Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Papa Francisco se despede do Chile


         
          Papa Francisco celebrou nesta quinta-feira sua 3ª missa no Chile, desta vez em Playa Lobitos, na cidade de Iquique, última etapa de sua visita ao país. Por sua localização, no norte do país, a 1,8 mil km de Santiago, Iquique é uma cidade de imigrantes, um dos temas centrais da 6ª visita do Papa à América Latina. Francisco disse que o local abriga povos de diferentes culturas e alertou para situações de exploração e injustiça.

O Chile é um país que recebe muitos imigrantes, principalmente por sua fronteira norte, por onde há um intenso e irregular ingresso de estrangeiros provenientes da Colômbia, do Haiti, da República Dominicana e do Equador, segundo a France Press.
Mais de meio milhão de estrangeiros vive, atualmente, no Chile em situação legal, segundo dados oficiais, ou seja, 3% da população de 17,5 milhões. De acordo com números divulgados pela imprensa local, apenas no ano passado cerca de 105 mil haitianos e mais de 100 mil venezuelanos chegaram ao território.

Acidente com policial

À caminho para a missa, o Papa desfilou no Papamóvel por ruas de Iquique saudando fiéis. No trajeto, Francisco desceu do Papamóvel para ajudar uma policial que caiu do cavalo em que estava quando passou ao lado do pontífice.

              Papa Francisco desceu do Papamóvel em Iquique para falar com policial que caiu ao cavalo (Foto: HO/Comissão Nacional para a visita do Papa e canais chilenos/AFP)
Livro sobre Donald Trump será
    adaptado para a televisão

    O presidente chegou a tentar impedir a publicação da polêmica obra 


         "Fogo e fúria", o livro crítico sobre o primeiro ano de governo do presidente Donald Trump, será adaptado para a televisão, informou ontem a imprensa especializada. Os sites The Hollywood Reporter e Variety revelaram que a Endeavor Content comprou os direitos da obra do jornalista Michael Wolff para cinema e televisão.  Wolff será o produtor-executivo da série. A rede que transmitirá a série ainda não foi definida.
          O livro "Fogo e fúria: dentro da Casa Branca de Trump" se tornou um sucesso de vendas e causou a ira do presidente, que tentou impedir sua publicação. A obra afirma que o próprio entorno presidencial duvida da capacidade de Trump para governar e o apresenta como um homem instável, com frequentes e graves perdas de memória.

Série da Netflix sobre a LavaJato
  vai estrear no dia 23 de março




                        "O Mecanismo", série brasileira da Netflix "inspirada no maior escândalo de corrupção de todos os tempos", ganhou nesta quinta-feira seu primeiro trailer e data de estreia. O programa chega ao catálogo global do serviço de streaming em 23 de março deste ano. "No começo, eu não vi a doença por inteiro, eu vi só um sinal", diz ator Selton Mello, que vive um agente da Polícia Federal no título, na abertura do vídeo, enquanto uma sucessão de imagens de dinheiro e armas aparece ao fundo.
                      A trama, rodada em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília, mostrará a caçada deste agente e de sua pupila (Caroline Abras) por Roberto Ibrahim (Enrique Diaz), um homem que cresceu na vida fazendo lavagem de dinheiro. O elenco também terá Lee Taylor, Antonio Saboia, Jonathan Haagensen, Alessandra Colasanti, Leonardo Medeiros, Otto Jr. e Susana Ribeiro. O seriado, com um total de oito episódios, é uma produção da Zazen Produção para a Netflix e terá direção de Padilha, Marcos Prado e Felipe Prado, trio responsável pelo sucesso "Tropa de Elite". Esta será a segunda série nacional da plataforma, que em 2016 lançou o drama de ficção "3%".
Tanta chuva por aqui
                    e falta chuva em Porto Alegre

                Nos últimos dias, a população de Porto Alegre pôde testemunhar a multiplicação dos bancos de areia que se formaram no rio Guaíba. A razão dessa alteração é o baixo nível do lago nos últimos dias. Na manhã desta quinta, a régua do Cais Mauá marcou o menor nível até o momento, de 33 centímetros. A redução das chuvas no Estado e a falta de contribuição de seus afluentes estão entre os principais motivos dessa estiagem. Os dois fatores estão relacionados e sofrem influência do fenômeno La Nina, que gera a predominância do tempo seco. Em pelo menos cinco dias deste ano o nível do Guaíba ficou abaixo da média histórica, de 47 centímetros.
                  Segundo a meteorologista do Centro Integrado de Comando (Ceic), Estael Sias, o resfriamento do oceano Pacífico, causado pela La Nina, gerou a escassez de chuva percebida nos últimos meses. “A gente tem percebido essa redução da chuva desde meados de novembro. A chuva está abaixo da média histórica nos principais afluentes do Guaíba, que são o Jacuí, que nasce no Centro do Estado, e também a bacia do Caí e dos Sinos”, relatou. Além disso, o volume de chuva da Capital não tem impacto tão importante no nível do Guaíba como seus afluentes. De qualquer forma, a marca histórica de chuva em Porto Alegre é de 100,10mm e, até quinta foi registrado apenas 97,10mm.

Aumenta número de notas

 zero nas redações do Enem



                 O Ministério de Educação divulgou nesta quinta-feira os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota mil. Na edição anterior, foram 291.806 notas zero e 77 notas mil entre 6.034.672 redações corrigidas.
                   Os resultados da prova foram liberados pouco antes das 12 horas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e só podem ser consultados individualmente. Os candidatos devem acessar a Página do Participante e fazer login por meio do CPF e senha anteriormente cadastrada.
                  "Recomendo calma, cautela e controle da ansiedade. Sei que é um momento importante para milhões de jovens de todo o Brasil, mas é preciso ter a clareza de que o exame é seguro, as notas estarão disponíveis e cada um terá a oportunidade de acessar justamente a informação relativa à sua nota"- disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.
                Pela primeira vez, de acordo com o Inep, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, além das proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade.

       Lula vai usar contradição
     de Moro no julgamento 

                     Diz a Folha de São Paulo de hoje que a defesa do ex-presidente Lula vai usar no julgamento do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), no dia 24, uma aparente contradição do juiz federal Sergio Moro para tentar reverter a sentença em que o político foi condenado a nove anos e seis meses de prisão.
              Moro não poderia ter julgado o caso, após afirmar que os recursos para a reforma do tríplex não têm relação com os desvios da Petrobras, segundo defensores de Lula. O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli decidiu que o juiz de Curitiba só pode julgar os casos relacionados à estatal petroleira.

Giovanna está voltando !



Depois de um período morando em Portugal, Giovanna Antonelli está de malas prontas para retornar ao Brasil. A atriz, que já tem vindo ao país com regularidade, voltará a viver no Rio de Janeiro por causa do trabalho. Ela interpretará a protagonista da próxima novela das nove da Globo.

O fim de uma carreira brilhante !



               Não se pode falar da história do apito brasileiro sem citar uma de suas maiores e mais populares referências. No alto da simplicidade do paranaense que rompeu barreiras e chegou ao auge da carreira apitando jogos que entraram para a história. Mas Heber Roberto está se aproximando do final desua carreira.  
                Emocionado com a proximidade do apito final, Heber diz que ama a arbitragem e que gostaria muito de continuar atuando até o fim da temporada. Mas para que isso ocorra, ele será submetido a uma nova avaliação física para poder retornar aos gramados.
               A entrevista de Heber foi gravada na tarde do último sábado (13/01), na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde ocorreu a pré-temporada da arbitragem catarinense.

P E R I G O !!!

Comer pílulas de detergente é 
a nova moda. Mas elas matam !
               Tide Pod Challenge é o nome da nova “moda” da internet: a ingestão de cápsulas de detergente. Inegavelmente perigosa, a “moda” pode causar vômitos e dificuldades respiratórias, e pode até matar.
                  A nova “moda” consiste no compartilhamento de vídeos nos quais os jovens comem cápsulas de detergente para roupas, chegando até a preparar refeições com as cápsulas.   A internet chama de “desafio”, mas estas modas da internet nada mais são do que autênticos perigos para os adolescentes. Após a sucessão de casos de vítimas graves do “Desafio da Água Quente” e do “Baleia Azul“, apareceu mais uma onda que pode ser fatal e colocar em risco a vida dos jovens que as experimentam.
                O conteúdo das cápsulas de detergente pode ter consequências graves para a saúde de quem ingeri-las. Segundo as pesquisas, as cápsulas de detergente para roupas têm várias substâncias embaladas em plástico que se dissolvem quando entram em contato com água e que são prejudiciais à saúde.
                  As cápsulas podem incluir detergente em pó, amaciador e até água sanitária. Esta perigosa moda, popular nos EUA, ganhou o nome do detergente Tide devido às embalagens coloridas. No entanto, existem muitas marcas que utilizam o mesmo tipo de embalagens individuais.
                  A ingestão destas cápsulas pode provocar problemas respiratórios, confusão mental, vômitos e diarreia. A empresa que detém a Tide, Procter and Gamble (P&G), já reagiu com um alerta através de um comunicado compartilhado pela mídia norte-americana.
                  “Nossos recipientes de roupa são detergentes altamente concentrados que são projetados para serem lavados e usados com segurança em milhões de casas por dia. Só devem ser usados para lavar roupas e devem ser armazenados longe de crianças, independentemente da circunstância, mesmo que seja para uma piada”-  disse a empresa.
                      Em 2012, os Centros para o Controle de Doenças (CDC) publicaram um relatório sobre os riscos de ingerir estas cápsulas depois de várias crianças terem se sentido mal. De acordo com o CDC, a ingestão tem maiores efeitos colaterais do que a exposição ao detergente normal.
No Twitter, surgem também vários utilizadores indignados face à adesão dos jovens norte-americanos a esta “moda” fatal. O site da marca Tide incluiu um vídeo de alerta para esta situação, com um jovem a dizer “Não! O que se passa? As cápsulas são para lavar roupa. Não as comam!”.

  Paranaense começou
    com uma surpresa



                    A Globo mostrou ao vivo e o futebol paranaense acabou não ficando de fora da TV na largada dos Estaduais.  E o nosso Estadual começou com uma surpresa. O favorito Paraná Clube perdeu para o União, em Francisco Beltrão, por 2 a 1. Marquinhos Campalhota marcou o primeiro gol do campeonato (foto) e Lucas Vieira fez 2 a 0 para os beltronenses. Só no segundo tempo é que o Tricolor diminuiu, com um gol de Felipe Augusto. 

                      Mas não achei que o Paraná tenho jogado tão mal. Porém, falhou nos lances dos gols. Choveu no segundo tempo e a arbitragem foi de Paulo Roberto Alves Junior. Renda de R$ 72 mil, para um público total de 3.216 pessoas. 
Os Estaduais começaram 
com várias outras "zebras"




                     Várias outras surpresas ocorreram ontem à noite, na largada dos Campeonatos Estaduais do Brasil. A começar pelo Corinthians, atual campeão nacional, que perdeu em pleno Pacaembu (foto) para a Ponte Preta, por 1 a 0, gol de Felipe Saraiva. Jadson perdeu um penalti. Mas pior ainda foi o São Paulo, que levou 2 a 0 do São Bento. Dos "grandes" de SP, só o Santos venceu, na estréia do treinador Jair Ventura: 3 a 0 sobre o Linense, em Lins.

                     No Rio Grande do Sul, Luiz Eduardo cobrou um penalti para o Brasil, em Pelotas, marcando o primeiro gol do Gauchão. O Xavante venceu o Juventude de Caxias por 3 a 1. E a "zebra" apareceu em  Ijuí, onde o Grêmio escalou muitos reservas, sofreu o gol no último minuto e só empatou com o São Luiz local, por 1 a 1. O estreante gremista Paulo Miranda (ex-São Paulo) foi expulso.  Já o Novo Hamburgo, campeão do ano passado, levou 3 a 0 do Caxias, em Caxias do Sul. 

                     No Rio, a vítima da "zebra" foi o Fluminense, que perdeu para o Boa Vista, por  3 a 1. Já o Flamengo, mesmo com um time misto, ganhou em Volta Redonda por 2 a 0. Os outros dois jogos terminaram empatados:   Madureira 2 x Macaé 2 e Nova Iguaçu 1 x Cabofriense 1. 

                      E no Campeonato Mineiro, Cruzeiro e América estrearam ganhando. O Cruzeiro fez 2 a 0 no Tupi, e o Coelho ganhou do Patrocinense por 2 a 1. 
 Essa não, Moro. Já temos,
muitos bandidos por aqui !     


                            O juiz Sergio Moro determinou a transferência do ex-governador Sérgio Cabral para um presídio no Paraná. Ele deverá ser levado para o Complexo Médico de Pinhais, na Grande Curitiba, na ala já ocupada por outros presos da Operação Lava-jato.

                          Entretanto, Moro afirma que se o juiz Marcelo Bretas da 7ª Vara Federal do Rio entender que a transferência não é pertinente no momento, ele poderá ser informado e reavaliar a decisão. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal.


Petrobras baixa o preço do gás ! 


     Petrobras anunciou hoje a revisão da política de preços do do GLP residencial, comercializado em botijões, o chamado gás de cozinha. O preço cairá 5% nas refinarias a partir desta sexta, 19.

      Com isso, o preço médio sem tributos nas refinarias da Petrobras será de 23,16 reais por botijão de 13 quilos. Entre as mudanças na política de preços está a frequência dos ajustes, agora trimestral em vez de mensal.

        “A Petrobras acredita que estes novos critérios permitirão manter o valor do GLP referenciado no mercado internacional, mas diluirão os efeitos de aumentos de preços tipicamente concentrados no fim de cada ano, dada a sazonalidade do produto”, conforme comunicado ao mercado, divulgado nesta quinta-feira.

              O anúncio vem após uma alta acumulada de quase 70% nos preços do GLP doméstico desde junho passado, quando a companhia alterou suas práticas para a precificação do produto visando justamente deixá-los mais alinhados ao mercado internacional.