Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Argentina se poupa. Mas vence





     O jogo que a Argentina disputou com Trinidad e Tobago, agora à noite no Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, foi mesmo muito parecido com o que o Brasil fez ontem em Goiania, contra o Panamá. Um primeiro tempo muito ruim, mesmo contra um adversário fraco, e um gol no finalzinho desta etapa.
    No segundo tempo, os  argentinos cresceram, do mesmo jeito que o Brasil cresceu. E então vieram os gols. No final, Argentina 3 a 0. Marcaram Palácio, Mascherano e Maxi Rodriguez. Mesmo sem fazer gols, Messi (foto) esteve bem.  E jogou nitidamente contido, evitando maiores riscos.  Como sempre foi o alvo maior dos aplausos da torcida.
 
                                                
           ESPERANDO A HORA DE ENFRENTAR O BRASIL
     Os croatas já estão treinando em Salvador, pensando no jogo que abrirá a Copa do Mundo, contra o Brasil no dia 12.  Mas antes do treino, os jogadores não abriram mão de curtir um pouco do litoral baiano. Se jeito regula, que baita preguiça, hein ?

O dia seguinte da Seleção

        Vinte e quatro horas depois do amistoso com o Panamá, a Seleção Brasileira já estava treinando, esta tarde na Granja Comary. O grupo  foi dividido, com David Luiz, Dante, Marcelo, Luiz Gustavo, Hulk, Oscar  e Neymar ficando com o fisicultor Anselmo Sbragia na academia. Mais tarde eles para a piscina, com o fisioterapeuta Luiz Rosan.

         O restante do grupo participou de um treino técnico no campo 2 da Granja, com dimensões reduzidas. Havia um certo jeito de preguiça, nas imagens que a televisão mostrou (foto).  Um fato normal para o dia seguinte de qualquer jogo.
         Amanhã, o trabalho deve ser mais "pegado", tudo pela manhã. E às 15 horas, nova viagem, desta vez para São Paulo, onde a Seleção joga sexta-feira contra a Sérvia, no  Morumbi  a partir das quatro da tarde.

Van Persie se machuca no amistoso


                            
      A remodelada Seleção Holandesa venceu o País de Gales, por 2 a 0, mas ganhou um problema. Robin Van Persie (foto) foi substituído no intervalo, com uma lesão na virilha. Saiu por precaução, mas é dúvida para o jogo com a Espanha, no dia 13 em Salvador. Ele saiu de campo com a mão na perna e  cara de dor.
        Robben, carrasco brasileiro em 2010, marcou o primeiro gol da partida. E Lens, que substituiu Van Persie, fez o segundo.  Foi o último amistoso dos holandeses, que desembarcam no Rio na próxima sexta feira.
       

Vem aí a "zebra" argelina

      Vai indo muito bem nos amistosos a Seleção da Argélia, que começa a aparecer como possível "zebra" nesta Copa do Mundo. Já havia vencido a Armênia, por 3 a 1, e agora derrotou a Romênia, que "não é de matar com a unha", por 2 a 1. Os africanos  estão no Grupo H, com Bélgica, Rússia e Coréia do Sul.  Vão brigar por uma vaga, e a decisão talvez ocorra em Curitiba, no dia 26, quando eles enfrentarão os russos, no último jogo da primeira fase.
       Nesta vitória sobre a Romênia, os gols foram de Bentaleb e Soudani. Para os romenos marcou Chipciu.  A foto mostra a festa dos argelinos após o gol de Soudani.

O pau comeu entre ingleses e equatorianos


     O craque Wayne Rooney fez o seu gol e vibrou (foto), mas a Inglaterra escalou um time misto e só empatou por 2 a 2 com o Equador, hoje à tarde no Sun Life Stadium, em Miami (EUA). E o pau comeu soltou, com clima tenso e expulsões.
       O inglês Sterling deu uma "tesoura" em Enner Valencia, e os dois começaram a brigar. Logo entraram os demais jogadores para aumentar a briga. O árbitro expulsou os dois iniciantes da confusão.  Mas foi um bom jogo, com muitas chances de gol

Linda solução para a cabeça


          A empresa canadense Henna Heals, com sede em Toronto, criou um novo esquema que vai além dos lenços, perucas e chapéus, normalmente usados pelas pessoas que perdem o cabelo durante o tratamento contra o câncer.   São belas tatuagens de henna, que duram pelo menos duas semanas e não causam efeitos colaterais, desde que não seja usada a chamada "black Henna", que pode ser perigosa para quem está com câncer.  E fica bonito, não fica ?

Nadal e Murray se pegam na Semifinal

        O espanhol Rafael Nadal e o britânico Andy Murray venceram hoje e vão fazer uma das semifinais de Roland Garros. Será sem dúvida um grande jogo.  Nadal está buscando o seu quinto título no torneio, enquanto Murray tenta quebrar um velho tabu, pois desde 1935 um tenista britânico não vence em Roland Garros.
        Hoje, Nadal ganhou de virada do seu compatriota David Ferrer, por 3 a 1, com 4/6, 6/4, 6/0 e 6/1.  Já Murray (foto) precisou de cinco sets para eliminar o francês Gael Monfils por 3 a 2. Confiram os parciais : 6/4, 6/1, 4/6, 1/6 e 6/0. Que jogo de loucos, não ?

Teliana vence em Marselha

      Quem ganhou hoje foi a brasileira Teliana Pereira. Eliminada em Roland Garros, ela está disputando o ITF de Marselha. E estreou bem, derrotando a francesa Mathilde Johansson.  A pernambucana marcou 2 a 0, com parciais de 7/5 e 6/1. Agora, enfrentará a russa Evgeniya Rodina.
       Já a gaúcha Gabriela Cé, que disputa torneio na Itália, perdeu hoje para a tcheca Katerina  Siniakova, por 2 a 0 (6/0 e 6/1). 
      

Desta vez eu gostei

      Finalmente, o Tubarão me deu  uma alegria.  Desde que assumiu o comando do Londrina Esporte Clube, está é a melhor contratação que a SM Sports realiza. Muita gente veio e foi embora. Mas esse é o melhor grupo de reforços que o Alviceleste apresenta. Um atestado de que existe mesmo o interesse de disputar um bom Campeonato Brasileiro na Série D.
                               
      Vieram dois jogadores de grande experiência (Bruno Batata e Léo Maringá); dois mais novos porém já tarimbados (Davi Ceará e Alysson);  e um garoto (Paulinho) mas que recentemente apareceu várias vezes no time principal do Grêmio.
        Outro detalhe importante: três dos novos contratados(Bruno, Léo e Alysson) têm mais de 1m80 de altura. Não gosto muito de jogador de pouca estatura. O único baixinho (1m68) que está chegando é Paulinho, um atacante de velocidade. É pra correr que servem baixinhos.  E Davi Ceará tem 1m75, boa altura para um meio-campista.
         Já escrevi aqui, há poucos dias, que gosto muito do Bruno Batata e do Léo Maringá. São dois jogadores nascidos aqui no Paraná e que mostraram seu bom futebol aqui e lá fora. Por onde passaram, foram bem. Inclusive, sempre desejei ver o Batata jogando aqui em Londrina.
        Vi o Léo jogando  jogando pelo Cruzeiro de Porto Alegre, se não me falha a memória em 2011, e sendo muito elogiado. Seu pai, Wagner,  foi goleiro do Grêmio Maringá nos áureos tempos do futebol da Cidade Canção. Além de pegar muito, Wagner era  guerreiro, catimbeiro. Dava um trabalho danado, nos velhos Clássicos do Café. E Léo herdou esse espírito de liderança do pai, sabe se impor em campo. O fato de já estar com 35 anos não significa que esteja em fim de carreira. Mostrou recentemente no Campeonato Paranaense que continua o mesmo.
       Acho que Davi Ceará vai se dar bem por aqui. Já é experiente, passou até pelo futebol da Turquia.  Paulinho também tem boas chances. Ele entrou bem em alguns jogos do Grêmio, mas penso que acabou prejudicado por ter se envolvido numa briga ocorrida em janeiro, na Boate Vidigal, em Porto Alegre. Ele estava em companhia do "manjado" Kleber Gladiador. Aqui em Londrina ele deverá ser monitorado, pra não se repetir o que já aconteceu com Celsinho, que também brigou em casa noturna, há pouco tempo.  E o zagueiro Alysson eu confesso que não conheço, mas é alto e vem com boas recomendações.
        O mais importante é que a SM Sports precisava mesmo  contratar bons jogadores para desmanchar a impressão de que está aí só para negociar jogadores, como vinha parecendo desde a saída de Danilo, Wendell, Bruno Henrique, Germano e, mais recentemente, Gilvan, Arthur, Grolli e outros. Desta vez, gostei mesmo !
 
  Pode haver uma mensagem mais honesta e verdadeira do que esta ? Acho difícil.  Um abraço para a amiga Tata Vieira, que postou este texto no Facebook