Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 27 de julho de 2014

Brasil está fora da final

                                                      
           O Brasil deu uma nova "pipocada" e está fora da final do 46º Campeonato Sul-Americano de Basquete Masculino, que será concluído amanhã,  em Ilha de Margarita, na Venezuela. A exemplo do que já havia ocorrido na derrota de sábado para a Argentina, a Seleção Brasileira teve mais uma vez o jogo na mão, mas "conseguiu" perder para a Venezuela, por 66 a 65, e vai ter que disputar apenas a medalha de bronze, amanhã às sete da noite, com o Uruguai, que hoje perdeu para a Argentina, por 79 a 68.
            Brasileiros e argentinos participaram com equipes formada por reservas (o chamado time B). Mas enquanto o  Brasil fracassou mais uma vez, os platinos fizeram um bom campeonato e estão brigando por mais um título.
            Na semifinal de hoje, nossa Seleção começou o último quarto com 55 a 50 mas, acreditem, ficou mais de 4 minutos sem marcar um ponto sequer. Ainda assim, se manteve com chances de vitória. Só que, já com l ponto atrás, o tal do Raulzinho repetiu o que fez várias vezes neste campeonato, perdendo a posse de bola quando faltavam 6 segundos para o final. Em outras palavras, "entregou" o jogo para os venezuelanos, que vão decidir o outro com os argentinos, nesta segunda-feira às 21h30m.

Tubarão fez a "lição de casa"

      Não dá pra dizer que o Londrina teve uma estréia brilhante na  Série D do Campeonato Brasileiro. Afinal, jogando em casa, o Tubarão sofreu pra marcar um gol e derrotar o Metropolitano, de Blumenau-SC, por 1 a 0. E foi um gol de pênalti, marcado quando os catarinenses já estavam com apenas dez em campo, porque o lateral Juninho foi expulso.
       Mas Série D é assim mesmo. São times nivelados, sem grandes estrelas, e o que prevalece é o empenho e a raça dos jogadores. E pelo menos o Londrina fez a sua lição de casa, somando os primeiros três pontos no campeonato. O gol foi de Bruno Batata, aos 20' do segundo tempo, cobrando pênalti. 
        Não foi mesmo uma grande atuação. Tivemos até vaias da torcida sobre alguns jogadores, principalmente o jovem jogador Lucas Ramon, o que foi condenável, pois se trata de um menino que está apenas começando no futebol. E confirmaram-se as minha previsões: os estreantes Léo Maringá e Bruno Batata se destacaram, como os melhores do Alviceleste na partida.
        Renda fraca de R$ 55.505 para um público total de apenas 4096 torcedores.
 
                                                   0-0-0-0-0-0-0-0-0
 
          No próximo domingo, o Tubarão jogará no Rio Grande do Sul, contra o Pelotas, que nesta rodada obteve um resultado importante, empatando em Saquarema, no Rio de Janeiro, com o Boavista, por 0 a 0 (foto).    O jogo foi realizado no Estádio Eucy Rezende, para  apenas 56 torcedores pagantes.
           Os gaúchos já disputaram duas partidas (dois empates), mas ainda não atuaram em casa, porque o Estádio da Boca do Lobo, em Pelotas, estava interditado. Contra o Londrina, entretanto, os pelotenses farão o primeiro jogo em seu reduto, com o apoio de sua barulhenta torcida. 
      
       

Bom empate do Maringá em Palhoça

         O Maringá estreou na Série D com um bom empate, neste domingo em Palhoça, na Grande Flrianópolis, contra o Guarani local. Os catarinenses saíram na frente, com gol de Felipe Oliveira, mas ainda no primeiro tempo Eydison empatou para o time norte-paranaense. Foi o primeiro gol do clube maringaense numa competição nacional, já que está estreando este ano no Campeonato Brasileiro.  Foi também  um bom começo da equipe da Cidade Canção.                                      
O goleiro Wanderson falhou no gol maringaense, marcado por Eydison
 
-0-0-0-0-0-0-0-0-0-
 
 
            E o próximo adversário do Maringá será o líder do Grupo 7, o Brasil de Pelotas, que hoje chegou aos seis pontos, jogando em Gravataí, no Estádio Vieirão.  O Xavante fez 2 a 1 no Cabofriense do Rio de Janeiro e ficou isolado na ponta da chave.  Felipe Garcia fez o primeiro gol rubro-negro, com Cirilo, que vemos na foto comemorando, marcando o segundo. O gol dos
cariocas foi de Luisão. O Cabofriense terminou o jogo só com dez, porque Felipi Souza foi expulso.

Fórmula 1 tem mesmo um novo astro


        Definitivamente, o piloto australiano Daniel Ricciardo entrou hoje no grupo dos melhores pilotos da Fórmula 1 da atualidade. Ele ganhou  o acidentado GP da Hungria e agora está com 131 pontos, aparecendo em terceiro lugar no Mundial de Pilotos. Um menino ainda (25 anos) Ricciardo, que corre pela RBR, já havia vencido o GP do Canadá e hoje comprovou que veio mesmo para ficar. Ele foi o único até aqui que conseguiu derrotar a Mercedes neste campeonato.  Na semana passada, o espanhol Fernando Alonso, piloto da Ferrari, já havia manifestado seu espanto com "a excepcional capacidade para dirigir que tem Daniel Ricciardo".
 
         Depois de uma forte chuva, o GP da Hungria tornou-se dramático, com muitos acidentes, duas entradas de safety car e muita emoção ao longo das 70 voltas pelo circuido de Hungaroring. Ricciardo decidiu no final, quando ultrapassou Fernando Alonso (2º colocado) e Lewis Hamilton, que chegou em terceiro, depois de largar na última fila.
         Nico Rosberg desta vez só foi o quarto colocado, e o nosso Felipe Massa fez boa corrida e terminou em quinto. Agora, Nico Rosberg lidera com 202 pontos, Hamilton é o segundo com 191 e Ricciardo o terceiro (131 pontos).  Felipe Massa aparece em nono lugar, com apenas 40 pontos, menos de metade de seu companheiro da Williams, Valtteri Bottas, que tem 95 e é o quinto classificado do Mundial. 

Até que enfim, um manifesto justo

       Os amigos nem imaginam a felicidade que fiquei hoje cedo, quando li um manifesto publicado na página 3 da Folha de Londrina, assinado por órgãos conceituados da cidade (ACIL, CEAL, Sinduscon Norte, Secovi e Sociedade Rural)  abordando a "perseguição" (não vejo outro motivo) que vem sendo feita por alguns setores contra o City Shopping, aquele prédio novo que tem a "Havan" como âncora, e que fica ali na rua Benjamin Constant, no centro de Londrina.
        Há dias venho me remoendo com todo esse barulho que estão fazendo contra uma obra que tirou o lixo daquela região tão importante. Tudo porque teria sido desrespeitada uma lei inútil, inventada sei lá por quem, que exige um recuo de alguns centímetros na calçada, para que uma obra seja erguida. Uma lei que não traz nenhum benefício maior para os londrinenses, justamente numa terra em que leis realmente importantes são desrespeitadas diariamente, na cara de todos nós.
         Será que as pessoas não se lembram mais de como era aquele quarteirão ? (foto acima)  Num enorme terreno, havia um velho hotel que já não funcionava, uma sujeira geral, calçadas ruins, um verdadeiro lixo. Não era assim ?  Lembram-se  de como era a Praça Rocha Pombo antes da chegada do City Shopping ?  Vivia suja, abandonada, reunindo mendigos e marginais de toda a espécie.  Mas eu nunca soube da existência de qualquer ação civil que visasse acabar com aquele lixo central que escandalizava a todos que por ali passavam.
           Pois hoje já ouço até pessoas dizendo que o shopping tem que ser demolido, porque a tal lei tal recuo não obedecida. Gente que quer mesmo é fazer toda a cidade recuar no seu desenvolvimento.
          Nem as 400 vagas do novo estacionamento construído no City Shopping tem servido como argumento para convencer os "defensores da lei do recuo". Mas nem o Ministério Público conseguiu até agora apontar algum prejuízo que Londrina ou os londrinenses possam ter sofrido, com a implantação do novo centro comercial.  E certamente não vão achar, porque seria uma ignorância plena deixar de reconhecer que o City Shopping é bom pra todos, é bom pra cidade.
         Mas o manifesto intitulado "Construir, não demolir" veio até que enfim me mostrar que ainda existem em Londrina pessoas honestas, que desejam ver o município crescer e se tornar cada vez mais um bom lugar pra se viver.  
         

          
                   É claro que vamos ter baixaria

     Se os torcedores do Palmeiras (usando máscaras) tiveram que ser escoltados pela Polícia até o Itaquerão, é claro que já se pode esperar muita violência no Derbi,  que começa daqui a pouco, às 16 horas.  As provocações são grandes dos dois lados. Está cheio de bandidos nas torcidas organizadas, todos nós sabemos. O bicho vai pegar.