Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Nosso tenis foi mal em 2011

             O Brasil fecha o ano mais uma vez com queda no tenis. Thomaz Bellucci, nosso melhor tenista, continua no TOP 100, mas caiu 6 posições em relação ao começo do ano. E Ricardo Mello também se manteve entre os cem melhores, mas 9 postos abaixo. E, para completar, o gaúcho Marcos Daniel, que era o terceiro brasileiro do TOP 100, resolveu se aposentar no meio do ano.
              A esperança maior era o jovem João "Feijão" Souza (foto). Mas apesar de ter subido 7 posições em 2011, ele não conseguiu alcançar o TOP 100. Feijão é agora o número 104 do mundo.Falta pouco.
             Há muito tempo eu cheguei a conclusão de que o Brasil, apesar do grande número de participantes, não é o "país do tenis". Os resultados que nossos tenistas conseguem são pouco expressivos. Depois de Guga e Fernando Meligeni (que na verdade é argentino), não conseguimos ganhar mais nada importante. E o investimento na modalidade é grande no Brasil. Qualquer clube tem boas quadras e muita gente praticando, mas ninguém brilha de verdade.

Ronaldo deve comandar Comitê da Copa

              Como Platini na França (em 98) e Beckenbauer na Alemanha (em 2006), Ronaldo Nazário deverá ser o terceiro ex-craque a dirigir o Comitê Internacional Local da Copa de 2014. Ele vai substituir o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, que vinha sendo pressionado a deixar o cargo, em função dos muitos problemas que cercam a sua vida no momento e do mau relacionamento com Joseph Blatter, presidente da Fifa. A confirmação oficial deve surgir a qualquer momento, mas já se sabe que o Fenômeno aceitou o convite.
                Será uma missão mais difícil do que a de usar a camisa 9 da Seleção. Além da pressão política sobre o cargo, Ronaldo terá a responsabilidade de coordenar os trabalhos nos 12 estádios que receberão os jogos da Copa 2014. O ex-craque também terá que participar de decisões importantes, como a questão da meia-entrada nos jogos e a venda de bebidas alcóolicas nos estádios. É só bronca para resolver.
                 Vamos aguardar a confirmação oficial, mas acredito que Ronaldo tem grandes possibilidades de cumprir com sucesso esta missão aparentemente tão complicada.

Galvão Bueno fora do Brasileirão ?

               A colunista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, noticiou que a Globo informou  que o narrador Galvão Bueno "não narrará mais partidas do Campeonato Brasileiro." Ficou a dúvida, se a emissora referia-se somente ao Brasileirão de 2012 ou se Galvão não trabalhará mais em certames nacionais. Acho difícil que isto aconteça, porque ele continua sendo o número 1 da "Mais Poderosa".
                De qualquer forma, é estranho que Galvão tenha trocado a emoção de narrar um dos jogos que decidirão a maior competição do País, para relatar uma corrida de kart, em Florianópólis, ainda que esta prova seja promovida por seu amigo Felipe Massa e conte com a presença de alguns pilotos internacionais.
                 Apesar do desgaste, Galvão Bueno ainda é o melhor narrador de futebol que a Globo tem. E ele já anunciou que o Mundial de 2014 será a sua última Copa, porém nunca disse que se aposentará definitivamemte do futebol.

Roth não fica. Grêmio quer Luxemburgo

              Os últimos resultados do Grêmio derrubaram o técnico Celso Roth, que não permanecerá no clube para 2012. A irregularidade do time Tricolor foi fundamental para que as duas partes (direção e o próprio treinador) chegassem a conclusão de que a permanência não seria um bom negócio. E Roth vai se despedir no clássico Grenal de domingo. A partir de segunda-feira, estará procurando clube.
               E já se fala que o Grêmio não se contentará com a contratação de um  "bom" técnico para 2012. Os dirigentes querem um"grande" treinador. O primeiro nome já está até sendo discutido e pode ser Vanderlei Luxemburgo, que só ficará no Flamengo se a vaga para a Libertadores for conquistada pelo Rubro-negro. A direção gremista entende que não faz sentido gastar com contrações caras, como a de Kleber, e não contratar um treinador de primeira linha.

Brasil em Branco e Preto

              Guardem as bandeiras ou fantasias vermelhas, azuis, verdes, pretas, amarelas e outros tons coloridos. Neste final de temporada, o futebol brasileiro está todo em branco e preto. A começar pela grande decisão do Campeonato Brasileiro, no próximo domingo. Vai dar Alvi-negro, podemos apostar. Mas a dúvida persiste: do Rio ou de São Paulo, Vasco ou Corinthians.
               Mesmo depois que o Brasileirão terminar, o Branco e o Preto continuarão mandando no futebol do nosso País. É que o Santos Futebal Clube, o Alvi-negro da Vila Belmiro, vai decidir o título mundial de clubes, a partir do dia 14 de dezembro no Japão. E o Brasil todo vai se pintar de branco e preto.

Salve Luiz Antonio

                O corinthiano Luiz Antonio é o novo seguidor do Blog do Flávio Campos. A ele o nosso abraço e os nossos votos de boas vindas. Vamos ter muito que falar do seu time durante toda a semana. Segue com a gente. Um abraço.

Brasil perdeu outra vez no Volei

              Decididamente, a Seleção Brasileira de volei masculino já não é mesma. De uns meses para cá, embora títulos continuem sendo conquistados, o time de Bernardinho tem apresentado um comportamento irregular. Perde para equipes mais fracas, "entrega" jogos  para garantir posições, coisas desse tipo têm sido observadas. E nesta Copa do Mundo que está sendo disputada no Japão, continua sendo assim.
              Nesta madrugada, os brasileiros perderam para a Sérvia, que é a penúltima colocada do torneio, por 3 sets a 1. Com o experiente Miljkovic, os sérvios seguraram o Brasil e fecharam a partida com 27/25, 20/25, 25/20 e 25/22. Nossa Seleção caiu para quarto lugar, com 16 pontos, 5 vitórias e 3 derrotas. Passou a ser uma seleção comum, que perde e ganha como outra qualquer. Ontem já havíamos perdido para Cuba, hoje foi para os sérvios. Depois que Bernardinho e Escadinha discutiram, foram só derrotas.
                                    Sérvios comemorando e brasileiros desanimados. O jogo foi assim
        Amanhã o time nacional descansa mas, na quinta de madrugada enfrenta o Irã, a maior surpresa da competição. Depois, pega Polônia e Japão. O Brasil tem que ganhar os três jogos por 3 a 0 ou 3 a 1, para garantir sua vaga para os Jogos Olímpicos de Londres. Do contrário, vai depender de outros resultados que ocorrerem nesta Copa do Mundo.

Fifa ameça Porto Alegre

               "Porto Alegre está ficando para trás das outras cidades que se preparam para sediar a Copa do Mundo de 2014. E não pode perder mais nenhum dia de trabalho". Este é o recado que a Fifa mandou à Capital Gaúcha, através do seu secretário-geral Jérome Valcke, que concedeu entrevista ao jornal Zero Hora.
                Valcke não falou em momento algum na possibilidade de Porto Alegre vir a perder o direito de sede, mas deixou claro que a Fifa está atenta à movimentação que está ocorrendo. Já há quem afirme que o Internacional "perdeu a tesão" de ter a Copa no Beira Rio. E que só não desistiu para não "pagar um mico" perante o rival Grêmio, que continua garantindo que sua nova Arena estará pronta em 2013.
                Na realidade, o interesse dos gaúchos pela Copa caiu muito, a partir do momento em que a Fifa excluiu Porto Alegre da Copa das Confederações, que será disputada um ano antes. E com razão. O Rio Grande do Sul, um dos estados mais tradicionais do País no futebol,  foi preterido enquanto Amazonas, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia foram contemplados com a Copa das Confederações.
                 Tudo isto sem falar no prejuízo financeiro. Com jogos da Copa das Confederações no Beira Rio, 50 mil turista uruguaios viriam a Porto Alegre e trariam grandes lucros. E fica a pergunta: que país mandaria torcedores para ver jogos no Ceará ou no Rio Grande do Norte ? E não me venham falar em praias, porque o assunto da Copa é futebol.