Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 7 de outubro de 2012

Belinati x Alexandre Kireeff

                
        Alexandre Kireeff foi a grande surpresa da eleição em Londrina, no primeiro turno. Eu acreditava que ele pudesse brigar com Marcia Lopes pelo segundo lugar, mas não esperava que, sem coligações,  obtivesse a vaga para o segundo turno com tanta facilidade. Kireeff fez 25,2 % dos votos, contra apenas 14,8 % de Marcia.


        Um nome novo na política e a imagem de homem de bem. Para mim estes foram os dois grandes trunfos de Kireeff, ex-presidente da Sociedade Rural. E estas armas certamente voltarão a ser utilizadas no segundo turno, podem apostar. Os grandes inimigos do "nome" Belinati vão mais uma vez se unir, e a disputa poderá ser muito equilibrada. Existem 30% de votos que no momento não são de ninguém. É por estes votos  que Kireeff e Belinati vão brigar.
        Eu esperava um resultado um pouquinho melhor de Belinati.Pensei que ele se aproximasse um pouco mais dos 50%, mas ficou em 45, 3 por cento, o que não deixa de ser uma marca muito expressiva. Afinal, 124.062 londrinenses votaram nele. A príncípio, ele continua sendo favorito para ser o prefeito, mas não há a menor dúvida de que  a coisa apertou e a eleição não está definida. Acho que o apoio do governador Beto Richa poderá ser decisivo.  Só que o candidato apoiado por Richa em Curitiba, nem foi para o segundo turno.
       Os resultados dos outros três postulantes do cargo em Londrina ficaram dentro do esperado:  Barbosa Neto ficou em quarto lugar, com 25.904 votos (9,48%); Cheida foi o quinto, com 13.975 votos (5,11%) e Valmor Venturini o sexto, com apenas 1.818 votos (0,67%.
         

Londrina terá 11 novos vereadores

              Apenas oito vereadores de Londrina foram reeleitos: Pastor Gerson Araujo (PSDB), Lenir de Assis (PT), Junior Rosa Santos (PSC), Roberto Kanashiro (PSDB), Roberto Fu (PDT), Rony Alves (PTB), Sandra Graça (PP) e Padre Roque (PR).  A renovação será de 52%. Menor do que se esperava, já que em 2008 a Câmara foi renovada em mais de 70 %.


                Particularmente, eu apenas lamento que Antenor Ribeiro não tenha conseguido a reeleição. Acho que ele é um bom vereador. Os outros que ficaram de fora: Eloir Valença, Ivo de Bassi, Jacks Dias, Joel Garcia, Roberto da Farmácia, Sebastião dos Metalúrgicos, Rodrigo Gouvêa, Tito Valle, Jairo Tamura e Amauri Cardoso.
                  Os onze novos vereadores que assumem em janeiro são: Gustavo Richa, Vilson Bittencourt, Elza Correia, Gaúcho Tamarrado, Emanoel  Gomes, Jamil Janene, Deliberador, Sidney de Souza,  Professor Fabinho, Mario Neto Takahashi e  Marcos Belinati.

Qualquer coisa pode mudar o voto




      Cada vez eu me convenço mais de que grande parte dos eleitores não tem certeza de que está votando certo. Ouvindo o rádio, agora há pouco, ouvi um eleitor dizer: "Eu tinha escolhido meu candidato desde o início da campanha. Saí de casa para dar meu voto a ele, mas quando entrei no ônibus vi dezenas de 'santinhos' dele espalhados pelo chão.  Na mesma hora mudei o meu voto".
        Que absurdo, ele nem sabe se foi o próprio candidato que jogou seus 'santinhos' no ônibus. Do mesmo jeito que um motivo fútil leva um eleitor a votar em determinado candidato, qualquer coisinha pode fazer ele mudar de opinião. A ignorância ainda é grande em nossa terra.

Maior goleada e show de Ronaldinho

         O destaque da rodada de ontem pelo Campeonato Brasileiro foi o jogo disputado em Belo Horizonte. O Galo meteu 6 a 0 no Figueira e Ronaldinho Gaúcho deu mais um grande show, marcando três gols e ajudando na construção dos outros três. Ele chorou após seu primeiro gol, que ele dedicou ao padastro falecido na véspera. Foi um momento de grande emoção neste jogo que registrou a maior golada do Brasileirão 2012.

         
              Vendo mais uma vez Ronaldinho jogar um bolão, ficou cada vez mais sem compreender como é que o Brasil pode abrir mão de um jogador deste nível na Seleção Nacional. Mano Menezes está louco. Não temos outro craque tão preparado para ajudar nosso País na próxima Copa. É duro deixzar Ronaldinho de fora para chamar Thiago Neves, Jadson e outras figuras que andam por aí.

Fred é outro que tem que ser convocado

      
         Fred, o número 9 do Fluminense, é outro que já não pode mais ser esquecido por Mano Menezes. O cara continua impossível, carregando o Tricolor nas costas. Ontem, como já havia feito no Fla-Flu e em outros jogos, ele marcou o gol contra o Botafogo, segurando a folga de seis pontos na liderança. O momento de Fred é excepcional. Mano tem que parar de ser teimoso.
         Com o gol de ontem, Fred ficou dividindo a liderança da artilharia do Brasileirão com Bruno Mineiro  (ex-jogador do Londrina), centroavante da Portuguesa. O mais curioso é que tanto Fred como Bruno Mineiro começaram a se destacar no futebol atuando pelo América Mineiro.

Massa em segundo. Vai chover !

       Felipe Massa foi o segundo colocado do  GP do Japão, disputado na última madrugada  e vencido pelo alemão Sebastian Vettel, de ponta a ponta. O brasileiro aproveitou uma parada nos boxes e voltou na frente de Jenson Button e K.Kobayashi, que brigavam por um lugar no podium. Massa se garantiu em segundo, com Kobayashi em terceiro lugar. Desde 2010, Felipe Massa não conseguia uma segunda colocação.


           O lider do campeonato, Fernando Alonso, teve que abandonar logo após  a largada , depois de um toque com Raikkönen, na primeira curva. Com isso, ele está agora a apenas 4 pontos de Vettel. O desastrado Bruno Senna, como sempre, se envolveu em confusão, desta vez batendo em Nico Rosberg. O brasileiro foi punido e teve que passar pelos boxes. Acabou chegando em 14º lugar.
           A próxima prova do Mundial de F1 será dia 14 (domingo que vem) na Coréia do Sul. Os 10 primeiros são :  Alonso 194, Vettel 190, Raikkönen 157, Hamilton 152, Webber 134, Button 131, Rosberg 93, Grosjean 82, Massa 69 e Sergio Perez 66 pontos.