Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

  Até o tal de Jérôme Valcke, que pregou tanta coisa aqui no Brasil, antes e durante a Copa do Mundo,  está com o nome complicado na Justiça dos Estados Unidos.  É que tenho escrito aqui: muita pouca gente ligada ao futebol vai escapar, se esta operação for fundo mesmo.

Desta vez, Pelé está na contramão

      Gosto do Pelé e até me irrito quando muitas pessoas falam mal dele, dizendo que "ele só diz bobagens" e outras coisas do tipo. Mas desta vez, acho que o "rei" está pisando mesmo na bola. Não me agrada ver Pelé apoiando Joseph Blatter.

 
       O maior jogador de futebol de todos os tempos, está em Cuba (foto) para assistir o amistoso de amanhã, entre a Seleção Cubana e o Comos, que foi o time de Pelé quando ele atuou nos Estados Unidos.  E ontem, em meio as habituais entrevistas, Pelé falou sobre os escândalos e a recente eleição da Fifa: "acho que a permanência de Blatter na Fifa é importante, porque é melhor ter gente experiente no cargo, num momento como este"- disse o "Rei". 

As novidades do Campeonato Paranaense


       PSTC e Toledo serão os substitutos de Nacional de Rolândia e Prudentópolis, rebaixados no último Campeonato Paranaense. As vagas ficaram definidas no domingo, nas semifinais da Divisão de Acesso, por sinal cheia de emoções.

        Depois de tantos anos formando jogadores e só disputando as divisões intermediárias, o Paraná Soccer Technical Center (PSTC) finalmente vai subir para a elite paranaense. Nem sei se devo comemorar o fato. Em primeiro lugar, porque o PSTC virou um "time cigano" que deixou Londrina e joga a cada dia num lugar. Ontem mesmo, decidiu a sua vaga em Sertanópolis, mas o que se comenta é que mandará seus jogos na Série A do ano que vem em Cornélio Procópio. Já vem sendo chamado  inclusive de PSTC Procopense.

        Será que Cornélio Procópio terá tesão de empurrar um time não tão identificado com a cidade, num Campeonato Paranaense, depois de 21 de ausência da competição ?  E será que o presidente do clube, Mario Iramina, está mesmo disposto a bancar o alto custo do campeonato ?

         Por outro lado, lamento que o Paranavaí tenha deixado escapar em pleno Estádio Natal Francisco a sua oportunidade de voltar à Primeira Divisão. O ACP já foi até campeão estadual, e seria um bom representante do Norte Paraná.

A CARA NOVA DA FOLHA
 NO ESPORTE DA 2ªFEIRA


      O visual ainda não está lá essas coisas, talvez porque a ausência de publicidade deixe as páginas meio vazias. Mas gostei do "De Primeira", novo suplemento esportivo da Folha de Londrina para as segundas-feiras. Me fez recordar a nossa velha "Folha Esportiva", tão apreciada por todos no passado.

                                              

                Mudam os jogadores, mas o ataque do Londrina nunca produz, nunca faz gols. Quando é que vão se dar conta de que a culpa pode NÃO ser de quem joga ?
  Podem esperar que também vai
     "sobrar" para Marco Polo Del Nero



                  A falsidade corre solta entre a maioria dos dirigentes do futebol. O atual presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, é a própria imagem do "traíra".  Ele era "unha e carne" com o chefe anterior, José Maria Marin, e é claro que sabia de tudo que vinha sendo feito com o dinheiro do futebol.  Mas agora, que botaram Marin na cadeia, diz a toda hora que não pode responder pelo que foi feito pela administração anterior e garante: "Não sei de nada, não tenho nada com isso".

                  Só que, há pouco mais de um mês, Del Nero referendou as contas de Marin. E mais, segundo levantou a Folha de São Paulo, Del Nero participou da negociação e do fechamento de pelo menos 10 dos 13 contratos que a CBF tem com patrocinadores.

                  A Justiça dos Estados Unidos já admitiu que mais doze ou treze "cartolas suspeitos" estão sendo investigados e poderão ser presos e extraditados nos próximos dias. E Marco Polo Del Nero está "cotado" para figurar neste novo "bando".


           
         Do Paraná pra cima, ele é pouco falado. Mesmo assim, os registros oficiais dizem que é um recordista de vendagem de discos. E os críticos afirmam que esse gaúcho é um dos melhores cantores do Pais. Realmente, pelo vídeo abaixo, se pode ver que estamos diante de um grande intérprete, com bela voz, impecável dicção e absoluto controle da canção que está cantando.
                                  
                                 W I L S O N        P A I M

                     

              Essa conversa que o nosso WILSON PAIM  tem com o filho, através da canção "CONSELHOS" , escrita por Marco Aurélio Vasconcellos e Knelmo Amado Alves, é realmente uma obra prima. Numa linguagem bem gaúcha, daquelas de peito aberto. Mas o amigo poderá escutar também as outras músicas que ele canta no vídeo. Vale a pena conhecer melhor esse cara.


             Wilson Paim é um gaúcho que nasceu em Alegrete e tem hoje 53 anos. Desde os 17 participa de festivais de músicas nativas, sempre com ótimos resultados. Mas em 1989 depois de brilhar num festival  apresentado pelo SBT, foi elogiado pelo respeitado Sergio Reis, que lhe sugeriu cantar também músicas de outras regiões. Wilson seguiu a sugestão, passando a gravar canções de outros centros. E se deu muito bem.

             Mas a consagração veio depois de 13 álbuns gravados. Foi em 1996, quando através de um projeto inusitado lançou um CD cantando músicas natalinas, com o título de "Natal Gaúcho". Vendeu 100 mil cópias em apenas 45 dias. Tornou-se o 7º músico gaúcho a receber o "Disco de Ouro".


            Outro estouro foi o CD "Paim canta Lupi", lançado em 1998. Sua interpretação na conhecida canção "Felicidade" é  demais. "Felicidade / foi se embora / e saudade no meu peito..."
             E outros sucessos vieram em seguida, com grandes shows por todo o Sul, e a gravação de um simultâneo CD/DVD ao vivo, na Casa da Cultura Gaúcha.
            Wilson Paim tem cantado músicas de Guilherme Arantes ("Planeta Água"),  Renato Teixeira (Romaria), Peninha (Alma Gêmea), Gilson (Casinha Branca) e de pelo menos outros 20 compositores conhecidos.  Sua versatilidade é fora de série. Procurem ouví-lo. Certamente vão gostar !

 
 


AS MELHORES DO FACEBOOK


           Engraçada demais, esta postagem feita pelo amigo Antonio Santiago, contando a história do dono de um bar que foi obrigado a fechar suas portas, porque de cada lado do seu bar abriu uma igreja. Ele não aguentou a "pressão"