Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

   O desfile da gauchada
em POA foi emocionante





            Mais de 1,5 mil cavalarianos desfilaram nesta terça-feira na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em Porto Alegre, para celebrar o 20 de Setembro, em um grande desfile tradicionalista. A data celebra os 181 anos da Revolução Farroupilha e reuniu milhares de pessoas desde o começo da manhã ao lado do Guaíba para assistirem a renovação da tradição gaúcha. Ao todo, mais de 10 mil pessoas participaram do evento, que neste ano teve como tema a República das Carretas, inspirado no romance de Barbosa Lessa. Ainda cerca de 3 mil tradicionalistas de 67 piquetes relembraram a data em suas vestes, cantos, movimentos e ferramentas típicas utilizadas pelo gaúcho.

                               O chimarrão, as espadas de luta, os arrelhos dos cavalos e os lenços vermelhos nos pescoços. Em todos os momentos foi possível observar e viver a cultura gaúcha. As prendas e peões acordaram cedo para desfilar em cavalos, carroças ou caminhões. Nenhum gaúcho que esteve na avenida deixou de levantar o chapéu, o braço ou mesmo aplaudir os que passavam.

                            Como demanda a tradição, o desfile comemora os momentos marcantes da revolta farroupilha, que teve início no dia 20 de setembro de 1835 e terminou em março de 1845. O evento começou com as honras ao governador do Estado, José Ivo Sartori, executadas pela Banda da Brigada Militar. Sartori não se pronunciou oficialmente durante o evento e permaneceu no palanque ao lado de autoridades até o final do desfile.

                      Na saída, ele destacou, rapidamente, entre alguns gritos de descontentamento pela atual situação que o Estado enfrenta, que “a Revolução Farroupilha é um marco importante na vida e na consciência de todos os gaúchos, na medida em que a luta contra a centralização excessiva produz uma consciência que vai passando de geração para geração para construirmos um dia, quem sabe, uma federação de verdade”.
                           O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Callegaro, afirmou que esse é um momento de renovação do sentimento tradicionalista gaúcho. “Todo gaúcho e gaúcha enxerga uma identidade regional e local que o representa, isso que faz a data ser tão importante”- afirmou. “O desfile vem coroar todo um trabalho que começou a ser construído nos Festejos Farroupilhas lá em 20 de agosto, quando a chama foi acesa em Triunfo” -  comentou.

Angelina Jolie e Brad Pitt
 desfazem seu casamento



                 Angelina Jolie pediu divórcio de Brad Pitt, disse hoje Robert Offer, advogado da atriz, em comunicado enviado à agência de notícias Reuters. "Essa decisão foi tomada pelo bem da família. Ela não irá comentar, e pede que a família tenha privacidade neste momento" - disse Offer no texto.

              De acordo com o site TMZ, divergências a respeito dos filhos do casal levaram ao pedido de separação. No documento entregue nesta segunda (19), Jolie teria citado diferenças irreconciliáveis. A data oficial da separação é 15 de setembro.
                 Citando fontes não identificadas, o TMZ afirma que a atriz estava extremamente descontente com o modo como Brad Pitt cuidava dos seis filhos. Ainda conforme o site, nenhum dos dois estaria envolvido com uma terceira pessoa.
                   Angelina quer a guarda dos seis filhos do casal e pediu a um juiz que Pitt tenha apenas o direito de visitar as crianças, segundo a publicação. Angelina Jolie e Brad Pitt estavam juntos desde 2004 e oficializaram o casamento em agosto de 2014.
Luizão vai fazer muita falta


              Quem acompanha os jogos do Londrina é claro que vinha sentindo que o time perdeu a sua segurança defensiva, depois que o zagueiro Luizão passou a ficar frequentemente fora da equipe, por causa de uma lesão no ombro. E agora veio a informação de que ele passou por uma cirurgia e não deverá mais jogar nesta temporada. Vai fazer uma falta danada nos jogos finais da Série B.


Parece que o Malucelli acordou 


            Finalmente vejo o gestor Sergio Malucelli dar uma "apertada" no elenco do Londrina, que tem "pipocado" nos últimos jogos, desperdiçando a clara oportunidade de ingressar no G4 da Série B Nacional. 

            As informações são de que já cobrou o técnico Claudio Tencati e o 'capitão' Germano, jogador mais importante e de melhor qualidade no elenco, exigindo uma mudança imediata de comportamento do time em campo. E que amanhã fará uma cobrança coletiva, reunindo todo o grupo. 

            Ouvi o dirigente dizer que "os culpados desta atual situação são os jogadores". Está certo Malucelli, que banca o futebol da cidade e está sentindo a possibilidade de ver o Tubarão na Série A, entre os grandes do futebol nacional. Esta cobrança é extremamente necessária e vem na hora certa.  


LONDRINA CENTENÁRIA

        No horário político destinado aos candidatos de Londrina, ouvi  hoje uma idéia nova, pelo menos pra mim. Acho que ela merece pelo menos um estudo. Determinado candidato, que eu nem sei quem é, porque não prestei a atenção, acha que a cidade tem tantos problemas antigos que seria impossível resolver todos na próxima gestão municipal. Ele sugere então que se crie uma meta que poderia se chamar  "Londrina Centenária".

          Pelo que deu a entender,  projetos grandes seriam lançados e iniciados imediatamente, com sua conclusão garantida para 2034, quando Londrina estará comemorando 100 anos. Gostaria de saber o que o povo pensa disso. Quem se atreve a opinar ?





 "RIO GRANDE DO SUL /
       EU UM DIA VOLTAREI /
           PRA REVER O MEU GUAIBA..."

       Frase do compositor paulista Tito Madi para a canção "Gauchinha Bem Querer", uma das mais bonitas que conheço, destacando o meu Rio Grande do Sul. Hoje é o "Dia do Gaúcho". Para o povo do RGS, é praticamente um "dia santo". Para tudo para que todos relembrem a Revolução Farroupilha, a mais longa guerra civil da história brasileira, que foi de 1835 a 1845.


                    (Você pode ouvir esta música agora, na minha página do Facebook)