Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 1 de dezembro de 2013

Séria B mostra evolução catarinense

       O Campeonato Brasileiro da Série B foi concluído ontem com os dez jogos da rodada final, que definiram os últimos detalhes relativos ao acesso para a Série A e a queda para a Série C. A última vaga para subir acabou ficando com o Figueirense, que empatou em Bragança Paulista (1 a 1) e assegurou o quarto lugar do torneio.
       O grande vencedor da Segundona Nacional foi o Estado de Santa Catarina, que conseguiu colocar duas equipes na Elite do próximo ano. A Chapecoense foi vice e o Figuera assegurou a última vaga. Vale ressaltar que o Joinville ficou apenas  um ponto atrás do Figueirense. Não subiu por pouco.
                        Três mil catarinenses foram a Bragança e festejaram os jogadores
        Se o Criciuma ganhar do São Paulo, na partida que disputará em casa, neste domingo, ele estará muito perto de se garantir na Série A, o que significa dizer que Santa Catarina poderá ter três representantes na Primeira Divisão, em 2014, abaixo apenas de Rio e São Paulo. Os catarinenses estarão na frente de tradicionais forças futebolísticas do  País, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e Bahia. Será mesmo um grande feito do vizinho estado. 
                                 Festa para o artilheiro Bruno Rangel, ontem em Chapecó
        E mais: a Chapecoense, que ontem derrotou o Palmeiras por 1 a 0, tem o artilheiro da Série B, o centroavante Bruno Rangel, que marcou 31 gols no campeonato, nove a mais que o segundo colocado, Marcos Aurélio (do Sport Recife), que fez 22 gols.  Magno Alves (Ceará) fez 20;  Rafael Costa (Figueirense) e Lima (Joinville) 14; Alan Kardec e Leandro (Palmeiras) e Rodrigo Silva (ABC) 13; Lúcio Maranhão (ASA) e Lincom (Bragantino) 12 gols.
         No total, 977 gols foram marcados na Série B. Palmeiras, Chapecoense, Sport Recife e Figueirense subiram para a Série A, enquanto Guaratinguetá, Paysandu, São Caetano e ASA cairam para a Série B.
           O nível técnico da competição foi fraco. Na verdade, o que se destaca é esta evolução do futebol de Santa Catarina. É duro saber que Chapecó vai figurar na Série A, enquanto a nossa Londrina não tem vaga garantida nem para Série D.  Decididamente, o nosso futebol está muito mal dirigido.

Pérolas que o Facebook nos traz


         Meu amigo Marival Mazzio (autor da postagem), sempre fiquei impressionado, nas minhas coberturas internacionais, com o número de voluntários que vi em todas elas. Acho que eles vão pela chance de viajar, conhecer outros países. Mas trabalham muito e na maioria das vezes acabam não assistindo nenhuma competição.