Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Brasil e Argentina decidem a vaga

        Vai ser sensacional a decisão do Pré-Olímpico de Basquete Feminino que está sendo disputado em Neiva, na Colômbia. Brasil e Argentina vão lutar pela única vaga em jogo para os Jogos Olímpicos de Londres, na final de amanhã à noite.
         A grande surpresa é a presença da equipe argentina, que ganhou todas as partidasque disputou. Contra o Canadá, quando parecia derrotado, o time platino virou o jogo. Faltando dois segundos, a garra de Marina Cava decidiu. Ela roubou a bola da defesa canadense e fez a cesta da vitória : Argentina 61 X  Canadá 59.
          Na partida de fundo, o Brasil confirmou seu favoritismo e eliminou Cuba por  66 a 53.  O jogo marcou a volta de Clarissa, que se machucou na partida de estréia e ficou todo o torneio de fora. Ele teve boa atuação. Ao final do primeiro tempo, as brasileiras já venciam por 38 a 26.

Série B: Ponte assume vice-liderança

      O melhor resultado da noite de hoje pela Série B do Campeonato Brasileiro foi o alcançado pela Ponte Preta que, jogando em Araraquara, derrotou o  Salgueiro, por 1 a 0, gol de João Paulo aos 28 minutos do segundo tempo.  A vitória levou os campineiros à vice-liderança, porque o Náutico, mesmo nos Aflitos, só empatou com o lanterna Duque de Caxias, por 1 a 1.
      Em Curitiba, o Paraná Clube voltou a "pipocar":  1 x 1 com o Vitória. E em Goiânia, o Vila Nova local não saiu do 0 a 0 como Guarani de Campinas. A Portuguesa, que joga hoje em São Caetano, continua liderando com 53 pontos. A Ponte tem 49, o Náutico está com 48 e o Americana fecha o G4 com 44 pontos

A chuva está chegando

       Vou preparar meu guarda-chuva, porque a coisa lá embaixo tá feia. Hoje de manhã choveu 29 mm em Bagé e 20mm na minha Pelotas. Certamente vai sobrar um pouco de água pra gente, aqui no Norte do Paraná. Que venha a chuva, mas que venha mansa. Não como veio no município de Hulha Negra, na Região da Campanha Gaúcha, onde choveu granizo (pedras do tamanho de bolas de ping-pong), como mostra a foto da ZeroHora, provocando muitos estragos. A primavera chegou nervosa.

O problema é deles

      Daqui a uma semana (exatamente na sexta-feira, dia 7) os países sul-americanos começam a brigar por vagas na Copa do Mundo de 2014. E o Brasil, como sede do Mundial, já está classificado e não precisa passar por esta dureza. Vamos ficar de camarote, só assistindo.
      Os argentinos já começam enfrentando o perigoso Chile. Mas, jogando em casa, os platinos são os favoritos. O Uruguai também atua em seu reduto, contra a Bolívia, como amplo favoritismo.  Peru x Paraguai e Equador x Venezuela completam a primeira rodada. A Colômbia folga.
       São 9 seleções disputando em turno e returno, com pontos corridos. Ao final, os quatro primeiros garantem a vinda ao Brasil. O quinto briga na repescagem, com países de outros continentes. Serão dois anos de disputas, pois as Eliminatórias somente serão concluídas no dia 15 de outubro de 2013.

O melhor do sábado

      Fluminense x Santos, no Rio, é o melhor jogo do sábado pelo Brasileirão. Será o 100º jogo do artilheiro Fred no Fluminense, e ele quer aproveitar a oportunidade para marcar o 200º gol de sua carreira. No Flu, Fred marcou 60 dos seus 199 gols. O time das Laranjeiras é o 5º do campeonato, com 41 pontos.
      Já o Santos é o 11º na classificação mas, se vencer amanhã, fica a apenas 3 pontos do Flu, e com duas partidas a menos. "É a chance de encostar neles" - diz Muricy Ramalho.  E é mesmo. A partida começa às 18 horas.
      Ainda amanhã às seis da tarde, jogam Palmeiras x America Mineiro (em jogo o futuro de Felipão no Verdão)  e Bahia x Avaí.

"Pedreira" em Londres 2012

O basquete masculino brasileiro conseguiu sua classificação para os Jogos Olímpicos  de Londres. Mas vai ter que treinar muito para fazer uma figura honrosa. Vai ser uma "pedreira". Até agora já estão classificados a China, os Estados Unidos, a Espanha, a França, a Tunísia, a Austrália, a Argentina, a Grã-Bretanha e, obviamente,  o Brasil.
Bem que os brasileiros poderiam aproveitar os Jogos Pan-Americanos, mês que vem no México, para fazer uma preparação adequada. Mas, ao que tudo indica, o técnico Ruben Magnano vai a Guadalajara com muitos desfalques.

Pelo jeito, Tevez quer sair

Acho que Carlito Tevez se cansou da Inglaterra e do Manchester City. Já está brigado com o técnico Roberto Mancini, que o acusa de estar se negando a jogar. O Limavady United, da Irlanda, aproveitou o momento e pediu Teves emprestado, mas o Manchester não quis negócio.
O que se comenta na Europa é que o Real Madri vai oferecer 29 milhões de euros pelo talentoso e polêmico jogador argentino.

Ricardo Teixeira enfrenta a doença

      Quanta gente lidada ao futebol tem visitado os hospitais nas últimas semanas. Os casos de Sócrates e do técnico Ricardo Gomes foram os que mais chamaram a atenção. Engraçado, que ainda existem pessoas que acham que jogador de futebol não fica doente.
      Mas o hospitalizado da semana é o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que por sinal é sogro do Ricardo Gomes. E o caso do presidente não é tão simples assim : diverticulite. O nome ficou mais conhecido no Brasil por ocasião da morte do presidente Tancredo Neves. Trata-se de um processo inflamatório do intestino grosso.
      Mas, felizmente, as informações do hospítal carioca Pró-Cardíaco são boas. A diverticulite de Ricardo Teixeira não é complicada.  O pior é que, enquanto ele tenta se recuperar, proliferam as acusações de corrupção contra ele.  Ricardo tem 64 anos.

Music in Rio

      Acho melhor mudar o nome do Rock in Rio. As reclamações tem sido muitas. Entendo que as pessoas que se dispoem a gastar e se deslocar até lá, vão para ouvir rock and roll.  E devem se sentir enganadas quando  Simoninha, Claudia Leite, Ivete Sangalo e outros artistas dos mais diversos gêneros musicais sobem ao palco. São todos bons artistas, mas não são intérpretes de rock.
      Tem de tudo nos palcos do Rock in Rio, desde samba até funk carioca, passando por axé music, forró, música sertaneja e tudo o mais. Do jeito que vai, logo os organizadores vão pedir licença ao público para a bateria da Império Serrano passar.
     Que se mude então o nome do evento para "Music in Rio". Bonito, não?

AS NOTÍCIAS QUE NOS METEM MEDO

      Está certo que não é só o Brasil que está reclamando, mas já começam a me incomodar as sucessivas notícias ruins sobre a economia do nosso país. As manchetes otimistas deram lugar a mensagens que deixam o povo sem saber o que fazer.
      Agora, já estão dizendo que o Brasil não vai crescer como estava previsto,  e que era mentirosa a informação de que a inflação não voltaria a ser grande. Especialmente quando se fala em inflação, as pessoas pensam logo em mudar sua maneira de viver. Pensam em comer menos, beber menos, passear menos, tudo menos, aquela paranóia.
      Mas existe uma outra possibilidade: a de que esses "entendidos", que agora estão botando medo na gente, na verdade não entendam de porcaria nenhuma, que estejam chutando. E, pelos desencontros das notícias, é muito provavel mesmo que eles estejam dando tiros pra cima. Pegue os jornais dos últimos 30 dias e observe : hoje se diz uma coisa, amanhã exatamente o contrário. Até o dólar já está maluco com essa gente, nem sabe mais se sobe ou se cai. É melhor virar a página do jornal.