Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Corinthians e Vasco ganham e vão se enfrentar

              O Corinthians ganhou bem do Emelec, do Equador, por 3 a 0, com quase 35 mil pagantes no Pacaembu. No primeiro tempo, 1 a 0, gol de Fábio Santos, que aparece na foto, comemorando. Os outros dois gols vieram na fase final, através de Paulinho e Alex.  Foi uma vitória tranquila do Timão.

  
****** Na outra partida que termina agora, o Vasco consegue a classificação derrotando o Lanus, na Argentina, nas penalidades máximas. No jogo, o Lanus devolveu a derrota sofrida no Brasil, aplicando os mesmos 2 a 1 nos brasileiros. Nilton abriu o placar para o time carioca, mas Gutierrez e Pavone viraram o jogo. A decisão foi então para os penaltis e o Vascão não desperdiçou nenhum, vencendo por 5 a 4. Com isso, Vasco e Corinthians vão se enfrentar nas quartas-de-final.
                

Atlético-PR derruba o Cruzeiro. Paraná goleado

         O Atlético Paranaense cumpriu grande atuação e voltou a vencer o Cruzeiro, desta vez em Minas Gerais, por 2 a 1. Guerron e Martin Ligüera fizeram os gols do Furacão, enquanto Wellington Paulista descontou cobrando penalti. O cruzeirense Roger foi expulso, ainda no primeiro tempo, facilitando a tarefa atleticana. Vai muito bem o time dirigido pelo uruguaio Carrasco na Copa do Brasil. Já o Cruzeiro está cada vez pior, eliminado no Campeonato Mineiro e agora na Copa do Brasil. Depois do jogo, o técnico Vágner Mancini pediu demissão do cargo.

                            Os "importados" Guérron e Ligüera garantiram o Atlético

******        O Paraná Clube não teve a mesma sorte. Acabou sendo goleado pelo Palmeiras, na Arena Barueri, por 4 a 0. O Tricolor resistiu no primeiro tempo, mas só deu Palmeiras na fase final. Mazinho (2), Valdívia e Maikon Leite fizeram os gols. No lance que poderia ter mudado a história do jogo, ainda na primeira etapa, o árbitro Péricles Cortez ajudou o time paulista. O centroavante Douglas Tanque cometeu uma falta comum, empurrando o zagueiro palmeirense Henrique, que irritou-se e deu uma cabeçada no paranaense. O juiz expulsou os dois. O placar era de 1 a 0 quando ocorreu o incidente.
                                                  O palmeirense Mazinho fez dois gols


******O Grêmio também garantiu vaga para as quartas-de-final da Copa do Brasil, voltando a derrotar o Fortaleza, por 2 a 0, mesmo placar conseguido em Fortaleza, no primeiro jogo. Léo Gago e Bertóglio fizeram os gols, esta noite no Olímpico.

Vitória vira e elimina o Botafogo

          O Botafogo virou "água de morro a baixo", depois daquela goleada diante do Flu, pelo Campeonato Carioca. Agora há pouco, em pleno Engenhão, o Fogão foi eliminado da Copa do Brasil pelo Vitória, que ganhou de virada por 2 a 1.
          O Alvinegro saiu na frente, gol de Elkson, e estava melhor em campo. Mas um lance aos 46 minutos do primeiro tempo mudou a história da partida. O lateral Lucas fez uma defesa de goleiro para evitar o gol de empate dos baianos. Foi expulso e o Vitória teve a chance de um  penalti. Mas o goleiro Jeferson defendeu e o Bota fechou o primeiro tempo com 1 a 0.
                              Lucas (encostado à trave) fez o penalti e foi expulso

           Entretanto, com dez homens, o time carioca se perdeu em campo e foi totalmente dominado pelo Vitória, que virou o jogo com gols de Pedro Ken e Tartá. Nem mesmo quando o árbitro Paulo Cesar de Oliveira "compensou" expulsando Pedro Ken, aos 30 minutos, o Fogão conseguiu se reabilitar. Perdeu o jogo, está fora da Copa do Brasil, deve perder o título carioca para o Flu, e duvido que Oswaldo de Oliveira seja mantido como treinador.

Show de Riquelme na classificação do Boca

       Os argentinos estão "chegando". Ontem, foi o Vélez que empatou com o Atlético Nacional e se classificou. Agora há pouco, foi a vez do Boca Juniors, que derrotou o Unión Española (Chile), no Estádio Santa Laura, em Santiago, e também garantiu vaga nas quartas-de-final da Libertadores. Vai enfrentar o vencedor de Flu x Inter, jogo marcado para amanhã.
        Na partida desta noite, o já veterano Juan Roman Riquelme  deu um show e comandou a vitória do Boca, por 3 a 2. Ele fez um golaço e construiu os outros dois, marcados por Mouche e Insaurralde. Para o time chileno Pineda e Jaime foram os artilheiros. O Boca corre atrás de seu sétimo título, para igualar-se ao Independiente, que é o maior ganhador de títulos da competição.  O terceiro representante argentino, tenta também alcançar a classificação, em casa, contra o Vasco,  agora às 22 horas.

Cincão ganha a primeira na Segundona

        O Cincão Esporte Clube, de Londrina, obteve agora à tarde a sua primeira vitória no Campeonato Paranaense da Segunda Divisão. Com um gol do zagueiro Everton, o Alvirubro londrinense derrotou o Grecal, de Campo Largo, por 1 a 0.
         O jogo, antecipado da 7ª rodada, foi realizado no Gigante do Itiberê, em Paranaguá, porque o Estádio Angelo Antonio Cavalli ainda não está liberado pela Federação Paranaense. Com a vitória, o Cincão assumiu a terceira colocação, com 5 pontos.

Pedro não tem hora pra acordar

       O cantor Pedro Leonardo, continua em coma no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e o médico Roberto Kalil Filho reuniu a imprensa, hoje, para dizer que "não é possivel prever quando ele vai acordar."  Mas o médico também explicou que "o coma é leve e ele já mostrou sinais, movimentou as mãos e ficou arrepiado."
        A preocupação maior esteve voltada para a ressonância magnética realizada no começo da semana. O dr.Kalil disse que o exame apresentou falta momentânea de oxigenação no cérebro, o que pode trazer más consequências.
        Por fim, o médico informou que estão suspensos os boletins diários, porque a recuperação vai levar semanas, meses. Só depois é que saberemos então se Pedro Leonardo tem sequelas ou não. Assim, não faz sentido ficar emitindo boletins repetitivos, todos os dias. Quanto a fratura que o cantor possui no fêmur, ele não será operado, porque os médicos acham que a cirurgia não é necessária.

Atlético de Madrid ganhou a Liga Europa

           Terminou hoje outra competição importante do futebol europeu. Dois clubes espanhois decidiram o título da Liga Europa, considerada a segunda mais importante (a Liga dos Campeões é a primeira) entre clubes do Velho Continente. O Atlético de Madrid (rival do Real Madrid) ficou com a Taça, aplicando 3 a 0 no Athletic de Bilbao. O jogo foi realizado no Estádio Nacional de Bucareste, na Romênia.
            Havia até bandeira brasileira na festa dos jogadores após o término do jogo. E o brasileiro Diego (ex-Santos) teve participação marcante na final, marcando o terceiro gol, no finalzinho da partida. Os outros dois haviam sido anotados pelo artilheiro do time, Falcao Garcia.  Além de Diego, mais três brasileiros jogam pelo Atlético de Madri: o zagueiro Miranda, o lateral-esquerdo Filipe Luis e o volante Paulo Assunção.

O sujo futebol italiano

             Tem muitos torcedores brasileiros que adoram o futebol italiano e vivem acompanhando os campeonatos deles. Não entro nesta lista. Assisto apenas a meia dúzia de jogos por ano, aqueles decidem as copas européias e outras competições importantes. Na verdade, acho que a Itália tem um futebol muito sem-vergonha, que parece seguir o rumo daquelas máfias que por muito tempo deram as cartas no País.
             Podem ver que seguidamente surgem escândalos envolvendo clubes, dirigentes, árbitros e jogadores. A própria Juventus, que acaba de ganhar o título italiano, tem um "passadinho sujo", pois em 2006 foi rebaixada à Segunda Divisão, por ter participado de manipulação de resultados. Perdeu inclusive os títulos de 2004/5 e 2005/6 por conta de um escândalo como o que agora acaba de surgir.
             A Federação Italiana informou hoje que 61 pessoas ligadas a 22 clubes estão sendo investigadas por supostas combinações de resultados. Muita gente teria obtido grandes lucros por meio de apostas esportivas.  Cincoenta e dois jogadores estão envolvidos nas investigações, assim como quatro dirigentes. Os outros cinco suspeitos poderão estar ligados ao setor de arbitragem. Resumindo, tem safadeza em todos os setores. Nada menos do que 33 partidas disputadas em 2011, pela Segunda Divisão e pela Copa da Itália, tiveram seus resultados supostamente manipulados pelos corruptos. Os clubes Atalanta e Siena, que subiram e disputaram a 1ª Divisão de 2012, poderão ser novamente rebaixados pela Justiça.
             E tem brasileiro que vive achando que o futebol italiano é muito melhor do que o nosso. Já tivemos escândalos, inclusive envolvendo árbitros e loterias, mas é raro isso acontecer por aqui. Lá na Itália todo o dia tem sacanagem.
             
             

Arapongas tem a vaga, mas não tem o time

            Em meio a festa que tomou conta da cidade com a conquista do título de campeão paranaense do Interior, o Arapongas começa a cair na real. O clube tem vaga para a Série D Nacional e para a Copa do Brasil do ano que vem, mas acaba de perder nove jogadores e ainda poderá perder mais um ou dois. A verdade é que o time que brilhou no Paranaense (foto) já se desmanchou.
      Os nove que deixaram o clube são o lateral  Edinho, os zagueiros Raul, Paulo Vitor e Giovane, o volante Alexandre, o meio Sandro e os atacantes João Sales, Léo Itaperuna e Thiago Adam, todos bons jogadores. Não será fácil repor o grupo. E o lateral-direito Maicon também está sendo assediado por vários clubes e poderá igualmente deixar o Ninho dos Pássaros.
       O problema maior é que o Arapongas já estréia no próximo dia 27, em Pelotas, contra o Grêmio Esportivo Brasil local. Vai ser uma correria para contratar. Mas o diretor de futebol Sidclei Menezes garante que já está trabalhando para trazer rapidamente oito jogadores: um zagueiro, dois volantes, um lateral, um meia e três atacantes.
        Do elenco utilizado no Campeonato Estadual ficaram Vitor, Douglas, Bruno Matavelli, Luis Mário, Fabinho, Marcos Tora e Rafael Mineiro. Os negócios que envolvem a saída de jogadores ainda estão sendo concluidos. Mas já se sabe que que Raul foi para o Criciuma-SC e Léo Itaperuna vai jogar no Sion, da Suiça.  Paulo Vitor foi devolvido ao Corinthians e Thiago Adam tem propostas de três clubes grandes do futebol brasileiro para disputar a Série A Nacional.
        O presidente do Arapongas, Adir Leme da Silva (ex-gestor do Londrina), está animado. Ele diz que sua meta é colocar o clube na Série B de 2014. Mas para começar ele precisa passar pela Série D, que não deve ser fácil, pois  o Arapongão está no Grupo 8, junto com forças tradicionais, como o Brasil de Pelotas, o Juventude de Caxias, o Metropolitano de Blumenau e o Mirassol. E depois ainda terá que encarar a Série B. Vamos com calma, 'seo' Adir.

É o abuso dos abusos

             A distorção de comportamento nos jovens, passa cada vez mais dos limites. O que ocorreu numa escola estadual de São Carlos, interior de São Paulo, é o abuso dos abusos. Quatro meninos tarados (êles não podem ser classificados de outra forma) aproveitaram que estava ocorrendo a troca de professores e, dentro da sala de aula da quinta série, partiram pra cima de uma garota de 11 anos. Cometeram, segundo a Justiça, "atos libidinosos", passando a mão pelo corpo inteiro da garota. Não há denúncia de conjunção carnal.
            A menina está recebendo atendimento psicológico, como normalmente acontece com jovens que sofrem abuso sexual. E os meninos marginais ainda estão sendo protegidos pela lei, porque a idade deles vai de 11 a 14 anos. "Como não são maiores de idade, não se pode falar em crime" - diz a titular da Delegacia de Defesa da Mulher,  Denise Gobbi Szakal, que na verdade está defendendo é os garotos tarados e não a menina vítima.
         Os quatro meninos serão encaminhados ao NAI (Núcleo de Atendimento Integrado ao Adolescente Infrator), onde será definida a medida sócioeducativa a que serão submetidos. E logo estarão por aí, agredindo outras meninas. Já aprenderam o caminho, logo estarão estuprando. É o que as nossas leis sugerem.
           Aí, se um pai de uma menina violentada pega um guri safado desses e faz justiça, certamente ele é que vai parar na cadeia.