Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 18 de março de 2012

A melhor vitória do ano

         A vitória que o Londrina obteve agora à tarde, em Arapongas, foi sem duvida a mais consistente do ano. Finalmente, o Tubarão me convenceu de que está realmente em alta e em condições de lutar por um lugar na Série D Nacional ou até pelo título do returno paranaense. Ninguém esperava que o Arapongas pudesse ser goleado por 4 a 0 em sua própria casa. E não foi uma goleada acidental. Foi amplo o domínio do Alviceleste em todo o jogo.
          A estréia do uruguaio Mathias Cardaccio foi muito boa. Um jogador muito acima dos que aí já estavam. Chegou e tomou conta do time. Tem absoluta razão o comentarista Nilton Goes, que disse durante o jogo:"Parece até que esse uruguaio está há muito tempo no time. Arrumou a meia-cancha e já é o lider da equipe dentro de campo." Esse sim foi um reforço de verdade que o Tubarão contratou.
           Fez 4 a 0 e poderia ter feito pelo menos mais 3 gols. Alexandre Oliveira, Arthur, Airton e Cardaccio marcaram os gols. Foi uma partida perfeita da equipe londrinense.
   A frustração foi a presença do público. Nem metade do Estádio dos Pássaros foi ocupada. A torcida do Arapongas ficou nas cobertas e 500 ou 600 torcedores do Tubarão ficaram no meio da arquibancada do outro lado. Muitos espaços sobraram vazios. Neste aspecto, nossa região não é mais como antigamente. Mas a transmissão direta pela TV pode ter atrapalhado.

Coritiba levou um susto, mas ganhou

     O Coritiba sofreu para vencer o Paranavaí, agora à noite no Couto Pereira. Depois de um primeiro tempo de 0 a 0, o Vermelhinho saiu na frente, com um gol de Noriva, aos 6 minutos da fase final. Só então o Coxa reagiu, virando para 3 a 1 e se mantendo em igualdade de pontos com o Londrina no returno do Paranaense. O Coxa perde no saldo, pois tem 3 gols a menos que o Tubarão, que se mantem na liderança. Anderson Aquino, Lincoln e Emerson fizeram os gols  da virada alvi-verde.

***** No outro jogo disputado agora à noite, o Cianorte voltou a fracassar, perdendo em Paranaguá, para o Rio Branco local, por 2 a 1. O Leão do Vale do Ivaí está fora da briga pelo título do returno, pois tem apenas 5 pontos ganhos, enquanto Coriitba e Londrina já estão com 12.

Atlético tropeçou em Apucarana

          O Atlético Paranaense parece estar caindo de produção. Já andou pipocando na Copa do Brasil e não tem sido convincente no certame estadual. Hoje à tarde, não passou de um empate com o Roma, na partida disputada no estádio Bom Jesus da Lapa, em Apuacarana, por 1 a 1.

                                                                                 Gazeta do Povo
           O Furacão fechou o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, gol marcado por Guerron, que cobrou um penalti, o goleiro Espada rebateu e o atacante empurrou a bola para dentro do gol. O empate do Roma veio aos 36' do segundo tempo, quando o goleiro Rodolfo saiu mal e deu chance para Fábio marcar de cabeça.
             Com o resultado, o Atlético ficou mais longe do sonho de ganhar também o segundo turno e conquistar o título estadual sem disputa extra. Não está merecendo mesmo.

****** Na base do vira-vira, o Corinthians Paranaense ganhou do Iraty no Ecoestádio, por 3 a 2. Com isso, o Iraty completou um ano sem vencer no Campeonato Estadual. Pela ordem, marcaram: Andrezinho (C), Gizo (I), Paraíba (I), Rodrigo Hote (C) e John Cesar (I). Domingo que vem, o Iraty enfrenta o Londrina, no Estádio do Café, enquanto o Corinthians vaio a Paranavaí.

******Quem começa a reagir é o Operário, que hoje conseguiu sua vitória seguida: 2 a 0 sobre o Toledo, em Ponta Grossa. Neguette e Ceará fizeram os gols do Fantasma, que na prtóxima rodada joga outra vez em casa, contra o Rio Branco. O Toledo receberá a visita do Roma, que continua mal no campeonato.

Lucas decidiu o clássico

          Foi só eu pegar no pé do Lucas, no meio da semana, e ele resolveu jogar. Foi o destaque do jogo em que o São Paulo derrotou o Santos por 3 a 2, no Morumbi, hoje à tarde. Foi um ótimo jogo, quebrando a monotonia da primeira fase do Paulistão 2012. Casemiro, Luis Fabiano e Lucas fizeram os gols tricolores, com Edu Dracena e Neymar descontando para o Peixe.
           É um perde e ganha tão grande que está difícil ver quem está realmente bem neste começo de ano do futebol de São Paulo. O Corinthians, por exemplo, jogando com  o time reserva, só empatou com o Comercial de Ribeirão Preto, que está entre os últimos colocados, por 3 a 3. Ramon, Gilsinho e Emersom fizeram os gols corinthianos, com Marcelo Ferreira, Elton e Fabão marcando para o Comercial.
            Está tão complicado que até o Palmeiras é lider.
          
            

Federer é tetra em Indian Wells

          Terminou agora a decisão do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia. O suiço Roger Federer ganhou bem do norte-americano John Isner, que só assustou no primeiro set, quando chegou ao tie-break. Depois, Federer mostrou que está em ótima forma e disposto a fazer uma grande temporada. Venceu por 2 a 0, com parciais de 7/6 e 6/3.
           Foi a 19ª conquista do suiço em Masters, igualando-se a Rafael Nadal. O chamado "Leão da Montanha", que está em terceiro no ranking, sonha em voltar ao topo do tenis mundial.


***** No feminino, a bielorussa Victoria Azarenka continua invicta em 2012. Ganhou o título em Indian Wells, na vitória sobre Maria Sharapova, por 6/2 e 6/3. Azarenka completou 23 vitórias seguidas, embolsou US$ 1 milhão e chegou ao 12º título na carreira.

Ressuscitaram Muamba

             Enfermeiros que socorreram o jogador do Bolton, Fabrice Muamba, ontem em Londres, disseram que o atleta africano foi literalmente ressuscitado, após o mal súbito que sofreu. Os atendentes contaram que logo depois que o socorro começou a ocorrer, "Muamba estava morto". Ele permaneceu sem respiração, embora continuasse a receber os mais indicados tipos de atendimento para o caso. O desespero dos jogadores dos dois times (foto) era total.

              Somente no The London Chest Hospital é que o jogador voltou a respirar. Existe, inclusive, uma preocupação com sequelas que possam ficar, porque Muamba ficou muito tempo sem respirar. Os médicos dizem que somente depois de completadas 48 horas é que se poderá ter uma idéia melhor do verdadeiro estado de saúde do jogador africano,  que tem nacionalidade inglesa. Por enquanto, seu estado continua sendo crítico.

Senna bate em Massa. Só faltava essa.

          Mudou o ano, mas o automobilismo brasileiro continua mal na Fórmula 1. O que estava faltando para comprovar a incapacidade de nossos pilotos aconteceu hoje, no GP da Austrália, vencido por Jenson Button. Bruno Senna, que muitos acreditam ser a reencarnação de seu tio Ayrton Senna, bateu no compatriota Felipe Massa. Os dois não concluiram a prova. Antes, logo após a largada, Bruno já havia se envolvido em outro acidente, desta vez com Daniel Ricciardo. O guri não está com nada mesmo.
                      Mal a prova começou, Bruno Senna já se enrolou no meio dos outros
      
    Barberagens brasileiras a parte, a McLaren deu um show na Austrália. Lewis Hamilton foi o primeiro nos treinos e Jenson Button o primeiro na corrida. E ganhou fácil, quase de ponta a ponta. Largou em segundo e logo assumiu a liderança. A dobradinha não saiu porque o campeão Sebastian Vettel se meteu entre os dois e ficou em segundo lugar. Hamilton terminou em terceiro, Webber em quarto e Alonso em quinto. Ficou tudo mais ou menos do jeito que estava no ano passado. Schumacher,que prometia ser a surpresa, abandonou após 12 voltas.
              Pobre de quem ficou acordado até as cinco horas da manhã para ver brasileiro batendo em brasileiro. A segunda corrida também será disputada de madrugada, na Malásia, às cinco da matina do próximo domingo. Tô fora, pode acreditar. Só se vierem me buscar aqui em casa, de helicóptero.