Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 14 de abril de 2015

               Muita gente cantou e tocou boleros, no auge deste gênero musical. Mas poucos com tanto talento e sentimento. Nos melhores bailes dos melhores tempos, eles sempre estiveram presentes

                                  L O S       P A N C H O S

                      


         No Brasil, o grupo sempre foi mais conhecido como Trio Los Panchos. E assim são chamados até hoje por muita gente, por aqui.    Originalmente, entretanto, Los Panchos nasceu em 1944, quando dois mexicanos (Alfredo Gil e Chucho Navarro) e um porto-riquenho (Hernan Avilés) se encontraram em New York City. Os três tocavam guitarra e cantavam. E os nova-iorquinos se encantaram com aquele som que eles faziam.

         As  canções românticas da América Latina levaram Los Panchos a fama. Sempre foram considerados como um dos melhores trios de todos os tempos. Venderam e continuam vendendo milhões de discos. Ninguém sabe ao certo a quantidade de álbuns negociados no mercado.

         O prestígio do conjunto foi tão grande desde o início, que eles apareceram em mais de 50 filmes. Especialmente os produzidos na chamada "idade de ouro" do cinema mexicano. Todo filme bom, tinha que ter pelo menos uma música cantada por Los Panchos.

          Depois de ficarem um  bom tempo instalados em Nova York, eles começaram a viajar internacionalmente a partir de 1946. Naquele mesmo ano resolveram mudar sua sede para a Cidade do México, considerada "a capital mundial da música em língua espanhola".    Foram recebidos de braços abertos. A XEW-AM,  emissora mais popular do rádio mexicano, até reservou um grande espaço diário para a música de Los Panchos.  E em 1951, o conjunto lançou uma grande turnê internacional por toda a América Latina, consolidando a sua fama. E então correu o mundo inteiro.

           Mas a partir de 1952, começaram as mudanças dentro do grupo. E muitos nomes foram se sucedendo na passagem por Los Panchos, como Julito Rodriguez, Johnny Albino, Miguel Poventud, Ovidio Hernàndez e Rafael Basurto Lara. Do grupo que originalmente formou o grupo,  só Alfredo Gil permaneceu até se aposentar na música.

          Hoje, a exemplo do que ocorre com outros conjuntos famosos, como os americanos "The Platters", existem vários trios que afirmam ser os legítimos sucessores do trio original. Talvez o mais autêntico seja o que conta com Rafael Basurto Lara, que é vocalista do grupo desde 1976.





         No vídeo que ilustra esta postagem, o amigo encontra nove lindos boleros:  CONTIGO  -  CELOSO  -  FLOR DE AZALEA  -   POQUITA FÉ  -  TRIUNFAMOS  -  SABOR A MI (com Edie Gorme)  -  SOLAMENTE UNA VEZ  (com Imelda Miller)  -  SIN TI  e  QUIZAS (com Silvia Pinal)

      Duas empresas parceiras do Palmeiras estavam patrocinando os árbitros do Campeonato Paulista. A Fifa ficou sabendo e mandou a Federação Paulista cortar o patrocínio. De qualquer forma, ficou chato, hein ? Principalmente porque o Palmeiras vive falando em dignidade.


        Por outro lado, crescem os protestos das torcidas dos outros clubes contra uma suposta ajuda dos árbitros ao Corinthians nos últimos jogos.  Até no Programa do Ratinho houve uma pesquisa, nesta segunda-feira, para saber a opinião do público.  E a maioria achou que o Timão está mesmo sendo beneficiado.  Será ?



       Muito boa, a colocação feita pelo colunista Antônio Carlos Macedo, do jornal Diário Gaúcho: "Falar em impeachment agora é flertar com o golpismo."  Também acho.  Se o Brasil errou em reeleger a Dilma, o mais prudente é corrigir o suposto erro nas eleições de 2018.  Um golpe, seja ele político ou militar, é muito pior do que tudo que aí está.  E nós brasileiros já devíamos saber disso
 Já sai correndo trás
 
             Foi ruim a estréia da  Unifil na Série Prata do Paranaense de Futsal, sábado último em Siqueira Campos: derrota por 3 a 2.  Nunca é bom começar perdendo, porque já tem que sair correndo atrás do prejuízo. Mas agora, o time londrinense vai jogar em casa, sábado contra o São José, que estreou vencendo o Monte Sião/Paranaguá. Ganhar é preciso !
           

Pé bom, cabeça ruim !

         Cheguei a escrever aqui no Blog que o lateral-esquerdo Allan Vieira era melhor do que o Wendell, outro jogador da posição que defendeu o Londrina, foi para o Grêmio e hoje joga no futebol alemão. Mas não é não, embora também tenha grandes qualidades técnicas. É que o Wendell, além de jogar bem,  tinha uma ótima cabeça. E o Allan finalmente mostrou a sua deficiência.  É um jogador de pouca disciplina.
          No domingo, ele não pode jogar contra o Coritiba, numa semifinal de campeonato, porque estava suspenso. E amanhã não poderá atuar contra o Santos, num jogo de Copa do Brasil, porque tem outra suspensão para cumprir. Se for esperto mesmo, o Sergio Malucelli vai achar um jeito de negociar Allan Vieira após o final do Estadual.  Agora entendo porque esse jogador não ficou nos bons clubes pelos quais passou, como Corinthians, Portuguesa e Santa Cruz. O pé é bom, mas a cabeça não ajuda muito.
          Se alguém disser que esse samba aí não é maravilhoso, vai virar meu inimigo.  Fico de mal pra toda a vida  rsrsrs  - "Eu só quero te namorar / Deixa eu te abraçar /  Deixa eu te beijar ..."            Isso tem a cara dela

             L  E  C  I          B  R  A  N  D  à O


                     

 
          LECI BRANDÃO DA SILVA, carioca de Madureira, criada em Vila Isabel,  aparentemente não é uma mulher bonita. Mas a beleza se esconde dentro dela, e só se mostra nas horas especiais. Como neste vídeo que abre a postagem.
            Comunista, racista, feia, lésbica, podem falar o que quiserem dela, mas quando o negócio é samba, não tem ninguém melhor do que Leci.  Sou louco por esta "neguinha", que já tem 70 anos mas está cada vez melhor.

                       
               Estudou no Colégio Pedro II e na Universidade Gama Filho onde se formou em Direito, quando já começava a ingressar nos meios musicais.  Em 1966, ganhou o concurso do Programa Flávio Cavalcanti, com as composições "Minha Mensagem",  "Fim de Carnaval" e  "Favela em três tempos".
             Cantora e compositora, começou sua carreira no início da década de 70, tornando-se logo a primeira mulher a participar da Ala de Compositores da Mangueira.

 
 
               Teve uma vida profissional das mais intensas.  Gravou ao todo 20 álbuns e três compactos. Brilhou no MPB Shell promovido pela Globo, em 1980, com a música "Essa tal criatura".   E em 1985 "emplacou" outro sucesso, gravando "Isso é fundo de quintal".  Já em 1995, foi intérprete da Escola Acadêmicos de Santa Cruz, brilhando na passarela. E em 2012 foi homenageada pela Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé.
 
              Posteriormente, além de se dedicar à carreira musical, Leci  tornou-se membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e também do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. E desde 2003 vem também exercendo a função de comentarista dos desfiles de escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo.






         



Outra atividade marcante foi a politica. Em fevereiro de 2010, Leci Brandão filiou-se ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e candidatou-se ao cargo de deputada estadual pelo Estado de São Paulo. Elegeu-se com mais de 85 mil votos.  Sua atuação se  concentra em projetos de inclusão dos negros nas universidades, na luta pelo respeito à Lei Maria da Penha, pela defesa dos professores e no combate à intolerância religiosa e à homofobia.
         







         Por tudo isso, e muito especialmente por seu enorme talento, incluo Leci Brandão entre as mais importantes sambistas da Música Popular Brasileira. Uma grande artista. E que mulher/pessoa maravilhosa.


                     Na página da amiga Terezinha Oliveira, no Facebook, encontrei esta linda postagem, que a faz a gente lembrar imediatamente de pessoas que passaram ou estão passando por nossa vida