Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 31 de julho de 2015


    Paraplégica aos 21 anos





       A melhor atleta austríaca do salto com vara, Kira Grünberg, sofreu um grave acidente nesta quinta-feira e está irremediavelmente paraplégica. Ela caiu de cabeça e pescoço, durante um salto que realizava e quebrou a cervical.

        Uma rápida cirurgia teve que ser feita, para manter as funções vitais de Kira, que tinha como melhor marca 4m45cm alcançada no final do ano passado. Nunca outra mulher da Áustria havia saltado tão alto. Mas a carreira de Kira Grünberg está agora definitivamente encerrada.

        Já foi até aberta uma conta para que as pessoas depositem sua ajuda para a sobrevivência da atleta, que sofreu um rompimento das vértebras cervicais de sua coluna. Poderia até  ter perdido a vida no acidente.
   Levaram a medalha da Tamires



        Ladrões levaram na manhã desta sexta-feira em Santo André, ABC Paulista, a medalha de ouro que lateral da Seleção Brasileira de vôlei, Tamires Britto conquistou no sábado passado nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Houve um assalto e a cobiçada medalha estava em sua bolsa, que foi levada pelos bandidos. Que sacanagem, hein ?
  
           "Você dá um duro danado pra conquistar uma medalha, pra depois surgirem dois 'Zé Ruela' e levarem ela embora" - lamentou Tamires. Mas ela deu "Graças à Deus" por ninguém ter saído ferido do incidente.
A ELEIÇÃO DA FIFA

          De repente, vários ex-jogadores resolvem disputar o comando mundial do futebol. E todos craques, hein ?   O francês Michel Platini, o argentino Diego Maradona e o brasileiro Zico falam em brigar pela  presidência da Fifa. Agora, se um deles vai conseguir se eleger, isso já é um outro papo.

          Tenho ouvido algumas opiniões contrárias a iniciativa destes famosos nomes do futebol. Particularmente, acho que é impossível prever se eles serão ou não bons presidentes. Seria muito bom se um deles ganhasse a eleição e mudasse a cara do futebol mundial, não seria ? Os três são espertos e inteligentes, o que já representa uma vantagem.

           Vejam o caso de Romário, que era um jogador marrento e que parecia ter nascido só pra jogar futebol. Acho que ele está sendo um bom senador da República, muito melhor do que gente que já nasceu no meio político.  Hoje, se eu tivesse que votar em Romário ou Aécio Neves é claro que eu escolheria o "Baixinho".

          Pra quem não confia na capacidade de Platini, Maradona e Zico, deixo uma pergunta: "Quem acreditava que um sacerdote argentino pudesse vir a ser um grande Papa, como está sendo Francisco ? "
VAMOS LONDRINA, VAMOS !



              As mudanças táticas do técnico Claudio Tencati para o jogo de amanhã em São Paulo, reforçam a minha impressão de que ele já não sabe mais o que realmente quer. É claro que, depois do fiasco de domingo passado, a equipe precisava ser mexida, mas a coerência ter que ser mantida. Como se explica jogar em casa com três volantes e depois se abrir quando atua fora ?  Até porque, acho que a Portuguesa é mais forte do que o Madureira.

              De qualquer forma, se o treinador perdeu a coerência, a torcida tem que conservar a sua esperança. Esse jogo é decisivo sim. Uma vitória reerguerá psicologicamente o time. E uma derrota abrirá as portas para o desespero.  Vamos torcer para que Paulinho, Vitinho e Magno possam dar outra vibração ao Tubarão.
        Ela estudou canto lírico, piano e balé. Até descobrir que o seu negócio era um bom samba. Estava certo o crítico musical  Sérgio Cabral em 1994, quando disse que ela era a "nova revelação do samba".  Ouçam nesse vídeo gravado em 2011, como ela realmente sabe das coisas

                         A D R Y A N A        R I B E I R O


                    

                            ADRYANA RIBEIRO já tem 41 anos e muita gente ainda não conhece a sua força do seu canto, o que é uma pena. Mas já é uma artista razoavelmente reconhecida. Ela nasceu Adryana de Carvalho, no dia 22 de outubro de 1973, no bairro do Jaçanã, na capital paulista. Ficou 5 anos no estudo de canto lírico, porém aos 16 anos já estava cantando em bandas de baile e gravando jingles.
                         Mas foi aos 18 anos que a primeira grande oportunidade "pintou".  O saudoso estilista e apresentador de TV Clodovil Hernandez  (eu gostava muito dele) conheceu-a numa festa e convidou-a para o seu programa, no qual Adryana fez sua apresentação pública através de um veículo de comunicação.
                     
                         Tinha 21 anos quando foi elogiada por Sergio Cabral, depois de realizar um teste para a gravadora Sony BMG Music Entertainment.  E seu primeiro álbum teve a participação de grandes nomes, como Martinho da Vila, Demônios da Garoa e Rafael Rabelo.  E a canção "Sempre Sou Eu", que Adryana interpretou com Luis Carlos (líder da banda Raça Negra), se destacou nas paradas musicais da época.

                             No segundo disco, "Em Busca do Sol", com apoio de Martinho da Vila, recebeu críticas positivas e elogios. Mas foi ao lado do grupo Adryana e a Rapaziada, produzido por Arnaldo Sacomani, entre 2000 e 2003, que a cantora conseguiu alcançar o sucesso e ficar conhecida nacionalmente, integrando à sua música batidas de outros gêneros, como a MPB, música romântica e pop.


                       Mas depois de três anos com o grupo, Adryana retomou sua carreira solo passando a se dedicar essencialmente ao samba. E do álbum "Brilhante Raro", lançado em abril de 2005, saiu uma das principais músicas de sua carreira: "Saudade Vem".
                        Só não entendi até agora porque Adryana não tem se  mantido constantemente em sucesso. Ela brilha e desaparece por um tempo, até retornar com outro samba gostoso. Tem gravados boas músicas, como o repertório de Jorge Bem Jor com nova roupagem. 






                         Acho, amigos do Blog,  que vale a pena conhecer o trabalho de Adryana Ribeiro. Quem gosta de samba certamente vai gostar.



             

AS MELHORES DO FACEBOOK

   Nilo Vieira, amigo de Belo Horizonte, fez esta postagem na sua página do Facebook. Como hoje é sexta-feira, está  bem escolhida para o dia.