Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 27 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
    Com seu futebol "falido"
 Brasil nem vai a semifinal

 
           Acho que ficou bem claro hoje. O futebol brasileiro está quebrado. A prova de absoluta incapacidade foi dada hoje no Chile, quando a nossa Seleção foi derrotada nos pênaltis pelo fraco Paraguai, numa humilhante demonstração de fragilidade. 

                    O time de Dunga fechou a primeira etapa ganhando por 1 a 0, com gol de Robinho, mas virou "pequeno" no segundo tempo, recuando e dando campo para a reação dos guaranis, que ainda contaram com a "generosa contribuição" do zagueiro Tiago Silva,  metendo a mão na bola dentro da área, aos 22 minutos.  Na cobrança do pênalti, Gonzalez empatou o jogo, enquanto os brasileiros se perdiam cada vez mais em campo. E por pouco, o Paraguai não decidiu a parada já nos 90 minutos.

                       Vieram os pênaltis e mais vexame. As cobranças de Everton Ribeiro e de Douglas Costa foram ridículas, e no final, deu Paragua1 4 x Brasil 3. Eles ficam no Chile, para jogar a semifinal com a Argentina, e nós voltamos pra casa, para tentar montar um time para as Eliminatórias, porque este que aí está corre o sério risco de não conseguir vaga para a Copa do Mundo 2018.







           
  O JOGO QUE IA SALVAR 
 COPA AMÉRICA NÃO SAI
 
 
 
        A grande expectativa que eu tinha, de ver um Brasil x Argentina na semifinal da Copa América, se desmanchou esta tarde em Concepcion, com a nossa derrota para os paraguaios. Mas foi uma derrota merecida e até anunciada. Amanhã, com mais tempo, vamos discutir com os amigos do Blog  o que está levando o  futebol brasileiro a esta  situação de falência.

    E esses malucos que estão espalhados pelo mundo, matando pessoas em nome sei lá eu de quem ?  O que é que os poderosos norte-americanos estão esperando ?

Pensa que é mole ser ministro ?


          Não é nada fácil ser ministro da Fazenda no Brasil. Que o diga Joaquim Levy, que assumiu há pouco tempo e já está com sérios problemas de saúde. Ontem, ele foi internado, com um quadro de embolia pulmonar. Mas hoje está descansando para viajar para os Estados Unidos amanhã, integrando a comitiva da presidente Dilma.
           Os médicos não querem que Levy viaje, mas ele garante que estará com a presidente nos States. Uma viagem arriscada.

Nossas chances em Wimbledon



             O sempre imponente e romântico Torneio de Wimbledon começa na segunda-feira, em sua edição 2015. E lá estarão os três tenistas brasileiros mais conhecidos. Minhas esperanças maiores estão voltadas para nossa representante feminina, Teliana Pereira, 75º do ranking. Vamos ver como ela se comporta na estréia, contra a italiana Camila Giorgi, número 32 do mundo.  Eu acho que Teliana (foto) pode passar por esta primeira prova.

            O nosso número 1 do Brasil e 41 da ATP, o sempre problemático Thomaz Bellucci volta a enfrentar o decadente Rafael Nadal, que agora já é o décimo do ranking. Mas Bellucci sempre "pipoca" nos grandes jogos e além disso nunca venceu o espanhol. Acho difícil.

            E o João Souza (Feijão) pode até começar ganhando, porque vai enfrentar o colombiano Santiago Giraldo (nº 60 do mundo), que não é lá essas coisas.  O Feijão está no 79º lugar do ranking, mas nivela-se a Giraldo

Nosso vôlei ganhou mais uma   





             A Seleção Brasileira continua crescendo na Liga Mundial de Voleibol Masculino. Neste sábado, jogando em Sydney, derrotou a Seleção Australiana sem maiores problemas, por três sets a um. Os parciais foram de 25/17, 25/18, 23/25 e 25/20. Mesmo sem Murilo e Serginho, o Brasil mostrou um bom comportamento, dominando o jogo

            Amanhã os dois times voltam a se enfrentar, às 3 horas da madrugada (horário de Brasília). O próximo compromisso já será no Brasil, na etapa de Cuiabá. E depois virá a fase final, que será disputada no Rio de Janeiro.
 COPA AMÉRICA
  Só um mesmo Brasil x Argentina
   pra salvar o prestígio do torneio



      Todos sabemos que esta Copa América 2015 está sendo bem fraca. Até agora, só um jogo realmente bom: Chile 1 x Uruguai 0.  A partida de ontem, dos argentinos com os colombianos, ofereceu emoção, especialmente porque foi decidida nos pênaltis. Mas ficou longe de ser um grande jogo.

      Pra salvar esta Copa, só mesmo um Brasil x Argentina daqueles de arrepiar. Os dirigentes da Conmebol devem estar torcendo para que o Brasil elimine o Paraguai neste sábado, pra que o grande clássico ocorra na semifinal.

       Por falar nisso, só quero ver o que vai jogar o Robinho, neste sábado.  Muita risadinha, muita conversa, mas continua devendo um boa apresentação. E tem que ser agora, que estamos sem Neymar.  Se Robinho for mal hoje, pode riscar o seu nome.

A história do filho de lavradores, que virou sargento do Exército e, já com quase trinta anos, se transformou num dos maiores sambistas do Brasil. Mas que não esqueceu suas origens, voltando pra comprar a fazenda onde nasceu

                m  a  r  t  i  n  h  o      d  a        v  i  l  a


                  

                                   Acho que existem poucos cantores famosos tão simples como MARTINHO DA VILA. Todo mundo gosta dele, não é mesmo ? Certamente, a sua origem lhe ensinou a ser humilde como é.  Afinal, Martinho José Ferreira nasceu na Fazenda do Cedro Grande (município de Duas Barras-RJ), filho de um casal de lavradores.  Anos mais tarde, já rico e conhecido, voltou a Duas Barras para ser homenageado pela Prefeitura local, em uma festa. Ficou então sabendo que a fazenda onde havia nascido estava a venda.  Não pensou duas vezes: comprou a propriedade, que hoje é o lugar que Martinho chama de "meu off-Rio".  Assim é o homem Martinho da Vila


                            Martinho tinha apenas quatro anos quando sua família foi para o Rio, onde foi criado na  Serra dos Pretos-Forros, no bairro Água Santa. Quando cesceu, sua primeira profissão foi a de auxiliar de químico industrial, função que aprendeu no SENAI. Mais tarde, serviu o Exército como Sargento Burocrata, e começou a estudar para tornar-se escrevente e contador, mas aí a música falou mais alto e mudou o rumo da sua vida.

                           Para nós, Martinho surgiu no III Festival da Record (1967), quando concorreu com "Menina Moça". Mas o gostinho do sucesso veio no ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival. Foi quando ele lançou "Casa de Bamba", que se tornaria um dos clássicos do seu repertório. E o primeiro álbum, lançado em 69, já mostrou o tamanho do seu talento como compositor e músico. Além de "Casa de Bamba", o disco trouxe "O Pequeno Burguês",  "Quem é do Mar não Enjoa", "Pra Que Dinheiro",  "Brasil Mulato",  Amor Pra que Nasceu " e "Tom Maior".  Com tudo isso, o álbum estourou na praça. 




               Rapidamente, Martinho se tornou um dos maiores vendedores do Brasil, e passou a ser o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas, com o CD "Tá Delícia, Tá Gostoso", lançado em 1965.  Mas muito mais significativos foram os prêmios e títulos que Martinho da Vila conquistou: Cidadão Carioca,  Cidadão Benemérito do Estado do Rio de Janeiro,  Comendador da República em grau oficial e a Ordem do Mérito Cultural, pela contribuição à cultura brasileira. Na sua coleção de medalhas estão a Medalha Tiradentes e a famosa Pedro Ernesto.  Ganhou o Prêmio Shell de MPB e teve seu álbum "Enredo" indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de samba/Pagode.




            





Apaixonado pela Escola de Samba Unidos da Vila Isabel, Martinho assinou diversos sambas-enredo da escola, entre os quais "Kizomba: A Festa da Raça". E no ano em que completava 75 anos (2013), seu filho Tonico da Vila levou Vila Isabel ao título com o enredo "A Vila Canta o Brasil, Celeiro do Mundo, Agua no Feijão, que Chegou Mais Um."






         Embora reconhecido como sambista, Martinho também criou músicas em vários ritmos brasileiros, como ciranda, frevo, samba de roda, capoeira, bossa nova, calango, samba-enredo, toada e sambas africanos.






          Martinho da Vila, 77 anos, tem oito filhos, incluindo a cantora Mart'nália, e sete netos, mas só se casou pela primeira vez em 1993, aos 55 anos. Sua esposa é Clediomar Corrêa Liscano, 33 anos mais jovem do que ele, e mãe de seus dois filhos mais novos.



        






  Durante nove anos Martinho teve um botequim no Shopping Iguatemi-Rio, chamado Butiquim do Martinho, onde se ouvia música brasileira, acompanhada de chope e petiscos.
           Martinho é vascaíno doente, já compôs duas músicas em homenagem  ao clube. E é filiado ao PCdoB, Partido Comunista do Brasil.

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
  Eunice Simino é uma linda e ótima amiga. E bastante chegada a tudo que é de Deus. Foi na página dela que encontrei esta postagem