Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

  Raio atinge rapaz em Lerroville



        Os raios que apavoraram Londrina, hoje cedo, atingiram um rapaz no distrito de Lerroville.   O jovem estava dentro de casa e mexia no celular no momento da descarga elétrica. O aparelho eletrônico chegou a pegar fogo e a vítima ficou inconsciente. 
         O Siate e a equipe do médico do Samu foram acionados. Para facilitar o atendimento, os familiares levaram Jonathan William da Silva até o distrito de Paiquerê e aguardaram as viaturas. Entubado, o rapaz foi encaminhado ao Hospital Evangélico de Londrina em estado grave. 
Feirantes pintavam as galinhas
 para vendê-las como "caipiras"





             A Vigilância Sanitária pegou feirantes vendendo frangos de granja coloridos artificialmente como se fossem galinhas caipiras na Feira do Produtor Rural, em Boa Vista.  Os flagrantes ocorreram dias antes da ação desta sexta-feira (27) que fechou nove bancas de venda de galinha no local.

        Segundo Fernando Matos, diretor da Vigilância Sanitária de Boa Vista, os animais eram abatidos, depenados e pintados artificialmente. Tudo era feito sem as mínimas condições de higiene.
      Em uma das bancas, a vigilância achou um balde manchado de tinta sendo usado como recipiente para colorir os frangos artificialmente. Um cone de sinalização de trânsito também era usado como funil no abate dos animais.
      A coloração dos frangos, segundo a Vigilância Sanitária, era feita para obter lucro maior, já que a galinha caipira custa mais caro é a mais procurada pelos compradores.
      “Eles [feirantes] estavam ludibriando os consumidores fazendo a coloração artificial do frango normal e vendendo como caipira. Estavam fazendo o uso inadequado de corantes e fraudando as pessoas" - declarou Matos.
        O diretor disse ainda que os flagrantes foram feitos na semana passada. Na ocasião, os comerciantes foram proibidos de continuar a abater os animais na feira e estavam cumprindo com a determinação. No entanto, as bancas funcionavam sem licença ambiental, o que motivou a interdição nesta sexta."Todas as galinhas caipiras que eram vendidas nesse local eram pintadas", - frisou Matos.
      O diretor disse também que o caso será remetido ao Ministério Público de Roraima (MPRR) para que as devidas providências sejam tomadas.
        "Eles já foram punidos com a interdição dos pontos. [...] Vamos enviar todo o material ao MP porque a vigilância toma as providências na área administrativa e o Ministério Público nas áreas civil ou criminal, como for necessário"- finalizou.
        As nove bancas de venda de frango permanecem interditadas por tempo indeterminado ou até que os feirantes se regularizem e obtenham licença para abater e vender as aves no local.


Derrota da Catalunha !





           O Conselho de Ministros convocado pelo chefe de governo espanhol, Mariano Rajoy (foto), decidiu nesta sexta-feira destituir o governo da Catalunha, dissolver o Parlamento local e convocar eleições regionais, conforme autorizado mais cedo pelo Senado espanhol, que deu luz verde para a aplicação do artigo 155 da Constituição.

     Rajoy anunciou a destituição de Carles Puigdemont, presidente da Catalunha, e outras autoridades regionais. O chefe do governo espanhol também anunciou que o Parlamento catalão foi dissolvido e convocou eleições regionais para o dia 21 de dezembro "para restaurar a democracia".
      "Não se trata de suspender nem de intervir no autogoverno [da Catalunha], se trata de devolvê-lo à normalidade o antes possível"- disse Rajoy. "Acreditamos que é urgente ouvir todos os cidadãos catalães, para que possam decidir o seu futuro e ninguém pode agir fora da lei em seu nome".

Fifa reconhece nossos títulos, mas 
                 omite a conquista do Palmeiras



     Fifa reconhece como oficiais os títulos mundiais obtidos por clubes sul-americanos e europeus entre 1960 e 2004. Mas deixa fora torneios como os de 1951, vencido pelo Palmeiras. Nesta sexta-feira, na reunião do Conselho da Fifa realizada na Índia, a entidade aprovou a proposta da Conmebol e, assim, espera colocar fim a uma polêmica que dura anos.

        A entidade ainda anunciou que está reabrindo a discussão sobre o formato que o Mundial de Clubes deve ter, já que as atuais edições não agradam aos clubes nem atraem torcedores. Uma das opções seria a de voltar a ter uma disputa entre sul-americanos e europeus. Mas a Fifa quer algo mais global e pode suprimir a Copa das Confederações para colocar, no lugar, um amplo Mundial de Clubes. 
        Nesta semana, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, já havia antecipado  que a aprovação estava à caminho. Os europeus tinham dado uma sinalização também no sentido positivo. 
            Em 2014, o ex-presidente Joseph Blatter atendeu a um pedido do ex-ministro dos Esportes, Aldo Rebello, e enviou uma carta reconhecendo o título de 1951 como sendo uma conquista mundial para o Palmeiras. Neste ano, porém, a Fifa esclareceu que, ainda que reconhecesse o valor das disputas passadas, apenas poderia reconhecer como "oficial" os torneios promovidos por ela. Isso significava que não apenas o de 1951 estava descartado, mas também as disputas entre sul-americanos e europeus entre 1960 e 2000, inclusive em Tóquio. 
                     A Conmebol decidiu reagir e pedir oficialmente que o assunto fosse reconsiderado. Mas mesmo a entidade sul-americana reconhece que não tinha argumentos para defender que torneios antes de 1960 fossem considerados como oficiais. Alejandro Domingues, presidente da entidade, explicou  que o ano de 1960 foi escolhido por causa do início também da Taça Libertadores da América e que define quem era o representante da região numa disputa mundial. 


 Ver imagem no Twitter
Para 1951, porém, o Mundial que o Palmeiras alega ter vencido ocorreu quando a Libertadores ainda não existia. Em 1952, o mesmo torneio foi vencido pelo Fluminense. Com o reconhecimento oficial da Fifa, portanto, a lista dos campeões mundiais pelo Brasil inclui o São Paulo (tricampeão em 1992, 1993 e 2005), Santos ( bi em 1962 e 1963), Corinthians (bi 2000 e 2012), além de Flamengo (1981), Grêmio (1983) e Internacional (2006).
Nem Palmeiras nem Fluminense, por essa definição do Conselho da Fifa, podem ser considerados oficialmente como campeões mundiais de clubes.
Num comunicado, a Conmebol comemorou a decisão. "Fixamos como um dos eixos de mudança fazer justiça pelo futebol sul-americano, inclusive indo além do judicial"-disse Domingues. "Hoje vemos refletidos nossos esforços em um justo reconhecimento que a Fifa faz aos clubes sul-americanos e europeus, que ganharam a Copa Intercontinental e tradicionalmente foram considerados campeões do mundo - acrescentou. 
       Ciclistas e pedestres vão
        pagar multa no que vem      


                      Ciclistas e pedestres serão multados no Brasil a partir do ano que vem. Quem cometer infrações como permanecer nas vias onde trafegam os carros ou cruzar pistas em viadutos, pontes e túneis poderá ser autuado, de acordo com uma resolução regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). As informações são do jornal Folha de São Paulo. 
                       Essa possibilidade já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, mas faltava a regulamentação. De acordo com o governo federal, a fiscalização deverá começar em 180 dias a partir da data de publicação. As multas serão aplicadas por agentes de trânsito, que preencherão um auto de infração. 

                   Um pedestre caminhando fora de uma passarela de passagem terá de pagar R$ 44,19, o equivalente a 50% do valor da infração considerada leve. Já um ciclista pedalando em local proibido ou de forma imprudente desembolsará até R$ 130,16 (infração média), além de ter a bicicleta recolhida. Não foi informado pelo Denatran como será feita a cobrança dos valores. 
                   " Ainda que o pedestre seja a parte mais frágil, ele também pode causar um acidente quando não cumpre as regras do trânsito e coloca todos os outros em situação de risco" – disse Elmer Vicenzi, diretor do Denatran. 

Temer passa fim-de-semana no hospital


                            Está tudo previsto para que o presidente Michel Temer se interne neste final de semana, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para uma bateria de exames.
Temer, 77 anos, também deve passar por cirurgia para retirada de cálculos renais que estão causando obstrução urológica. Na quarta-feira (25), dia da votação da 2ª denuncia contra ele, o presidente passou mal no Palácio do Planalto e esteve internado no Centro Cirúrgico do Hospital do Exército, em Brasília.

Atlético Paranaense de olho na Copa !

       As vitórias do Grêmio por 3×0 sobre o Barcelona, do Equador, no jogo de ida da semifinal da Libertadores, e do Flamengo por 1×0 sobre o Fluminense, pela ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, aumentaram as chances do Atlético Paranaense voltar à Libertadores no ano que vem. Isto porque os dois times brasileiros abriram um precedente para que o atual G7 do Campeonato Brasileiro vire G9. O Furacão está em nono lugar e hoje estaria classificado para a grande competição sul-americana