Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dose dupla de Brasil x Argentina

      Para quem curte a rivalidade esportiva entre Brasil e Argentina, amanhã será um dia especial nos Jogos Olímpicos. Pela manhã, teremos o confronto das equipes masculinas no voleibol, pelas quartas-de-final. A partida começa às 10 horas.
      À tarde, a partir das 16 horas, brasileiros e argentinos vão se pegar no basquete masculino, também pelas quartas-de-final. Antes dos Jogos Olímpicos, na fase de preparação, os dois times se enfrentaram duas vezes. A Argentina venceu em Buenos Aires e o Brasil ganhou em Foz do Iguaçu.
       E pode vir uma medalha de bronze, no vôlei de praia feminino. Juliana e Larissa enfrentam as chinesas Xue e Zhang, num jogo marcado para às 15 horas.

Vôlei de Praia não volta sem medalha

       O vôlei de praia garantiu hoje a conquista de medalha nos Jogos Olímpicos. A dupla feminina, formada por Larissa e Juliana, surpreendentemente foi derrotada por 2 sets a 1 pelas norte-americanas Kessy e Ross, e ainda terá que brigar para ficar com a medalha de bronze. Mas a dupla masculina, integrada por Emanuel/Alison, já tem medalha garantidfa, de ouro ou de prata, porque vai disputar a final.
        Na semifinal de hoje, os brasileiros tiveram trabalho para derrotar a dupla da Letônia (Plavins e Smedins), especialmente no segundo set. O primeiro foi tranquilo (21/15) mas depois os letões cresceram e fizeram Emanuel e Alison correr. No final do segundo set, 22 a 20.

Brasil e México vão decidir o futebol

        O México fez 3 a 1 no Japão, e o Brasil agora há pouco meteu 3 a 0 na Coreía do Sul. Os dois vencedores de hoje vão decidir sábado, às 11 horas da manhã, o título do futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Londres. A decisão será no lendário Estádio de Wembley.

        
             Com esse time da foto, a Seleção Brasileira se aproximou da conquista da tão reclamada medalha olímpica. E pelo jeito ainda terá o artilheiro da competição, porque Leandro Damião fez mais dois, hoje  contra os coreanos, chegando à liderança dos goleadores, com seis gols. Rômulo fez o outro gol, abrindo o caminho para a vitória. Acho que desta vez a medalha vem. Também pudera, cada jogador receberá um prêmio de R$ 180 mil em caso de conquista.  Mas o time mais uma vez não convenceu dentro de campo.

Maurren Maggi não precisava passar por isto

     Aos 36 anos, a nossa campeã olímpica Maurren Maggi acabou passando vergonha em Londres. Saltando entre meia dúzia de famosas e um bando de desconhecidas, ela não conseguiu passar nem pela fase preliminar da prova de salto em distância, realizada esta tarde. Ficou em 15º lugar, com 6m37, não figurando entre as 12 saltadoras que vão lutar pelas medalhas.
    Gosto muito da Maurren, mas alguém precisa dizer pra ela que já deu, está na hora de parar. O pior é que depois da desclassificação, na primeira entrevista,  ela já disse: "Espero estar competindo no Rio, em 2016."  Até lá, ela já passou dos quarenta.

Berlusconi é um dos "perigosos"


      A cada dia que passa, mais se desgasta a imagem do ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi. Ele agora entrou para a lista dos "Dez políticos mais perigosos da Europa". elaborada pela revista alemã "Der Spiegel". Segundo a revista, eles são  "aproveitadores da crise que, com um populismo barato, tentam tirar vantagens na política."
      Além de Berlusconi figuram na lista a francesa Marine Le Pen, o holandês Geert Wilders, o grego Alexis Tsipras e outros nomes conhecidos mundialmente, como Markus Soeder, Timo Soini, Alexander Dobrindt,  Nigel Farage, Heinz-Christian Strache e Viktor Orbán

Arapongas vence e segue na briga

         O Arapongas conseguiu, ontem no Estádio dos Pássaros, uma vitória muito importante na sua luta dentro da Série D do Campeonato Brasileiro. O Arapongão derrotou o Juventude de Caxias do Sul, por dois a zero, e recuperou a segunda colocação no Grupo A8, após seis jogos disputados.
         Rafhael Lucas, no primeiro tempo, abriu o placar. E Edu Amparo consolidou a vitória araponguense, aos 18 minutos do segundo tempo. 2.891 torcedores foram ao jogo.


        Na próxima rodada, o Arapongas estará de folga, podendo ser ultrapassado pelo Brasil de Pelotas, que descansou esta semana. A classificação: 1º - Metropolitano/SC, 10 pontos em 6 jogos; 2º - Arapongas, 9 pontos em 6 jogos; 3º - Brasil/RS, 8 pontos em 5 jogos; 4º - Juventude, 5 pontos em 5 jogos; 5º  Mirassol, 4 pontos em 6 jogos.

A maior emoção veio do vôlei feminino

     A disputa mais emocionante do dia envolvendo o Brasil, foi a do voleibol feminino. Eu nunca tinha visto nossas meninas jogarem com tanta garra. Justamente elas, que desde de Atenas-2004 vem sendo chamadas de pipoqueiras. Tudo por causa de uma derrota num jogo semifinal, exatamente contra a Rússia, nossa adversária de hoje. Desta vez, Sheilla & Cia esbanjaram raça e disposição, fazendo uma partida notável.


     O Brasil ganhou por 3 a 2, mas sempre esteve perdendo na partida. Os parciais: 24/26, 25/22, 19/25, 25/22 e 21/19. As russas tiveram cinco situações de match-point e não conseguiram fechar o jogo. Sheilla, Taísa, Fabiane, Fernanda Garay, Dani Lins e  Jaqueline jogaram demais. Depois, quando o jogo terminou, fizeram uma grande festa dentro da quadra e choraram muito. Uma vitória como esta levanta qualquer time.
      As brasileiras pegam as japonesas na semifinal. Depois da partida de hoje, acho que vai dar medalha.    

Handebol jogou muito, mas perdeu

      Foi uma pena que a Seleção Brasileira de handebol feminino tenha cruzado com a Noruega (campeã olímpica e mundial). Qualquer outra equipe não teria resistido ao talento que as brasileiras mostraram na partida disputada hoje cedo. Mas com muita experiência, as norueguesas conseguiram um jeito de vencer o jogo, por 21 a 19, ficando com  a vaga para as semifinais. O Brasil volta sem medalha, mas merecendo muitos elogios pela campanha sensacional que realizou.


         As brasileiras fizeram um grande primeiro tempo e terminaram a etapa com vitória parcial por 13 a 9. E continuaram jogando bem na fase final, tentando de todas as formas segurar a reação das norueguesas, que vieram pra cima. O empate das européias só veio nos últimos oito minutos. O Brasil chegou aos 19 a 19, mas a Noruega fez dois gols e se fechou na defesa, garantindo o resultado.

Jornal francês diz que Espanha "entregou"

   O conhecido jornal francês Le Figaro  disse hoje em suas páginas que "a Seleção Espanhola" não jogou tudo o que sabe e pode, contra o Brasil, no jogo de basquete masculino disputado ontem à tarde em Londres".
     As críticas feitas pelos franceses foram pesadas. Entre outras coisas, dizem que "a equipe espanhola manchou sua honra e violou a carta olímpica". A bronca maior é porque, com a derrota de ontem, a Espanha enfrentará a França nas quartas-de-final.
     Se a Espanha tivesse vencido o Brasil, ela enfrentaria a Argentina, adversário do Brasil na próxima fase. E o ganhador desta partida terá que enfrentar em seguida os Estados Unidos. Agora, o mais provável é que os espanhois só enfrentem os norte-americanos numa final.
       Le Figaro quer saber se o organizador dos Jogos, Lord Sebastian Coe (ex-corredor campeão olímpico) vai agir contra a Espanha, com o mesmo rigor com que puniu equipes de badminton que realizaram o mesmo tipo de "arranjo" e por isto foram eliminados.

Rio Grande do Sul recebe seus medalhistas

         Os judocas Mayra Aguiar e Felipe Kitadai, que ganharam medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos, foram recebidos com muita festa, esta manhã em Porto Alegre. Depois de desfilarem num carro de bombeiros, durante uma hora e meia pela ruas da capital gaúcha, eles foram recebidos pelo prefeito José Fortunati, em frente ao Paço Municipal, e pelo vice-governador do Estado Beto Grill, no Palácio Piratini.
         Mayra Aguiar é nascida em Porto Alegre mesmo. Já Felipe Kitadai é paulista, mas mora na capital gaúcha. Os dois treinam e competem pela Sogipa (Sociedade Ginástica Porto Alegre), um clube que é tradicional formador de grandes atletas brasileiros.  Também foi recebida com homenagens a judoca Maria Portela, que não conseguiu ganhar medalha em Londres.
        Com uma lesão sofrida na luta que decidiu a medalha de bronze, Mayra Aguiar chegou com o braço imobilizado numa tipoia.