Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Guarde bem esses números

      Pra gente ir se acostumando desde já, eis a numeração dos jogadores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo: 1 - Jeferson; 2 - Daniel Alves;  3 - Thiago Silva;  4 - David Luiz;  5 - Fernandinho; 6 - Marcelo;  7 - Hulk;  8 - Paulinho;  9 - Fred;  10 - Neymar Jr;  11 - Oscar;  12 - Julio Cesar;  13 - Dante;  14 - Maxwell;  15 - Henrique;  16 - Ramires;  17 - Luiz Gustavo;  18 - Hernanes;  19 - Willian;  20 - Bernard;  21 - Jô;   22 - Victor; e 23 - Maicon.

      Estou esperando pra ver o que dizem os supersticiosos

Olha o que a Holanda fez com a Gávea !

   

         Quem entrar  na Gávea agora, nem  vai reconhecer o  ambiente. Vejam como ficou o gramado, antes tão judiado.  Estava tão ruim que o Flamengo só treinava no "Ninho do Urubú".  Mas os holandeses, que vão utilizar o local durante a Copa do Mundo, trouxeram até a grama da Europa. Máquinas de aeração e descompactação também vieram de lá, para serem utilizadas pela Greenleaf, empresa responsável por sete dos 12 estádios do Mundial, além dos centros de treinamento das grandes seleções, como Alemanha, Argentina, Itália e Inglaterra.
         Os vestiários e outros setores da Gávea também foram totalmente reformados. Ficou tudo com  cara de primeiro mundo, como se pode ver pelas fotos do G1. A Copa vai nos deixar muita coisa boa.
 
 
 

Ramires ganha o lugar de Hernanes



        Julio Cesar; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Ramires e Oscar; Hulk, Fred e Neymar.  Esta será a formação do Brasil para o jogo de amanhã, contra o Panamá, no  penultimo teste da Seleção antes da Copa do Mundo. A novidade de última hora é que Ramires (foto) no  lugar de Hernanes, que parecia ser o mais cotado para preencher a ausência de Paulinho poupado no jogo.  Mas na zaga foi confirmada a entrada de Dante no posto do capitão Thiago Silva, o outro jogador que será preservado.
        A partida de amanhã terá como palco o estádio serra Dourada, em Goiânia, com início às 16 horas. E já se sabe que Felipão fará seis alterações durante o jogo. O time que começa é o que treinou hoje, com cerca de 20 mil torcedores no Serra Dourada. Amanhã teremos três vezes isto.

Neymar vai fazer história



        Foi um show o capítulo de hoje da série do repórter Tino Marcos, que mostra os jogadores da Seleção Brasileira, na base de um por dia. Acabei de ver na Globo. Neymar foi o craque do dia, e sua vida emocionante foi mostrada com detalhes. O Brasil inteiro deve ter assistido. E, certamente, ninguém se arrependeu.
         Neymar é mesmo um predestinado. Um cara que nasceu para vencer na vida. O lendário Zito, volante da Seleção nas vitórias de 58 e 62, disse no programa de agora há pouco que "ele já é melhor que o Messi. É o melhor jogador da América."  E muita gente já concorda com esta opinião.
 
              O que é que você espera de Neymar nesta Copa ?

Se o Brasileirão terminasse hoje....

           Foram só nove rodadas, mas já deu pra gente ter uma idéia de quem tem realmente possibilidades de brigar pelo título de campeão brasileiro de 2014.  Não tanto pela classificação, porque ela muda radicalmente a cada rodada. Muito mais pelo que se viu em campo, onde surgiram muitas decepções.
                       
           Embora eu nunca me convença de que o Cruzeiro é o melhor time do País, não dá pra contestar a sua liderança. Foi quem mais ganhou (6 vitórias) e quem mais marcou (18 gols). Mas acho que tomou gol demais (10). Sua maior virtude foi a de ter vencido três vezes fora de casa. Derrotar o Inter no Rio Grande do Sul não é fácil.
            Dos nossos representantes, o Atlético é sem dúvida o melhor, com 48,1% de aproveitamento e três vitórias. Já o Coritiba só ontem conseguiu ganhar a primeira. E já perdeu quatro jogos. Fechou esta fase na zona de rebaixamento. Com esse time, corre mesmo o risco de cair para a Série B.
           O futebol paulista reagiu e colocou Corinthians e São Paulo entre os quatro primeiros. E não tem ninguém lá embaixo. Seu pior representante é o Palmeiras, que está em 10º lugar. Parece que são poucas as possibilidades de algum paulista cair esse ano.
           No Rio, é oito ou oitenta. O Fluminense é o vice, mas o Flamengo também é o segundo de cabeça pra baixo, aparecendo em penúltimo lugar. Como é que pode o Flamengo só ganhar um jogo em nove disputados ? E o Fogão também vai mal. Está em décimo-quarto.
            E a gauchada está bem colocada, mas a dupla Grenal não me passa muita confiança. E o meu Grêmio voltou a mostrar ontem que não tem bala na agulha. Empatar em casa com o ridículo Palmeiras é "pra acabar".
 
           Esta parada no Brasileirão pode ser boa pra todo mundo. Especialmente para que a qualidade do campeonato melhore. Até agora, foi bem fraco
 

A morte de Maurício Torres

      O esporte brasileiro sofreu um golpe duplo no último sábado. Além do ex-jogador da Seleção Marinho Chagas, morreu também o narrador e apresentador esportivo Maurício Torres, de apenas 43 anos.  Quase caí de costas quando soube da notícia. Pensei até que ele tivesse sofrido algum acidente automobilístico.  Não sabia que estava hospitalizado há quase um mês.
       Maurício era muito conhecido, mas vinha aparecendo menos porque trabalhava na TV Record, com menor visibilidade. Conheci o Maurício quando ele trabalhava na Globo. Primeiro na Rádio Globo e depois na TV Globo. Era do bem.  Um cara aparentemente tranquilo e competente.
        De dois anos pra cá, vinha apresentando o "Esporte Fantástico" na Record, com Mylena Ciribelli e Claudia Reis. Com experiência de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Pan-Americanos, Maurício sempre se destacava.
        O que se noticia é que Maurício Torres se sentiu mal durante um vôo Rio/São Paulo, no dia 1º de Maio. Foi constatada uma arritmia cardíaca. Veio depois uma infecção que complicou tudo e provocou a sua morte. Deixou mulher e uma filha de oito anos. Foi sepultado no Rio.  Como a gente morre fácil, não é mesmo ?

O som das minha noites


            Minhas noites sou eu mesmo que faço. No silêncio que as vezes até assusta, pego o velho violão DiGiorgio e faço uma pequena viagem através das minhas canções preferidas. Na maioria são versos mais antigos, que podem ser tristes ou alegres. Não faço discriminações. As vezes canto músicas atuais. Quero apenas ser feliz a minha maneira.
            Nunca fui um grande violonista. Só o suficiente para me acompanhar. Houve um tempo em que eu cantava razoavelmente bem. Estava em forma, participando dos inesquecíveis festivais, no Boliche,  no Cine Joia, no Colossinho ou em vários outros locais. Era muito bom aquilo. Os amigos que me conhecem há mais tempo, sabem do que estou falando.
             Além dos festivais, todas as noites eu cantava no "Cantinho", barzinho que dirigi por muitos anos.  O som que se fazia por lá era sempre de boa qualidade. Cantores daqui, como o ótimo Tigrão e a maravilhosa Lena Mariano, que hoje mora nos Estados Unidos. Como cantava aquela guria.  E também os famosos de fora que pelo "Cantinho" passaram, como Gilberto Gil, Alaíde Costa, Juca Chaves, Johnny Alf e outros.
              Também sinto falta do saudoso Pinheiro, que seguidamente me acompanhava com sua harmônica (gaita de boca), aqui em casa. Ele tocava qualquer música que vc lembrasse. Foi embora muito cedo o João Paulo Reeberg.
               Mas hoje o clima é absolutamente intimista. Canto pra mim. Estou querendo dividir esta sensação com os amigos do Blog.  Geralmente escolho três canções e curto um pedaço da noite com elas. Ontem, comecei com "Estrada do Sol", uma obra prima de Tom Jobim e Dolores Duran. E que abre dizendo: "E' de manhã/ Vem o sol mas os pingos da chuva/ Que ontem caiu/ Ainda estão a brilhar...."  A melhor gravação desta música foi do saudoso Agostinho dos Santos.
                Em seguida, curti um samba, através de "Poxa / Como foi gostoso / Te encontrar de novo..."  Fez muito sucesso esta criação do cantor e compositor Gilson de Souza.  "Poxa" é um samba muito gostoso de cantar.     
                 E finalizei com uma das minhas preferidas. Daquelas músicas que mexem comigo. Foi a Katia, cantora cega de ótimo repertório, que tornou a canção "Qualquer jeito" um sucesso nacional. E muita gente nem sabe que ela foi escrita por Roberto e Erasmo Carlos. O seu refrão realmente me "arrepia":  "Não está sendo fácil /  Não está sendo fácil / Viver assim / Você está grudada em mim ".
               Aos interessados em conhecer melhor estas músicas que curti aqui, sugiro que procurem o Google. Vocês encontrarão facilmente as letras com cifras. E poderão até ouvir as canções e talvez entender porque elas "mexem comigo". 
 
           Realmente interessante o teste que a amiga Lena Ryan, residente em Kansas City (EUA) postou no Facebook. Parece fácil, mas não é. Experimente