Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sobrou pra ele também !


 
         Jérôme Valcke, aquele que disse uma vez que o Brasil precisava de "um chute no traseiro", está complicado. O Ministério Público da Suíça abriu uma investigação sobre sua provável participação num esquema de venda ilegal de ingressos na Copa de 2014, disputada aqui no Brasil.
 
           O MP Suiço quer ver todas as contas do falante dirigente da Fifa, braço direito do presidente Joseph Blatter na última Copa. Acho que, se alguém gritar "pega ladrão", não vai sobrar ninguém no futebol internacional. 
                              É O DIA DO HIPOPÓTAMO

 
 
O 24º animal que comparece neste espaço semanal  é  um dos grandes mamíferos herbívoros da África: HIPOPÓTAMO.
 
 
    Com média de 3,5 metros de comprimento e 1,5 m de altura, o hipopótamo pesa entre uma e meia a tres toneladas.
Embora seu nome signifique "cavalo do rio", ele não tem nenhum parentesco com o cavalo, e sim com o porco, que é seu primo afastado. Seu nome científico é "Hippopotamus Amphibius".
 
 
 
O hipopótamo comum é reconhecível pelo seu dorso em forma de barril e  pela boca com grande capacidade de abertura, revelando enormes presas caninas, de marfim. Seu corpo é quase sem pelos.
Os hipopótamos vivem em bandos numerosos e passam a maior parte do tempo na água. Inclusive, o namoro e o acasalamento acontecem dentro da água, onde também nascem os filhotes.
Eles chegam a caminhar no fundo dos rios e permanecem submersos por até 5 minutos.
 
 
 
As lutas entre os hipopótamos são muito violentas e geralmente acontecem na água. Mesmo sendo herbívoro, eles tem caninos forte e longos. Quando abrem a boca, num  aparente bocejo, intimidam seus prováveis inimigos.
 

O incrível é que, mesmo pesados, os hipopótamos chegam a percorrer 40 km, quando se deslocam noite a dentro, atrás de alimento.
O hipopótamo só vive na África, nos cursos de água, pântanos e lagos, entre o deserto de Saara e o rio Zambeze.  Seu tempo de vida é de mais ou menos 40 anos.
 

 
 
 
   

Carreira liquidada

                  Lamentável a decisão tomada pelo londrinense Rafinha, que pediu desligamento da Seleção Brasileira. Ele estava convocado para os primeiros jogos das Eliminatórias Sul-Americanas, porém pulou fora do barco, alegando que não é lembrado em todas as convocações, mas apenas esporadicamente. Por certo, ele queria ser titular absoluto da lateral-direita. Não acho que Rafinha tenha bola para ser absoluto na Seleção.
 
                 De qualquer forma, entendo que sua carreira está liquidada, mesmo que chegue a jogar na Seleção Alemã. Com 30 anos e riscado no Brasil, logo estará pensando em se aposentar.

Londrina sempre em primeiro

          Quando se trata de "coisa errada", Londrina sempre aparece em "primeiro lugar". Por isso, não me surpreendi quando li nos jornais de hoje que o  "nosso" ex-deputado André Vargas é o primeiro político sentenciado na Operação Lava Jato. Já estamos acostumados com notícias deste tipo. O próprio doleiro Alberto Youssef, que desencadeou toda esta bronca, vivia aqui na cidade.
 
           A sentença de 14  anos e quatro meses, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, foi proferida ontem pelo juiz federal Sérgio Moro. Mas é claro que muita água ainda vai rolar, e que daqui a pouco pode surgir um tipo "regime semiaberto", para beneficiar André Vargas.
 
 

Acho que já foi pior !

           É realmente alarmante esta alta do dólar, chegando a R$ 4,05.  E falam em recorde, mas acho que já vi cotação maior. Até eu "faturei uns trocados", naquele tempo do chamado "dólar paralelo". O dinheiro mudou, é verdade, mas o dinheiro dos americanos era ainda mais caro do que agora. E também subia todo o dia. A relação monetária Brasil/Estados Unidos será sempre desse jeito !

            É hora de conhecer um pouco mais esse menino que, com apenas dois dias de vida, foi abandonado numa caixa de sapatos, em Fortaleza. Um menino que cresceu e se tornou um grande cantor, a ponto de vencer o "The Voice Brasil", maior concurso do País para novos cantores

                                S   A   M          A   L   V   E   S

                      



                           SAM ALVES não era um cantor conhecido aqui nas regiões  sulistas do País, até surgir no The Voice Brasil 2013. Mas bastaram meia dúzia de músicas para que ele conseguisse o apoio de muita gente que se encantou com a sua voz e o seu jeito de moço bom.  Ele acabou vencendo grandes adversários e conquistando o título, que lhe valeu R$ 500 mil, um carro, um contrato com a gravadora Universal Music Brasil e o gerenciamento de sua carreira. Já em abril de 2014, lançou seu álbum de estréia.

 








                       Mas o maior patrimônio de Samuel Martins Alves é certamente a sua história de vida. Nascido em Fortaleza, Sam foi abandonado em uma caixa de sapatos, na porta de uma casa na capital cearense. Com ele, um mal escrito bilhete que dizia que ele havia nascido no dia 3 de junho de 1989, e que havia tomado mingau às 13 horas daquele dia 5. Foi assim que o casal Luis e Raquel Alves o encontrou, há pouco mais de 26 anos atrás.

                     Adotado pela família, Sam havia acabado de completar 4 anos, quando seus pais decidiram se mudar para os Estados Unidos. E o jovem cresceu e foi educado em Massachusetts. O pai havia virado pastor e a mãe trabalhava fazendo limpeza. E foi ela que começou a treinar Sam, quando ele já tinha 14 anos, para cantar na igreja. Mas em 2003, os dois voltaram ao Brasil para um trabalho missionário.
                       Sam continuou aperfeiçoando-se na Escola de Música de Brasília e até chegou a gravar um álbum independente de música gospel. Porém, após quatro anos, eles voltaram para os Estados Unidos, onde o pai havia ficado sozinho. Deu tudo errado pois, pouco depois, o casal se separou.


                      Após a separação dos pais, Sam ficou com sua mãe, com quem passou por algumas dificuldades financeiras, sem no entanto desistir de seguir seu sonho de cantar profissionalmente. Fez parte de alguns grupos de coral em sua cidade, mas nunca chegou a deslanchar.


                    Mas a esperança ressurgiu quando Sam participou de algumas audições as cegas da quarta temporada do "The Voice USA".  Ele cantou "Feeling Good", clássico na voz de Nina Simone. Os quatro técnicos (Adam Levine, Blake Shelton, Usher e Shakira) demonstraram estar gostando, mas nenhum deles apertou o botão.  Logo em seguida, visivelmente arrependida, Shakira pediu licença aos colegas para dizer a Sam em português: "Eu adorei você. Acho que você é realmente um ótimo cantor".


                     Demorou, mas finalmente chegou o dia de Sam Alves se consagrar. E foi no "The Voice Brasil 2013",quando  cumpriu uma performance sensacional, apoiado pela cantora Claudia Leitte, que ele escolheu como sua mentora.
                     Sam começou cantando músicas em inglês, mas já na fase do chamado tira-teima resolveu cantar em português. Primeiro com "Pais e Filhos", da banda Legião Urbana; em seguida com Você Existe em Mim, de sua mentora Claudinha; e na final com "Não Quero Dinheiro" (Tim Maia) e depois com a própria Claudinha na canção "A Camisa e o Botão".
 
               SAM ALVES  foi anunciado vencedor da segunda temporada do "The Voice Brasil" com 43% dos votos populares dentre os mais de 29 milhões de votos.



           Consagrado no "The Voice",  Sam participou de inúmeros programas da televisão brasileira. E os shows começaram a se suceder.
             No réveillon da Avenida Paulista, Sam repetiu o dueto que havia feito com Marcela Bueno no "The Voice". Os dois cantaram "A Thousand Years" para dois milhões de pessoas.

              Em janeiro de 2014, Sam fez sua estréia em festivais no Planeta Atlântida, cantando no intervalo entre os shows de Lulu Santos e o o conjunto Só Pra Contrariar. E em julho, lançou seu segundo álbum.





AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Vejam que bonita esta postagem que encontrei na página de Cida Moura, uma ótima amiga de Porangaba,  Estado de São Paulo