Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 29 de julho de 2016

RIO 2016
A meta mínima do Brasil é 30 pódiuns


O objetivo traçado pelo Comitê Olímpico 
Brasileiro é o 10º lugar. Para isso, estima-
se que os atletas do país devam subir ao 
pódio pelo menos 30 vezes.
  Sozinho, Papa rezou em celas 
     subterrâneas, onde presos
    morriam de fome e de sede !




                          O papa Francisco realizou nesta sexta-feira uma das visitas mais esperadas de sua viagem à Polônia: a ida aos campos de concentração nazista de Auschwitz e Birkenau, símbolos de horror da Segunda Guerra Mundial e palco da morte de milhões de judeus.

                         Em espanhol, o líder católico escreveu uma mensagem no "Livro de Honra" às vítimas. "Senhor, tende piedade do teu povo! Senhor, perdoa tanta crueldade" - escreveu o Pontífice, de acordo com informações do Museu Memorial de Auschwitz.

                          A viagem, feita em grande parte a pé pelo sucessor de Bento XVI, foi realizada em silêncio. Francisco orou sozinho por diversas vezes (foto)  e parou por alguns minutos perante ao Bloco 11 de Auschwitz, considerado o "Bloco da Morte" dos judeus presos pelos nazistas. No local, há também a cela do mártir franciscano Maximiliano Kolbe, que trocou sua vida para que os militares de Adolf Hitler poupassem uma família de judeus.

                         Kolbe foi beatificado por Paulo VI em 1971 e canonizado por João Paulo II em 1982. Em frente ao muro da morte, onde os presos eram executados, Francisco acendeu uma lâmpada a óleo para homenagear as vítimas e que ficará como um presente de Francisco ao complexo.
O Papa ainda encontrou um grupo de sobreviventes do Holocausto, em momento  repleto de emoção, com troca de abraços e de algumas palavras. Um dos sobreviventes deu de presente para Jorge Mario Bergoglio uma pequena vela, que o argentino acendeu em frente ao chamado "muro do fuzilamento".

                        Assim que terminou a visita em Auschwitz, o papa foi ao campo de Birkenau, onde voltou a rezar em silêncio diante das lápides que lembram as vítimas do Holocausto de todas as nações.  

                          Após a visita ao local, Bergoglio voltou para Cracóvia onde fará uma visita a um hospital pediátrico e depois celebrará a procissão da Via Crucis com os jovens da Jornada Mundial da Juventude. Francisco é o terceiro líder da Igreja Católica a visitar o local. Antes dele, o papa João Paulo II e Bento XVI fizeram viagens ao país como líderes da entidade.

    É a noite de saber 
qual Brasil é melhor 

           

               Clube de Regatas Brasil (Maceió) e Gremio Esportivo Brasil (Pelotas) jogam hoje às 19h15m, lá em Alagoas, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Vai ser um jogo bom, pode apostar. É claro que vou ver pela TV.



                    De um lado, o vermelho e branco do CRB, fundado em Maceió, em 1912.  
O cardeal-do-nordeste também conhecido como galo de campina é uma ave da família Emberizidae, grupo dos cardeais. A espécie tem cerca de 17 cm de comprimento, cabeça anterior e garganta vermelhas sem topete abdomem branco, costas acinzentadas. Vive em bandos nas caatingas em quase todo o Nordeste brasileiro. Alimenta-se de sementes. Quando o Estádio Severiano Gomes Filho estava sendo erguido, em meados dos anos 20, no bairro da Pajuçara, existiam muitos galos de campina no local. Por isso o mascote do CRB se tornou este pássaro. Inclusive, no início do futebol, os jogadores usavam meiões pretos, devido a cor do galo.


                           Do outro lado, o vermelho e preto do Brasil de Pelotas, fundado em 1911
                         A escolha do Índio Xavante como mascote do Rubro-negro passa pela rivalidade local  do GE Brasil com o EC Pelotas. Aconteceu em 1946, no clássico BRA-PEL que decidiria o título do Campeonato Citadino daquele ano. O time da Baixada, que jogava fora de casa, foi para o intervalo perdendo por 3 a 1 e com um jogador a menos em campo.
Na volta para a segunda etapa tudo parecia perdido. O técnico Teté, que comandava o Brasil naquele jogo, chegou até ameaçar tirar a equipe de campo. Mas os torcedores rubro-negros não deixaram. Pelo contrário, eles empurraram o time para uma virada histórica. A partida terminou num impressionante 5 a 3, em uma das mais suadas e emocionantes das tantas vitórias que o Brasil já conquistou sobre o rival da avenida. Após o apito final, a torcida vencedora não se aguentou nas arquibancadas, atropelou o alambrado e invadiu o campo para comemorar. Vendo toda aquela euforia, quase que descontrolada, um dirigente do Pelotas comparou a festa em vermelho e preto ao filme “Invasão dos Xavantes” (em cartaz naquela época), dizendo: “eles foram um bárbaros ao final do jogo, pareciam uns Xavantes”. Irreverente que é, a torcida rubro-negro ignorou o tom pejorativo da expressão e adotou a simpática e querida figura do Índio Xavante como mascote do Brasil.

Road trips


           Road trips, viagens feitas normalmente em um carro com os amigos, estão entre as mais gostosas coisas a se fazer na vida. Se esquece dos problemas, se joga conversa fora, se toma chimarrão e sempre tem uma música que marca o percurso. Além de diversão, viajar em grupo a bordo de um veículo tem sido alternativa aos preços que pesam no bolso em passagens intermunicipais. Em comunidades no Facebook, pessoas têm oferecido e solicitado carona. Juntas, elas dividem os custos e vencem a solidão dos ônibus.

          São quase 16 mil membros de comunidades on-line para combinar caronas lá em Pelotas, minha cidade natal, que fica bem no litoral sul do Brasil. Existem muitos grupos nominados, tipo "Caronas Porto Alegre", "Caronas das Minas" ou "Caronas Porto Alegre".  E sei que existem grupos também aqui em Londrina e região.  E' o povo se virando para driblar a crise financeira que incomoda o País. 
RIO 2016
Já na quarta-feira a bola 
 estará rolando pra valer


      
         Vá se preparando pra ficar em casa a partir da próxima quarta-feira, grudado na televisão para ver os Jogos Olímpicos. A Cerimônia de Abertura será no dia 5 (sexta-feira às 18 horas), mas o futebol começa mais cedo, com jogos já na quarta e na quinta.  

         No Feminino, o Brasil estréia às 16 horas de quarta-feira, contra a China. E outros cinco jogos serão disputados no dia: Suécia x Africa do Sul (às 13), Canadá x Zimbábue (às 15), Austrália x Alemanha (às 18), Estados Unidos x Nova Zelândia (às 19) e França x Colômbia (às 22 horas). 

          E no Masculino, os brasileiros estrearão na quinta-feira, também às quatro da tarde, contra a Africa do Sul. As outras partidas deste dia, a partir das 13 horas,  serão Iraque x Dinamarca, Argentina x Portugal, Fiji x Coréia do Sul, Honduras x Argélia, Suécia x Colômbia, México x Alemanha e Nigéria x Japão. 
RIO 2016
Nosso basquete masculino
    com a cara de sempre



                Assisti ontem à noite a vitória do time de basquete brasileiro, no amistoso disputado em Mogi das Cruzes, com a Austrália, por 96 a 67. Depois de um susto nos primeiros três minutos (11 a 2 para os australianos), o time dirigido pelo argentino Magnano tomou conta do jogo e venceu com facilidade. Ao final do primeiro tempo, o placar já era de 44 a 29.

                 Acho que, dentro das nossas limitações, a Seleção Brasileira está bem armada para os Jogos Olímpícos. Temos bons jogadores, como Marcelinho  Huertas, Leandrinho, Raulzinho, Alex, Marquinhos, Nenê, Hettshermeir. Augusto Lima, Giovanoni, Benite e Rafa Luiz.  Mas a ausência de Anderson Varejão será muito sentida.

                O Brasil continua com aquela irregularidade histórica, de alternar grandes momentos com instantes de total apagão. E aproveitamento dos lances livres continua baixo.  Mas em compensação, o trabalho defensivo está muito melhor desta vez. Acho que, com um pouco de sorte, poderemos brigar por uma medalha.