Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Brasil pede o afastamento de Valcke

         O Brasil mandou carta à Fifa, nesta segunda-feira, pedindo o afastamento do secretário geral da entidade das negociações sobre a Copa do Mundo de 2014. O francês Jérôme Valcke pisou na bola, quando disse que "os organizadores do Mundial precisavam de um chute no traseiro". A carta foi endereçada ao presidente Joseph Blatter. Espera-se que o tal chute seja desferido no traseiro do mal educado secretário.
           Tão logo a carta chegou a Fifa, Jérôme Valcke tratou de formular um pedido de desculpas aos brasileiros, dizendo que a expressão "chute no traseiro" é corriqueira no seu país, a França. É um idiota, sem dúvida.

Nosso tenis continua mal

               O tenis brasileiro continua mal das pernas. A ATP (Associação dos Tenistas Profissionais)divulgou hoje a atualização do seu ranking, e Thomaz Bellucci caiu mais uma posição, estando agora em 50º lugar. João Souza, o conhecido Feijão, aparece na 100ª colocação.
                A maior novidade foi a ascensão do argentino Juan Martin del Potro, que subiu de décimo para nono lugar, graças a sua boa participação no Torneio de Dubai, quando perdeu na semifinal para Roger Federer. Del Potro agora está com 2.840 pontos.
                Novac Djokovic segue na liderança, somando 13.130 pontos, com Rafael Nadal em segundo (10.415 pontos). Com o título de Dubai, Roger Federer  (terceiro colocado) subiu para 8.710 pontos. E Andy Murray permanece em quarto, com 7.450 pontos.
                 Para compensar a má situação do Brasil, o ex-tenista Gustavo Kurten entrou hoje para o Hall da Fama da modalidade, juntando-se a Maria Esther Bueno, como únicos brasileiros a conseguir a honraria.

O começo da Segundona Gaúcha

         E a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho começou mesmo neste final-de-semana, como havíamos anunciado. No sábado, lá na Fronteira com o Uruguai (Santana do Livramento) o 14 de Julho local empatou com o Guarani de Camaquã, sem gols.
                    Olha o Brasil de Pelotas saudando sua torcida, no jogo de estréia
         No domingo tivemos vários clássicos citadinos. Em Pelotas, o Brasil ganhou do Farroupilha, por 1 a 0, gol de Eder Silva. O jogo foi disputado no Estádio General Nicolau Fico, campo do Farroupilha. Em Rio Grande, o São Paulo venceu o Rio Grande, por 5 a 4. Em Santa Maria, os rivais Inter-SM e Riograndense empataram por 2 a 2.
          Os outros resultados: Riopardense 1 x Guarani de Venâncio Aires 1, Panambi 1 x Juventus 0, Glória 1 x Sapucaiense 0, União Frederiquense 2 x Passo Fundo 1, Brasil de Farroupilha 0 x Esportivo 0 e Santo Ângelo 1 x Milan 0

E lá se foi mais uma vaga de Londrina

             Agora não tem mais choro. O time de Londrina perdeu de novo e está rebaixado para a Segunda Divisão do vôlei masculino nacional. Quer dizer, perdemos a nossa vaga na elite, do mesmo jeito que já perdemos no basquete, no futebol, no futsal feminino, etc.
              Não me lembro de uma campanha pior do que esta, cumprida por uma equipe de Londrina. Em 20 partidas, perdemos 18. Nos transformamos em "saco de pancadas". O último fracasso aconteceu em pleno Maracanãzinho, sábado, contra o RJX, na derrota de 3 a 0 (25/23, 25/20 e 25/20). E ainda teremos mais dois jogos para perder.
              E vem aí o futsal. Londrina vai se esconder dentro da camisa do São Paulo para disputar a Liga Nacional.  Se o time for bem, as glórias serão do Tricolor Paulista. Se for mal, mais vexame para o esporte londrinense.
              A propósito, recebo do leitor Valdo a informação de que o São Paulo/Londrina vai abrir mão da vaga no Campeonato Paranaense da Série Prata, porque na mesma época terá que disputar o Campeonato Paulista de Futsal. Assim, participaremos da Série Bronze do Paraná, com um time formado por juvenis. Será mesmo que vamos pagar mais esse mico ?
             Como diria o personagem "Gigante" (Eri Johnson), da novela Fina Estampa: "Quer matar Papai ?"

As suspeitas de Juca Kfoury

            No seu Blog, o jornalista Juca Kfoury afirmou que está briga provocada pelo secretário da Fifa, Jérôme Valcke, com o governo brasileiro, "pode ser o começo do fim da Copa 2014 no Brasil". E imaginou os prejuízos que nosso país terá, se realmente isto acontecer.
             Juca confirmou o que já se sabia. Valcke é  amigo e parceiro de Ricardo Teixeira, que está sendo isolado pelo governo. A Fifa pode ter mandado seu secretário cometer estas indelicadezas contra os brasileiros, como esta de dizer que o Brasil precisa levar um pé na bunda para se mexer. O Ministro do esporte foi obrigado a reagir e a briga está declarada.
             E aí afirmo eu: esse povo que comanda a Fifa é um bando de bandidos, capaz de tudo para ajeitar as coisas para o seu lado. E não duvido mesmo que Joseph Blatter esteja armando a situação para tirar a Copa do Brasil e colocá-la na Inglaterra.  Tudo para fazer média com os ingleses, que estão atacando o comando do futebol mundial abertamente.
             E aí, quem vai pagar tudo o que já foi gasto com estádios e outras exigências impostas pela Fifa ?

Adriano sacado outra vez

         Depois de ver Adriano jogar contra o Santos, Tite e a Comissão Técnica do Timão resolveram tirar o jogador dos planos para o jogo de quarta-feira, pela Libertadores, contra o Nacional do Paraguai. O decadente Imperador vai passar a semana treinando, para ver se consegue melhorar o seu condicionamento físico. Pela foto que mostra Adriano no jogo de ontem, é possível perceber que ele continua gordo. Não parece um jogador de futebol famoso.
     
             Leandro Castán, Chicão, Paulinho, Danilo, Emerson e Liedson são os retornos confirmados no time corinthiano. Toda a partida válida pela Libertadores será considerada de vida ou morte pela direção do Timão, que faz do torneio a sua competição mais importante do ano

O que houve realmente com Sérgio Reis

         Duas costelas quebradas , uma lesão no ombro e alguns arranhões sem gravidade. A rigor, estas foram as consequências da queda sofrida pelo cantor Sérgio Reis, durante um show  em Três Marias (MG), na madrugada deste domingo, que foi mostrada ontem no "Fantástico". Nada que um bom período de repouso não conserte. Mas o problema maior não está na consequência, mas na razão do tombo de um palco de 2,20 metros de altura.
          Sérgio disse ao médico Anselmo Dornas Moura, do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte,  que percebeu que sua vista estava escurecendo, antes de cair. "Na verdade, ele teve uma síncope - súbita perda de consciência- que o fez perder a estabilidade"  - explicou o dr.Anselmo, que mostrou-se preocupado com a saúde do cantor.
          Foi feita uma tomografia computadorizada de crânio, cujo resultado foi normal, e um raio X de torax, que constatou a fratura de duas costelas próximas ao ombro direito. Sergio está totalmente consciente e movimenta os quatro membros normalmente. Pode inclusive deixar o hospital a qualquer momento, mas precisa ser monitorado. Ele tem um histórico de problemas cardíacos e provavelmente teve uma arritmia cardíaca no momento do acidente.
           Há dois anos, o conhecido artista sertanejo precisou implantar  um stent no coração, após ser internado com um quadro de angina. Antes, em 2002, Sérgio Reis já havia sofrido um acidente vascular cerebral  (AVC).
            Apesar da situação, Sergio Reis disse agora à tarde que pretende voltar a fazer shows já no próximo final-de-semana.

Que bicho é esse ? (2)


          O animal que nós vamos identificar esta semana é um mamífero que vive em ambientes úmidos, próximos a rios ou a beira do mar. Ele dorme durante o dia e sai à noite para caçar. Alimenta-se de peixes, insetos, répteis, crustáceos e de pequenas aves. O período de gestação é de dois meses, podendo ter de um a cinco filhos.
          Os filhotes mamam até os seis meses de idade e assim, mãe e filhos vivem em bandos. O macho só aparece para acasalar. Vivem de seis a oito anos, mas o risco de extinção é grande, porque sua pele é bastante comercializada. Nadam muito bem, chegando a atingir 12 km/h enquanto nadam. Podem ficar submersos durante 8 minutos.
           Seu comprimento pode chegar a um metro e vinte centímetros, incluindo a cauda. Seu peso em média é de 20 quilos, quando adulto.
            Pode ser encontrado em todo o Brasil e em toda a América do Sul.  Qual é o seu nome ?

A resposta será conhecida na próxima segunda-feira. Mande a sua opinião por comentários aqui mesmo no blog, por e-mail  flaviolacampos@hotmail.com  ou pelo telefone (43)33041021.

               RESPOSTA DO TESTE ANTERIOR

Na semana passada, quando abrimos este espaço, o bicho escolhido foi este da foto abaixo. Dezesseis leitores tentaram acertar o nome dele. Nenhum deles conseguiu. E eu também não conhecia. Trata-se do  ZABELE ou  ZABELÊ, cujo nome científico é Crypturellus Noctivagus. Quatro leitores (Dalbi, Nininho, Rogério Fischer e Danúbio) passaram perto, pois disseram que o bichinho era um "Jacu", cujo nome científico é Penelope ochrogaster. Mas é da mesma família. O Zabele é só um pouquinho maior.