Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

MUNDIAL DE FUTSAL
Brasil estréia ganhando !


               O Campeonato  Mundial  de Futsal começou sábado na Colômbia, com o empate de 1 a 1 entre os  colombianos  e os portugueses. Tenho assistido alguns jogos e vi na noite do domingo a estréia do Brasil, com uma vitória suada sobre a seleção da Ucrânia por 3 a 1. A partida foi válida pela primeira rodada do Grupo D. Rodrigo, Falcão e Sorkin (contra) marcaram os gols brasileiros, com Mykola fazendo para a Ucrânia.

                   Ainda pelo Grupo D, a Austrália derrotou Moçambique, por 3 a 2. A Seleção Brasileira está bem, mas não será tão fácil chegar ao título, porque tem várias equipes boas.  No sábado,  o Panamá venceu o Uzbequistão por 3 a 1 e lidera o Grupo A com três pontos.  No chaveamento B, o Egito goleou Cuba por 7 a 1, e a Rússia superou a Tailândia por 6 a 4.
Na próxima rodada, o Brasil encara a Austrália na quarta-feira às 20 horas (de Brasília), no Ginásio Coliseo Bicentenário, em Bucaramanga.


Exagero "exagerado" !

          Acho que os palmeirenses estão exagerando no favoritismo que apregoam. Chegam a chamar de "final" o jogo de quarta-feira, contra o Flamengo, como o globoesporte.com estampou hoje . Certamente porque há muitos anos não ganham um Campeonato Brasileiro.  Com apenas um ponto de vantagem e mais 15 jogos por disputar, ninguém pode se julgar favorito num campeonato "embolado" com o este.  Já vi esse filme várias vezes !


   Julgamento de Cunha
 vai começar às 19 horas




                      Depois de 11 meses e de tudo quanto é tipo de recurso, Eduardo Cunha enfrenta, nesta segunda-feira, o julgamento no plenário da Câmara dos Deputados e pode ser cassado. No domingo à noite, o Supremo negou a última esperança de Cunha para tentar suspender a votação. A sessão está marcada para as 19 horas e o processo já é o mais longo da história da Câmara.
                 Apesar da movimentação dos aliados de Cunha, o que deve ser votado é mesmo o parecer que pede a cassação do mandato dele. O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, já avisou que vai seguir a tradição da Casa, de 1994, e levar à votação o parecer do Conselho de Ética, que pede a cassação. Eduardo Cunha vai pessoalmente, nesta segunda-feira, se defender no plenário, e o plano do acusado é conseguir uma suspensão do mandato, e não a cassação e, assim, manter o foro privilegiado.
                Foram duas derrotas em quatro dias. A última foi a decisão do ministro Luiz Edson Fachin na noite deste domingo. Ele negou um pedido de liminar da defesa do deputado afastado, Eduardo Cunha, para suspender a votação do processo de cassação do mandato dele.
Foi o sexto recurso de Cunha ao STF, com apenas uma decisão favorável: a que permitiu a ida dele à Comissão de Constituição e Justiça para se defender.

              Resta agora uma cartada que está nas mãos dos deputados aliados de Cunha. Eles devem pedir que o plenário da Câmara não vote o parecer do Conselho de Ética - que recomendou a cassação -  e, sim, um projeto de resolução, com punição mais leve. A questão deve ser apresentada no plenário.
                “A este projeto podem ser apresentadas emendas. A ideia é apresentar uma emenda que estabeleça para o deputado uma punição não tão grave quanto a cassação e condizente com o que está efetivamente no processo”, disse o deputado Carlos Marun (PMDB-MS).
                 A argumentação dos aliados de Cunha vai contra o rito que tem sido adotado na Câmara desde 1994. Vale, a partir daí, uma decisão da Comissão de Constituição e Justiça de que o plenário tem que votar o parecer do Conselho de Ética. Desde que as sessões de votações dos processos de perda de mandato se tornaram públicas, em 2004, o plenário votou 21 representações contra deputados. Todas analisaram o parecer do Conselho de Ética. Seis deputados foram cassados.
                   O presidente da Câmara, em entrevista ao Fantástico, foi muito claro: o rito deve ser mantido na sessão desta segunda-feira: “O rito é claro, ele leva ao plenário o parecer, é isso que tem acontecido nas últimas votações. É assim que eu vou proceder. É claro que os aliados dele devem apresentar alguma questão de ordem, algumas, para tentar mudar esse rito. Mas eu acho, pelo que eu estou vendo, eu acho difícil que o plenário mude o rito que já é a tradição na Câmara dos Deputados” - disse Rodrigo Maia(DEM-RJ).
               Mas os líderes dizem que não vão recomendar voto contra nem a favor da cassação. Cada um votará como quiser. Também é a posição do PMDB, partido de Eduardo Cunha.
           Por outrolado, nove partidos se comprometeram a votar a favor da perda de mandato do ex-presidente da Câmara: Democratas, PCdoB, PDT, PPS, PSB, PSDB, PSOL, PT e Rede.

 Hillary tem saúde 
para ser presidente ?



      A candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, deixou às pressas a cerimônia que marcou os 15 anos dos ataques de 11 de setembro, no domingo (11).   Nas imagens, postadas no Twitter pelo usuário Zdenek Gazda, Hillary parecia cambalear antes de ser amparada até uma van.  E horas depois, sua campanha informou que ela havia sido diagnosticada com pneumonia.
                  O mal-estar coincidiu com suspeitas de que a saúde de Hillary estaria debilitada. Opositores republicanos questionam se ela teria vigor e condição física para se tornar presidente dos Estados Unidos.    A ex-secretária de Estado do governo Obama tem 68 anos.
                   Porém, mais tarde, a candidata deixou a casa de sua filha, Chelsea. E ela disse a jornalistas que estava se sentindo "ótima".Segundo a médica pessoal de Hillary, que a examinou no domingo, a candidata passou mal por conta do calor e ficou desidratada, mas agora já se recupera bem.

                          Hillary Clinton, durante a campanha eleitoral,  vem sendo questionada em termos de saúde pelo adversário dela na disputa, o empresário Donald Trump, de 70 anos. A eleição para presidente dos EUA acontece em menos de dois meses.