Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

As chances do Brasil de superar Pequim 2008

        O Brasil precisa ganhar no mínimo mais 5 medalhas para igualar a campanha de Pequim 2008, na qual subimos 15 vezes ao podium. Naquela ocasião, ganhamos 3 de ouro, 4 de prata e 8 de bronze. Agora estamos com 2 de ouro, 1 de prata e 7 de bronze.
         Faltando quatro dias para o término dos Jogos de Londres, será possível buscar estas 5 medalhas que estão faltando ? Acho que sim.
         Já temos garantidas mais 3: futebol masculino, vôlei de praia masculino e boxe masculino. Faltam, portanto, só 2, e temos chances reais em pelo menos mais seis modalidades: Vôlei masculino, vôlei feminino, canoagem, ciclismo, taekwondo masculino  e taekwondo feminino.
         Mas a minha torcida é para que a marca de Pequim seja superada, e não apenas igualada. O mais importante é que agora toda a disputa é decisiva. Será muito significativo se o Brasil sair de Londres com a melhor campanha de todos os tempos.
         Agora, vamos até o fim dos Jogos com a calculadora na mão !

Trôco argentino veio no basquete

     A rivalidade Brasil/Argentina não acaba nunca. É um perde-e-ganha eterno, e foi o que se viu hoje, mais uma vez. Pela manhã, no voleibol, os brasileiros deram um banho de bola nos "vizinhos", que assim foram eliminados na modalidade. Mas, agora à tarde, eles nos deram o trôco, no basquete.


     Num jogo emocionante, os platinos comandaram o marcador durante a maior parte do tempo. O Brasil demorou muito para voltar para o jogo, o que só aconteceu na última parte do quarto final. Não deu mais tempo, a Argentina fechou o jogo com  82 a 77 e nos mandou pra casa. E sem medalha.
     Ontem à noite o craque argentino Scolla já dizia: "dos brasileiros eu quero ganhar até no pingue-pongue."

O vôlei é nossa maior atração de amanhã

      O voleibol centralizará as atenções da torcida brasileira na programação de amanhã pelos Jogos Olímpicos. E pode pintar nossa terceira medalha de ouro, se a dupla do vôlei de praia formada por Emanuel e Alisson ganhar a final, contra a Alemanha, que tem uma dupla forte, integrada por Brink e Reckermann. A decisão praiana começa às 15h30m.
      Já no vôlei tradicional, o Brasil disputa a semifinal feminina, contra as perigosas japonesas, que tem um fortíssimo esquema defensivo. Mas se as brasileiras repetirem o que fizeram contra as russas, certamente terão grandes chances de chegar à final. Será um dia de torcer muito.

Juliana e Larissa trazem o bronze

      A principal dupla de vôlei de praia do Brasil, formada por Juliana e Larissa, conseguiu superar a derrota sofrida ontem, para os EUA na semifinal, e assegurou a conquista da medalha de bronze, agora há pouco, derrotando as chinesas Chen Xue e Xi Zhang.


      Foi um jogo bastante difícil, com as brasileiras saindo atrás e perdendo o primeiro set por 11/21. Mas a partir do segundo set elas reagiram e se impuseram na quadra, fazendo 21/19 e 15/12. No final, Brasil 2 x China 1. A decisão da medalha de ouro será amanhã, entre duas duplas norte-americanas.

Seria um novo matador ?

       Um homem de 37 anos foi preso numa sala de cinema de Ridgeville, no Estado de Ohio (EUA), durante a exibição do filme do Batman, "O Cavaleiro das Trevas Ressurge". Seria um novo matador ?
       A dúvida também gerou a desconfiança no gerente do cinema. Na verdade, Scott A.Smith chegou meia hora antes do início do filme e se sentou com uma bolsa na última fila de poltronas. O gerente chamou  a polícia.
       Quando o tenente Ray Acuri solicitou que ele abrisse a bolsa, apareceu a pistola, uma Glock de 9 milímetros, carregadores de munição, quatro facas e roupa de camuflagem. Smitth não queria explicar a presença de um verdadeiro arsenal, mas seu advogado disse que "foi por medo".
      "Isto foi um simples fato, no qual um homem sentiu medo de ir a um teatro, por causa dos tiroteios ocorridos no País. Ele só queria se proteger" - explicou o advogado Matthew Bruce.
      Mas a Polícia foi a casa de Smith e descobriu que ele possuia oito rifles e revolveres. O suspeito será julgado, porque não tem permissão para portar armas escondidas. Entretanto, Smith passou uma breve temporada no Exército e não tem antecedentes criminais. Fica o mistério.

As mulheres sauditas

             A moça da foto não ganhou nada, foi vibrantemente aplaudida no Estádio Olímpico de Londres. Ela é Sarah Attar, uma das duas únicas mulheres que integram a delegação da Arábia Saudita. Sua presença chamou a atenção, porque ela correu com o véu que as mulheres sauditas tradicionalmente usam. Na eliminatória dos 800 metros livres, ela chegou em último.
             A outra saudita era a judoca Worjdan Ali Seraj  Shakerkani, uma menina de apenas 16 anos, que competiu na categoria até 78 kg e foi eliminada na primeira luta. Foi a primeira vez que a Arábia Saudita trouxe mulheres na sua delegação.

Hipismo desta vez não ganhou nada

         Tradicionalmente o hipismo tem dado algumas alegrias ao Brasil nos Jogos Olímpicos. Mas desta vez, em Londres a performance foi fraca. O cavaleiro Rodrigo Pessoa, que já foi campeão olímpico  e que foi o porta-bandeira do Brasil no desfile de abertura, foi quem mais deccpcionou. Na fase final, ele fez tudo errado e terminou na última (22ª) colocação entre todos os finalistas.
      Noisso melhor representande foi Alvaro Affonso de Miranda Neto, o Doda (foto), que terminopu em 12º lugar, empatado com mais quatro cavaleiros.

Brasil "passeou" contra a Argentina

      Foi mesmo um passeio. A Seleção Brasileira de vôlei masculino ganhou com extrema facilidade dos  argentinos, por 3 a 0, agora há pouco, e chegou à semifinal olímpica. Os parciais de 25/19, 25/17 e 25/20 mostram como a partida foi tranquila para os brasileiros, que não deram a menor chance aos platinos.
      Mas o time de Bernardinho sofreu uma baixa lamentável. Vissotto acusou uma lesão muscular na coxa, próximo à virilha, e dificilmente voltará a jogar na competição.

Adriana Araujo ganha nossa 100ª medalha

      A boxeadora Adriana Araujo não conseguiu derrotar a russa Sofya Ochigava (vice-campeã mundial), na semifinal da categoria até 60 kg. Perdeu por pontos (17 a 11) e fica mesmo com a medalha de bronze. Mas a conquista tem alto significado, pois em toda a história das Olimpíadas, esta é  a 100ª medalha que o Brasil ganha.
      Além disto, o boxe brasileiro não ganhava uma medalha há quase 45 anos. E na categoria feminina esta da Adriana é a primeira que a modalidade conquista.
     

Ingleses querem Leandro Damião

       Leandro Damião é o artilheiro dos Jogos Olímpicos, e os dois gols que ele marcou ontem contra a Coréia do Sul aguçaram ainda mais o interesse de clubes europeus. Os jornais ingleses anunciam hoje que o Tottenham vai fazer uma nova proposta ao Internacional.
       O português André Villas-Boas, novo treinador do Tottenham é quem está pedindo a contratação de Leandro Damião. E o relacionamento entre os dois clubes é muito bom, porque o Inter já vendeu  Sandro ao Tottenham, que agiu com absotula correção no negócio.
        Depois de Lucas e Oscar, acho que Leandro Damião será mais um jogador da Seleção Olímpica que não retornará ao País, depois das Olimpíadas. Uma pena que talvez a gente talvez não veja a dupla Diego Fórlan/Leandro Damião na sequência do Brasileirão. Tinha tudo para dar certo.