Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Londrina perde o jogo e a liderança

         Com grandes atuações do goleiro Danilo e do volante Germano, o Londrina segurou o Paraná Clube enquanto foi possível, agora à noite na capital do Estado. Saiu ganhando, mas no segundo tempo permitiu a virada dos paranistas, que chegaram aos 2 a 1 e assumiram a liderança do Campeonato Paranaense. O zagueiro Anderson (ex-Corinthians) empatou aos 6'. Henrique fez o segundo, aos 30 minutos.


       O Tubarão abriu o placar no primeiro minuto do jogo, num penalti sofrido por Celsinho e convertido por ele mesmo. Com vantagem, o Londrina recuou e permitiu que o Paraná pressionasse atrás do empate. Foi então que o goleiro Danilo apareceu com raro brilhantismo em várias oportunidades. Na mais importante delas, ele defendeu um penalti cobrado por Wellington, aos 25 minutos da etapa inicial.
       No segundo tempo, a pressão se acentuou e Danilo continuou fazendo verdadeiros milagres. Mas a virada tricolor acabou acontecendo, fazendo justiça ao seu melhor comportamento na partida. Foi muito boa a arbitragem de Edvaldo Elias da Silva, que expulsou o londrinense Dirceu e o paranista Ricardo Conceição, no primeiro tempo, e mais o volante Bruno, do Tubarão, no finalzinho do jogo.

Inter de Dunga não agradou

        Na estréia do técnico Dunga, o Internacional apenas empatou sem gols com o Novo Hamburgo, que é um dos últimos colocados do Gauchão. O jogo foi disputado agora à tarde, no modesto Estádio Vieirão, em Gravataí, com o mando do Colorado, que está sem o Beira-Rio. A temperatura era de 34º, e houve duas paradas técnicas, uma em cada etapa. Até eu senti calor, vendo a partida pela TV.
 
                
 
       O Inter (de camisas listradas)  botou pressão no segundo tempo, especialmente depois que o Novo Hamburgo teve o zagueiro Léo Fortunato expulso. Mas as oportunidades surgidas foram desperdiçadas. Apenas D'Alessandro (foto) conseguiu algum brilho. Forlan, Dátolo e Leandro Damião mostrarar estar em má forma.
       Na verdade, o Colorado perdeu muito com Willians (ex-Flamengo) no lugar de Guiñazu. E o lateral Nei, que também foi negociado, foi outro que fez muita falta. O Inter parece ter perdido aquele toque de bola que era o seu forte no ano passado. Vai custar para se ajeitar.

A lei seca feita por bêbados

         Tenho lido muita coisa sobre esta tal de "lei seca", que está assustando os motoristas que gostam de beber e sair por aí dirigindo. Dizem que daqui para a frente, teremos "tolerância zero". A informação é de que o motorista que for apanhado com qualquer concentração de álcool no organismo, mesmo causada por um simples bom-bom de licor, será autuado por infração gravíssima.  É claro que isto aí já é um exagero.
         Só não entendo uma coisa: se as autoridades têm todo esse poder nas mãos, por que é que elas não proíbem a venda de bebidas alcoólicas no Brasil ? Seria muito mais simples, o problema estaria acabado. Afinal, todos sabemos que as bebidas alcoólicas só causam o mal.
         O cigarro, outra maldição, tem sofrido intensa perseguição. Já é proibido fumar em inúmeros locais, ou simplesmente perto de outras pessoas.  Que se faça o mesmo com as bebidas. Que seja proibido comercializar ou ingerir bebidas alcoólicas em todo o Brasil.
         Mas sabem por que os políticos não aprovam uma lei assim ? Porque a grande maioria deles é constituída  por bêbados incorrigíveis, que querem mais é encher a cara. E que se dane o povo.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

          Sábia postagem feita pela amiga Elaine Sampaio Bexiga. Realmente, que sentiu um chinelo no bum-bum ou uma vara de pessegueiro nas pernas, no seu tempo de criança, é hoje uma pessoa muito melhor.

A magia da Copa Libertadores

       Ontem, tirei a noite para assistir a rodada da Pré-Libertadores.  Fiquei até uma hora da manhã, mas não me arrependi. O jogo entre Deportes  Iquique (Chile) e Léon (México) foi muito bom de ver. Repetiu-se o placar do jogo de ida (1 a 1) e a vaga foi decidida nos penaltis, com vitória dos chilenos, que vão para a Fase de Grupos, numa chave com Peñarol (Uruguai), Velez Sarsfield (Argentina) e Emelec (Equador).
                                    O 'capitão' Rodrigo Diaz comandou a vitória chilena
      O Léon tem um treinador conhecido nosso, o uruguaio Matosas, que no final de carreira jogou aqui pelo Londrina. Como haviam empatado em casa, os mexicanos tentaram ganhar no Chile e até fizeram o primeiro gol, através de Arrechea, mas o time da casa foi pra cima e, num penalti cobrado pelo argentino Rodrigo Diaz (o melhor em campo) empatou o jogo. E nos penaltis, deu Iquique 4 a 2.
       A Libertadores não tem alta qualidade em todos os seus jogos, porque dela participam muitas equipes de cidades interioranas da América do Sul, ainda sem maior experiência. Entretanto, todas as partidas são disputadas com incrível disposição. Vale a pena ver esta magia que a competição tem. Os torneios que se disputa na Europa, não têm esta vibração. É uma coisa nossa, bem latina.

Aí vem o Tigre outra vez

       O time argentino do Tigre, que recentemente decidiu a Copa Sul-Americana com o São Paulo, naquele tumultuado jogo de um tempo só no Morumbi, vem aí de novo para incomodar as grandes forças do futebol do Sul do Mundo. Sua participação na Fase de Grupos da Libertadores ficou definida ontem, no outro jogo que eu assisti pela televisão. Os platinos haviam derrotado o desconhecido Deportivo Anzoátegui, de maneira apertada (2 a 1), mesmo jogando em Buenos Aires. Mas ontem, em Puerto La Cruz, na Venezuela, o Tigre mostrou a sua força e meteu 3 a 0, assegurando a vaga. Botta, Santander e Maggiolo fizeram os gols.
       Desta forma, o Tigre voltará a São Paulo pouco tempo depois daquela enorme confusão no Morumbi. É que ele se classificou para disputar o Grupo 2 da Fase de Grupos, com Palmeiras, Libhertad (Paraguai) e Sporting Cristal (Peru).

                                         Festa argentina em Puerto La Cruz, na Venezuela