Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Brasil x Cuba, briga dura pelo segundo lugar

          Os cubanos continuam pressionando, e o Brasil tem apenas duas medalhas de ouro a mais, na briga pelo segundo lugar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Faltam apenas três dias para a competição chegar ao seu final.
          Até a meia-noite, os norte-americanos continuavam liderando tranquilamente, com 78 medalhas de ouro, 70 de prata e 54 de bronze, totalizando 202 medalhas. Não serão mais alcançados.
          O Brasil conseguiu fechar o dia com 39 de ouro, 25 de prata e 45 de bronze, alcançando um total de 109 medalhas.
          E os cubanos já têm 37 de ouro, 26 de prata e 33 de bronze, chegando a 96 medalhas
          Apesar do Brasil estar com um total de 13 medalhas a mais que Cuba, o que conta para definir a classificação são as medalhas de ouro.

Futebol brasileiro perde outro título


A Seleção Feminina do Brasil (foto) não conseguiu reabilitar o nosso futebol nos Jogos Pan-Americanos. Jogou com muita garra contra o Canadá e saiu vencendo com um gol de Debinha, logo aos 4 minutos. Mas as  canadenses conseguiram empatar quando faltavam apenas três minutos para a partida terminar. Merecidamente, diga-se de passagem. E o jogo terminou empatado: 1 a 1.
Veio a prorrogação e, apesar do esforço das duas equipes, ninguém marcou. E aí "pintaram" os penaltis. O Canadá ganhou por 4 a 3, porque Grazieli e Debinha perderam as suas cobranças. Francielli, Maurine e Keetlen converteram as suas. O título ficou com a Seleção Canadense, que foi superior tecnicamente. Mas o Brasil não foi mal. Diferentemente da Seleção Masculina, nossas meninas brigaram até o último minuto.

Ouro e Bronze nos 10 mil metros

Marilson dos Santos foi o grande vencedor dos 10 mil metros rasos, garantindo a medalha de ouro para o Brasil, que ganhou também a medalha de bronze da prova, com Giovani dos Santos. O mexicano Romero foi o segundo colocado e levou a Prata.

Na prova dos 200 metros rasos, o brasileiro Bruno Lins foi o terceiro colocado, ganhando a medalha de bronze. O Ouro ficou o cubano Roberto Skyers, e o jamaicano Lansford Spence ganhou a medalha de prata.


                                        Marilson, tricampeão pan-americano dos 10 mil metros
Duas brasileiras também faturaram medalhas do atletismo hoje.Ana Claudia Lemos da Silva ficou com o ouro dos 200 metros rasos, enquanto Cruz Nonata levou a prata nos 5 mil metros, prova vencida pela mexicana Marisol Romero

Brasil ganha bronze no Boliche

        

        Marcelo Suartz(foto)  deu hoje ao Brasil uma medalha inesperada: Bronze no Boliche do Pan 2011. Ele somou 585 pontos e garantiu a terceira colocação no torneio disputado no Bolorama Tapatio, em Guadalajara. Colombia e Estados Unidos vão disputar as medalhas de ouro e prata.  Marcelo divide o terceiro lugar com o dominicano Manoel Fernandez.

Novo Ministro fica longe dos cartolas

          Aldo Rebelo, como já se esperava, é o novo Ministro dos Esportes, substituindo Orlando Silva, que sai envolvido por acusações de "sacanagem financeira", como outros que já perderam ministérios no governo da presidente Dilma Rousseff.  O deputado federal José Aldo Rebelo Figueiredo (PCdoB-SP) é mineiro de Viçosa e tem 55 anos.
           Políticamente. é um nome "manjado". Foi presidente da UNE, vereador em São Paulo, deputado, presidente da Câmara, ministro de coordenação política e relações institucionais (em 2004/5) e é reconhecidamente um "nacionalista". Com relação ao futebol, foi o relator da famosa CPI da CBF/Nike, que investigou irregularidades na Confederação.
            Mas, por determinação da presidente Dilma, Aldo ficará longe dos cartolas e da Comissão de Organização da Copa 2014. Dilma já percebeu que políticos e dirigentes do futebol juntos é bronca na certa. E lôbo não come lôbo. Entretanto, como ex-presidente da UNE, o novo ministro deverá lutar nos bastidores pela meia-entrada na Copa. Afinal, foi uma de suas principais bandeiras nas lutas estudantis do passado.
            Nenhuma crítica ao deputado Rebelo.  O que eu lamento, particularmente, é que mais uma vez não temos um esportista reconhecido atuando como Ministro dos Esportes. É mais um político de carreira, que pega o que aparecer. Nunca ouvi dizer que Aldo foi centroavante do "Viçosa Futebol Clube".

Seleção segue sem sequência

              Mano Meneses convocou hoje a Seleção Brasileira que vai jogar com o Gabão (é isso mesmo) no dia 10 de novembro, em Libreville, e com o Egito, quatro dias depois, em Doha, no Catar. E, mais uma vez, não se ve sequência do técnico que já vem sendo bastante contestado. Mano continua brincando de convocar. Desse jeito não vamos ter nunca uma Seleção embalada.
               Mas pelo menos temos uma coisa boa. Kaká foi convocado e vamos poder ver de perto se ele está mesmo inteiramente recuperado. Porque jogar no Real Madri é uma coisa, na Seleção é outra. Temos quatro estreantes: o lateral Alex Sandro (Porto), Bruno Cesar (Benfica), Dudu (Dínamo de Kiev) e Willian (Shakthar).

                      Depois desta derrota para a Holanda, na Copa, Kaká nunca mais jogou na Seleção         

   A lista completa é esta: GOLEIROS - Diego Alves (Valência) e Neto (Fiorentina); LATERAIS - Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Fábio (Manchester United), Adriano (Barcelona) e Marcelo (Real Madri); ZAGUEIROS - David Luiz (Chelsea), Luisão (Benfica) e Thiago Silva (Milan); VOLANTES - Fernandinho (Shakhtar), Lucas Leiva (Liverpool), Luis Gustavo (Bayern) e Sandro (Tottenham); MEIAS - Bruno Cesar (Benfica) , Dudu (Dínamo de Kiev), Elias (Sporting), Hernanes (Lázio), Kaká (Real Madri) e Willian (Shakhtar) ; ATACANTES - Hulk (Porto), Jonas (Valência) e Kleber (Porto).
                Como se observa, Mano chamou somente jogadores que atuam na Europa. E chamou a atenção o não chamamento de Robinho. Já Pato e o goleiro Julio Cesar não foram chamados porque enfrentam problemas físicos.

Foi mais um crime da CBF

             As pessoas que realmente gostam de futebol, continuam revoltadas com o que aconteceu com o Brasil nestes Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Especialmente com o time masculino. É por isso que jamais conseguimos um título olímpico na modalidade. O Pan pode ser considerado como uma Pré-Olimpíada, e o que foi feito agora já nos mostra como será em Londres.
             A CBF (Ricardo Teixeira, Mano Meneses & Cia Ltda) decidiu que os principais jogadores não iriam ao México, mesmo em se tratando de meninos de 18/20 anos. E assim, abrimos mão de Neymar, Oscar e Lucas, entre outros. "Para vir com este time, seria melhor não disputar" - tem afirmado Romário, que comenta (muito bem, por sinal) para a Record.
               Quando se trata de Seleção Brasileira, a CBF tem obrigação de convocar os melhores, independente da categoria de idade. Tem razão Romário quando afirma que o que foi feito "é um desrespeito com o povo brasileiro".
                Mas é preciso destacar que também na Seleção Feminina houve um erro pavoroso da CBF, que não levou Marta e Cristiane. Tomara que as meninas que estão no México consigam se superar e ganhar o título.
                 Foi mais um crime cometido pela CBF contra o nosso futebol. Ainda bem que o reinado de Ricardo Teixeira (genro de João Havelange) está no fim. Tomara que agora eles não arranjem um neto ou um sobrinho de Havelange para colocar na presidência. Chega desta gente.

A coberturta do Pan

         Tenho ouvido algumas reclamações sobre a cobertura que a Rede Record está fazendo nos Jogos Pan-Americanos. Realmente, parece que as vezes falta maior experiência e pegada no trabalho que está sendo feito. Os tele-ouvintes estão ligados nas competições mas, de repente, as transmissões são interrompidas por um programa do Gugu ou uma novela de baixa audiência. Mas, é justo que se diga,  já vimos e ouvimos muita coisa boa na Record, neste Pan 2011.
           De qualquer forma, alerto as pessoas que existem outras formas de ver os Jogos Pan-Americanos. No site terra.com.br , por exemplo, podemos ver quase todas as modalidades do Pan. São vários canais, com transmissão direta (igual a televisão). A variedade é muito maior do que nos oferece a Record.
            Faltam só três dias para o final dos Jogos, mas voce ainda pode ver muita coisa boa. Experimente para ver.

Volei já está na semifinal

             Parece que Bernardinho e os principais jogadores da Seleção Brasileira não estão fazendo muita falta. Com Rubinho na direção técnica (sem os gritos e o histerismo de Bernardinho), o Brasil vai fazendo uma ótima campanha no Pan 2011. Ontem, o sexteto nacional derrotou os Estados Unidos por 3 sets a 1, com parciais de 18/25, 25/17, 25/14 e 25/18, chegando à semifinal da competição.
              É aquela velha história: "ninguém é insubstituível no esporte." Daqui a pouco, nós que acreditávamos que Bernardinho era o melhor técnico do mundo poderemos descobrir que já existem treinadores mais modernos, com outros métodos e os mesmos (ou até melhores) resultados. Mas ainda é cedo para afirmar que Bernardo  já esteja superado. De qualquer forma, está sendo muito bom ver a Seleção sendo dirigida por outra cabeça.

Kadafi teria sido vítima de abuso sexual

            Leio no Portal Londrix que  "Muammar Kadafi pode ter sido vítima de abuso sexual, momentos antes de ser morto." Meu Deus do céu, o mundo vai acabar logo. Não é mais possível conviver com tudo isso que está acontecendo. O Conselho Nacional de Transição da Líbia garante que está investigando para descobrir tudo o que realmente aconteceu no momento da captura e morte do ditador.
            Imagens captadas por um telefone celular, logo após a captura de Kadafi deram margem às suspeitas e determinaram as investigações. A gravação parece mostrar o ex-ditador sendo submetido a um abuso sexual.
             Se este é o tipo de gente que tomou o poder e a vida de Kadafi, já se pode prever que barbaridades continuarão ocorrendo na Líbia, apesar das aparentes boas intenções do Conselho de Transição. De nada valeu eliminar um violento ditador.

Luis Fabiano nunca me enganou

           Até não marcar os gols que a torcida estava esperando, a gente perdoa. Mas cometer um penalti e abrir o caminho para a vitória do Libertad, ontem no Paraguai, foi demais. Eu nunca me iludi com Luis Fabiano, mesmo antes de sua transferência para o futebol espanhol. Porém, muita gente - especialmente da crônica paulista - ficou pedindo a sua convocação para a Seleção e sua volta ao São Paulo.  Dunga entrou na conversa e levou o homem para a Copa. Foi aquele fiasco. Agora, já estão dizendo que ele virou vilão. Na verdade, pra mim ele sempre foi um vilão. O problema de Luis Fabiano é de berço e falta de cultura.
            Só quero ver quem é que vai pagar esta conta. O São Paulo jogou dinheiro fora.