Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

O "caso Germano"


                     Incompetência é a palavra chave neste caso que envolve o volante Germano do Londrina, que jogou irregularmente na primeira rodada do Estadual. Alguém foi incompetente nesta história.
                  
                      Não sei se o erro foi do Tribunal,  foi do advogado de defesa, da Federação ou dos funcionários do Londrina. Mas alguém foi incompetente.  O que aconteceu foi um absurdo. Muita ingenuidade !
Mais um título e muito choro
na despedida de D'Alessandro




                                                     

 
          Foi uma despedida diferente daquelas que a gente está acostumado a ver. Pra começar, foi um jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Estadual. Só que esta partida  São José x Inter, disputado no gramado sintético do Passo D'Areia, reduto do "Zequinha", em Porto Alegre, também decidia a Recopa Gaúcha.
  
           E, como houve empate sem gols, a Recopa teve que ser decidida nos pênaltis, já sem a presença de D'Alessandro, substituído por Alex aos 35' do segundo tempo. O Inter venceu por 3 a 2 e fez festa, com troféu, volta olímpica e muita choradeira pela saída do argentino.  


C  A  R  N  A  V  A  L 



 
 
A SÃO CLEMENTE VEM COM
UM ENREDO MARAVILHOSO
 
 
                    Com o enredo "Mais de mil palhaços no salão", o ensaio da São Clemente não podia ser diferente e milhares de componentes vestidos como o personagem circence invadiram a Sapucaí, na noite do último sábado. Apesar de um tema alegre, boa parte das alas não cantou o samba. Um dos motivos para o visível desânimo de muitos, foi o longo tempo parado na Avenida devido à demora na apresentação da comissão de frente nos módulos dos jurados.



Neste quesito de abertura, a carnavalesca Rosa Magalhães veio dentro de um bonde. O grupo do coreógrafo Sérgio Lobato fez graça e piruetas para o público. Um ponto positivo foi manter o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Fabrício e Denadir, desfilando na frente da bateria, o que dá mais empolgação à dupla. Porém, pequenos buracos se abriram diante deles, quando se apresentavam para os julgadores.
 
Com gravatas e chapéus de palhaços, a bateria teve um treino satisfatório e quer voltar a conquistar as notas máximas obtidas em 2015. Um pequeno clarão também apareceu quando os ritmistas entraram no segundo recuo.
 
Após um ótimo desfile no ano passado, a agremiação da Zona Sul tem a expectativa de tentar chegar ao Desfile das Campeãs desta vez e deixar de ser vista como uma concorrente que sempre briga para não cair de grupo. Com uma carnavalesca renomada e um enredo irreverente como a escola, as alas só não podem esquecer de cantar todo o samba com mais vontade na segunda-feira de Carnaval. A São Clemente será a terceira desse dia.
 
A São Clemente será a terceira escola a desfilar, na segunda feira de Carnaval 
 
 
OO  -  OO  -  OO  -  OO
 
 
                  VENDAVAL AMEAÇA A
                FOLIA EM PORTO ALEGRE


                            A Secretaria Municipal da Juventude informou, ontem à noite, que mais duas datas do carnaval de rua da Cidade Baixa estão canceladas devido aos estragos causados pelo temporal que atingiu Porto Alegre na última sexta-feira. Assim, os desfiles que ocorreriam nos dias 6 e 9 de fevereiro estão suspensos.

Em comunicado, a Secretaria Municipal da Juventude afirma que toda a infraestrutura da prefeitura está voltada para a reconstrução da cidade e, por isso, não é possível garantir a realização do carnaval de rua de acordo com a agenda estabelecida anteriormente.

Novas datas para estes desfiles serão definidas em conjunto com os blocos, as produtoras e a Brigada Militar. Na segunda-feira já havia sido anunciado o reagendamento do bloco Maria do Bairro, que participaria das comemorações na Cidade Baixa no último sábado.
 
 
 
OO  -  OO  -  OO  -  OO
 
 
HOJE NO LARGO DO AROUCHE
 
 
Tem bloco pra todo o lado desfilando em São Paulo, nestes diaS finais de preparação para a folia carnavalesca.  Daqui a pouco, a partir das seis da tarde, esse povo aí da foto vai incendiar o central Largo do Arouche. É o Bloco "Tô no Vermelho", fundado em 2010 pelo pessoal do PCdoB.
Eles misturam muita farra com "alfinetadas" políticas. É sempre muito divertido !
LIBERTADORES
A boa estréia do São Paulo



             Quando um jogador é bom, ele mostra isso em menos de meia hora. Foi o que aconteceu com o argentino Calleri, ontem no Peru, na estréia do São Paulo na Libertadores 2016, em partida disputada na cidade de Trujillo.
 
           O Tricolor estava perdendo para o Cesar Vallejo por 1 a 0, quando Calleri entrou no jogo, como estreante, aos 12 minutos do segundo tempo. No seu primeiro lance, deu uma trombada num peruano e recebeu cartão amarelo. Mas aos 20 minutos,  marcou um golaço, por cobertura, garantindo o ótimo empate (1 a 1) para o São Paulo, que decidirá em casa a vaga para a Fase de Grupos do torneio.
 
          Veja no vídeo abaixo os gols do jogo. E confira a categoria do novo argentino do São Paulo no lance do gol de empate. Uma "pintura" de gol !                         

                    
Voto de pesar !
 
               O Blog do Flávio Campos registra com pesar o falecimento de um pioneiro londrinense, o senhor Joaquim Romero, que está sendo velado no Parque das Oliveiras, com sepultamento previsto para o período da tarde.
 
              O meu abraço à toda a família, especialmente ao nadador Rogério Romero, uma dos maiores nomes da história da natação londrinense, e filho do falecido.
 


                                                 S   E   R   I   E   M   A

    A  SERIEMA, certamente o canto mais conhecido do cerrado, é o 43º personagem da nossa série BICHO AMIGO
 
 
 
 

 

 
                                  A Seriema, Cariama cristata, é a única representante da família Cariamide no Brasil. Ela vive desde a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia até o Brasil central e oriental e oeste de Mato Grosso, Sul do Pará e Maranhão.


A Seriema caracteriza-se por ser uma ave pernalta - pode chegar a 90cm de altura e pesar até 1,4 quilo. Possui uma plumagem cinzenta com uma ligeira tonalidade amarelada, bicos e pernas avermelhadas. É uma das poucas aves que possuem cílios. 



Seu bico é típico de aves catadoras, que passam o dia andando lentamente com a cabeça abaixada, a procura de insetos, roedores, lagartos e ocasionalmente cobras.
 Para matar uma presa maior, como um roedor, costuma batê-lo violentamente contra o chão inúmeras vezes.
Além disso, a Seriema é muito veloz, chegando ao alcançar 50 km por hora.

 
 
               Em cativeiro, como no Zoológico de São Paulo,  mesmo recebendo o roedor já abatido, a Seriema mantem o  seu instinto. 

          Ela  costuma escalar árvores com suas unhas afiadas, onde se empulera em troncos altos para pernoitar.






























Em relação a sua reprodução, a  Seriema costuma fazer o ninho com gravetos e galhos em árvores. Em geral,  ela põe dois ovos.


 
Após 26 a 29 dias, nascem os filhotes que são alimentados pelos pais diretamente no bico. Com apenas doze dias, os filhotes abandonam o ninho e já começam a emitir um som estridente para chamar a atenção dos pais.
 
 
 

   A  principal característica da Seriema e o canto longo e estridente que pode ser ouvido a um quilometro de distância, sendo, sem dúvida, a vocalização mais importante e conhecida nos cerrados.
 
Conheça no vídeo o famoso "Canto da Seriema"

                      




AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Linda a mensagem postada por Luiz Victor Myszkowski, e justamente no dia em que ele iniciou uma nova fase de seu tratamento no Hospital do Câncer. Emocionante esse otimismo do Luiz Victor !