Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Só escapou o 2º tempo da vitória inglesa

         A Eurocopa continua apresentando espetáculos de nível médio. Dezesseis jogos já foram disputados e até aqui não se viu uma partida de grande qualidade. Na verdade, o torneio está sendo um festival de passes errados. Na rodada de hoje, pelo Grupo D, só escapou o segundo tempo de Inglaterra 3 x Suécia 2, que teve uma boa movimentação.
        Os ingleses estiveram perdendo por 2 a 1 até a metade do segundo tempo, mas conseguiram a virada que lhes garantiu mais três pontos. Já a Suécia, do sonolento Ibrahimovic, está eliminada após duas derrotas em dois jogos.    
        O gol de calcanhar do inglês Welbeck (foto) foi o que se viu de mais bonito. Carroll e Walcott fizeram os outros gols britânicos. Glen Johnson (contra) e Melberg marcaram para os suécos.

******  Na primeira partida, que sofreu uma demorada interrupção por causa da chuva, a França ganhou bem da fraca Ucrânia, que não fez valer nem o fato de estar jogando em casa. Menez e Cabaye fizeram o placar do jogo: 2 a 0 para os franceses, que lideram o Grupo D. Que jogo ruim !

Cincão não segurou o Paraná Clube

        Acho que, depois da vitória de hoje sobre o Cincão, por 2 a 1,  o Paraná Clube dificilmente perderá a condição de campeão invicto da Segunda Divisão Paranaense. Foi apenas o primeiro jogo do Tricolor no segundo turno, mas não vejo outra equipe com força para derrotar os paranistas. Talvez o Junior Team tenha alguma chance, pois enfrentará o clube da Capital aqui em Londrina no dia 17. Mas não será fácil.
       Na partida de hoje, 195 pagantes estiveram no Estádio do Café. O Paraná abriu 2 a 0, com gols de Douglas Packer e Wendel. O Colorado da Zona Norte descontou ainda no primeiro tempo, através de Willian.
        O Paraná continua folgado na liderança, com 28 pontos. O Cincão é o segundo, com 21. O outro time londrinense, o Junior Team, com a perda de 12 pontos no TJD está lá embaixo. É o penultimo, com 9 pontos.

As causas da queda de Neymar

         Finalmente, começam a aparecer algumas causas prováveis da queda de produção que vem sendo apresentada por Neymar.  Testes de sangue (CK) detectaram que o jogador está com cansaço muscular bem alto, estando inclusive sujeito à contusões. Além disto, o fisiologista do Santos informou que Neymar voltou da Seleção com um quilo a mais no seu peso normal.
         Para recuperar Neymar o mais rapidamente possível, o Santos já vetou a sua participação no jogo de domingo, com o Flamengo. O repouso será absoluto. Ele será poupado até dos compromissos comerciais com seus patrocinadores. Mas será que as mulheres e a imprensa vão deixar Neymar descansar ?
       

Atletas agradecem à presidente

        Um grupo de 20 atletas olímpicos foi recebido hoje no Palácio do Planalto, pela presidente Dilma Rousseff, num rápido encontro de 5 minutos, que teve a participação do ministro Aldo Rebelo e do presidente do COB Carlos Arthur Nuzman.
         Os desportistas foram agradecer a presidente pelo grande apoio dado aos profissionais do esporte. O Brasil vai levar 260 atletas aos Jogos Olímpicos, e todos destacam que esta é a delegação que recebeu mais recursos para a preparação.
        Nos Jogos de Pequim, em 2008, o Brasil ganhou três medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze, conseguindo a 23ª colocação. O que se espera agora é que os  brasileiros voltem de Londres com um número bem maior de vitórias.

Cineasta morre no dia do aniversário

         Ontem, exatamente no dia em que completava  67 anos, o cineasta, roteirista, ensaísta e professor Carlos Reichenbach faleceu em São Paulo. Ele passou mal em casa e  foi levado ao hospital, onde morreu de causa ainda não divulgada.
         Na verdade, Carlão (como era conhecido) teve cumprido um dos seus maiores desejos: morrer trabalhando. É o que ele vinha fazendo normalmente, e a notícia de sua morte foi recebida por todos com grande surpresa, embora ele enfrentasse problemas cardíacos e de visão.
         Considerado um mestre na arte do cinema, Carlos Reichenbach nasceu em Porto Alegre, mas foi ainda bebê para São Paulo, onde estudou na Escola de Cinema São Luiz. Seus primeiros longas surgiram no fim da década de 60: "As Libertinas"  e "Audácia, a Fúria dos Desejos".
          Dirigiu ao todo 22 filmes, entre os quais alguns títulos cultuados, como "A Ilha dos Prazeres Proibídos",  "Império do Desejo", "Anjos do Arrabalde" e "Alma Corsária". Foi um dos precursores do cinema marginal.  Seu último filme foi "Falsa Loura", e ele ainda atuou como diretor de fotografia em outros 38 longas. Reconhecido internacionalmente, teve uma mostra de sua obra exposta em Roterdã, na Holanda.
            Carlão também foi professor de cinema da USP, e era casado com Lygia Reichenbach, deixando três filhos e uma neta.

Inter quer disputar o Campeonato Chinês

          O SC Internacional de Porto Alegre tem um ambicioso plano de expansão mundial. Se instalar na China deverá ser o primeiro passo do Colorado. O projeto prevê a participação do Inter no Campeonato Chinês, já a partir de 2013.  O Corinthians também tem um projeto para uma futura filial chinesa, mas os planos são mais modestos. O Timão prevê o ingresso na China através de um clube da Segunda Divisão, mas o negócio caminha muito lentamente.
           O Inter já quer entrar disputando a Primeira Divisão Chinesa, com o nome de Brasil Internacional Clube. O uniforme será semelhante ao usado aqui no Brasil, mas o escudo seria este que o jornal ZeroHora mostrou na foto publicada hoje.
        Jorge Avancini e Adauri Silveira, os homens do marketing no clube gaúcho, comandam o projeto que visa dobrar o faturamento, que hoje é de R$ 41 milhões ao ano.  O material fornecido pela Nike começará a ser vendido na China (e também no Brasil)  nos próximos meses.
        A Nike é também a patrocinadora da Liga Chinesa, e já abriu as portas para o ingresso do Inter. O sonho é de um grande lucro com a venda do material esportivo do clube. O suficiente para bancar todo o futebol em Porto Alegre, sem precisar vender seus melhores jogadores.
        Pelo jeito, o Inter passará a ser  "um Barcelona da vida".

O Coxa não merecia perder

     Pela valentia e sobretudo pelo bom futebol que apresentou, o Coritiba bem que merecia um empate na partida de ontem, com o São Paulo. Esteve muito bem armado o time coxa, controlando os são-paulinos e ameaçando em muitas oportunidades. Acho que só faltou sorte. E o São Paulo sempre tem muita sorte para marcar gols no final dos seus jogos.
      Emersom não deu moleza a Luis Fabiano, que  teve apenas duas ou três oportunidades reais. E Lucas (foto) errou muito durante a partida, mas acertou aos 43 minutos do segundo tempo e decidiu o jogo com um golaço.  Uma grande jogada e um lindo chute.
      Eu esperava mais força por parte do São Paulo que,  pelos jogadores que tem,  deveria estar jogando muito mais. Em certos momentos, me parece um time travado. O Leão não está a vontade no comando, dá para perceber.
      Penso que o Coritiba tem boas chances de reverter as coisas no jogo da volta, principalmente se não perder o equilíbrio demonstrado no Morumbi. É um time bom e bem dirigido por Marcelo Oliveira que, ao contrário de Leão, me parece ter controle absoluto sobre o elenco. Vou torcer muito para que isso ocorra.