografada pelos jogadores palmeirenses. Não deu outra, faturou o título

Bonsucesso volta depois de 18 anos

                       O desfecho das disputas da Segunda Divisão Carioca está sendo marcado por grande emoção.  Falta uma rodada, mas os dois clubes que vão para a Divisão Principal já foram conhecidos no último sábado. Sobem Bonsucesso e Frigurguense, que vão tentar o título da Segundona no próximo final de semana. O Bonsucesso será o campeão se derrotar o Quissamã, na casa do adversário. Já o Frigurguense joga em casa, com o Serra Macaense, e como está um ponto atrás, precisa ganhar e torcer por um tropeço do time rubro-anil.
                        Desde 1993 o "Bonsuça" não disputa a Primeira Divisão. Volta agora, 18 anos depois, e já pega o Flamengo, dia 22 de janeiro, revivendo um tradicional confronto do passado. No seu estádio, o "Teixeira de Castro", cabem 10 mil torcedores. O "Leão da Leopoldina" foi vice-campeão carioca em 1924, perdendo de 1 a 0 para o Vasco na decisão.
                       Me lembro perfeitamente de acompanhar pelo rádio a grande campanha que o Bonsucesso fez em 1956. O velho Gentil Cardoso assumiu a direção técnica e montou um time com muitos jogadores que brilharam depois em clubes grandes. A escalação era Julião; Bibi e Gonçalo; Décio, Pacheco e Paulo; Milton, Geraldo, Walter Prado, Jair Francisco e Nilo.
                         Em 1968, chegou em quarto lugar no Campeonato Carioca, com o Vasco em quinto, e tirou o título do Flamengo, ganhando por 2 a 0 no Maracanã. O Botafogo acabou sendo o campeão.
                         Já o Friburguense estava na Elite até 2010, quando foi rebaixado. Poucos acreditavam que o time se recuperasse tão rapidamente, porque em janeiro último Friburgo e toda a região serrana do Rio foram afetadas pela tragédia que matou 900 pessoas.
                          O meia Frazão, por exemplo, sofreu na carne a tragédia. Perdeu a sogra e vários amigos vizinhos, num deslizamento de terra. Mas o Frigurguense voltou e no dia 22 de janeiro próximo já estará enfrentando o Fluminense , na rodada de abertura do Carioca 2012.

De sargento para tenente-coronel

             Está certo que o filipino Manny Pacquiao vem sendo considerado o melhor pugilista dos últimos anos. Campeão mundial dos meio-médios, ele derrota quem aparece no seu caminho. Mas a presidência das Filipinas exagerou ao promovê-lo de sargento para tenente-coronel das Forças Armadas. Até o povo, que adora Pacquiao, deu risadas quando a promoção foi anunciada.
              Aos 32 anos, Manny Pacquiao passa grande parte do ano treinando nos Estados Unidos, mas agora ele vai comandar um batalhão especializado em catástrofes naturais. Apesar de se tratar de um ídolo nacional, alguns membros das Forças Armadas consideraram a promoção apenas um privilégio. Porém, Pacquiao garantiu que levará a sério o seu novo cargo. Há cinco anos ele ocupava o cargo de sargento do Exército.
               Depois de uma vitória discutida sobre o mexicano Juan Manuel Marquez, Manny Pacquiao está se preparando para enfrentar o norte-americano Floyd Mayweather, em luta prevista para março próximo.

Um time de sem-vergonhas

              Se eu fosse o presidente Kalil, nem pensava duas vezes. Mandava todo o time do Atlético Mineiro embora,  depois da goleada de 6 a 1 sofrida diante do maior rival. Um time pode estar num dia ruim  e perder uma partida. Mas apanhar de seis num clássico que o Brasil inteiro acompanhava, aí já é demais. O Galo tem um bando de sem-vergonhas vestindo a sua camisa. Não dá para aguentar um negócio desses. Nem Rever e Daniel Carvalho, que fizeram um bom campeonato, escapariam da minha faxina geral.
               É claro que ninguém vai imaginar que os dois clubes pudessem ter se acertado para salvar o Cruzeiro do rebaixamento. Foi mesmo falta de vergonha dos jogadores. Depois das boas partidas que o time andou fazendo para também fugir da degola, não é possível que ele jogue do jeito que jogou ontem.
                Mas é bom que se diga: faz tempo que o futebol mineiro vem pagando um mico atrás do outro. Não tem um time que presta em Belo Horizonte, no momento.

No Uruguai também teve decisão

              No,  futebol uruguaio, que está em alta na America do Sul, ontem também foi dia de decisão. O Nacional ganhou por 1 a 0 do Liverpool e conquistou o título do Apertura do Campeonato Uruguaio. O Estádio Centenário estava lotado, e o experiente Recoba decidiu, marcando o gol do título.  Peñarol  e Danubio vieram a seguir na classificação.
                O ex-meia argentino Marcelo Gallardo começou bem a sua carreira de treinador, levando o Tricolor ao título e garantindo vaga na Libertadores da América 2012. A festa dos jogadores e torcedores foi grande no final do jogo, no estádio e em toda Montevidéu.

A minha Seleção do Brasileirão

              A CBF realiza a sua festa anual, hoje à noite, e anuncia os melhores do Campeonato Brasileiro. Certamente será mais uma festa cheia de "médias", tentando agradar a todo mundo. Garanto que eles vão arranjar um jeito de colocar alguém do São Paulo entre os melhores, apesar da péssima campanha do Tricolor.
               Pois eu vou me antecipar e apontar aqui os "meus melhores" do campeonato. Não se trata de apontar os melhores jogadores do País. Refere-se apenas aos que jogaram melhor no Brasileirão. Por exemplo: não acho que o zagueiro Dedé seja tudo isso que os cariocas falam. Mas não posso deixá-lo de fora,  porque no Brasileirão que terminou ontem ele foi o melhor zagueiro.
                Vamos lá então para a minha Seleção:  Julio Cesar (Corinthians); Nei (Inter), Dedé (Vasco), Rever (Atlético Mineiro) e Juninho (Figueirense); Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians) e Montillo (Cruzeiro); Neymar (Santos), Leandro Damião (Inter) e Ronaldinho Gaúcho (Flamengo). O melhor treinador do Campeonato foi indiscutivelmente o Jorginho, do Figueirense.

A FOTO DO DIA


             Abrimos a segunda-feira com a "Foto do Dia", que é sem dúvida a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua esposa dona Marisa Letícia comemorando o título conquistado pelo Corinthians. Lula dividiu o domingo com tristeza pela morte de Sócrates e alegria por ver o Timão campeão.
             Eis a mensagem que ele mandou aos corinthianos: "Parabéns a toda a grande nação corinthiana - jogadores, comissão técnica, dirigentes e torcedores - pela conquista do Campeonato Brasileiro de 2011.
              O espírito de superação e comprometimento que tiveram ao longo de toda a competição são a prova de que vocês são merecedores do título.
               Esse título também é uma homenagem ao Dr.Sócrates. Ele fará muita falta.
               A contribuição de Sócrates para o futebol brasileiro e para o Corinthians jamais será esquecida."
                                                   ass.- Luiz Inácio Lula da Silva