Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 15 de julho de 2012

Dupla liderança paranaense na Série D

      Os dois representantes do Paraná estão liderando seus grupos na Série D, depois das expressivas vitórias que obtiveram esta tarde. O Cianorte ganhou do Cerâmica, lá em Gravataí, no interior gaúcho, por 2 a 1. Reinaldo e João Paulo fizeram os gols e Thiago Santos ainda cobrou um penalti para fora. Para o Cerâmica marcou Rafael Carvalho, que foi expulso.
      Cianorte dividem a liderança do Grupo 7, com 7 pontos. Só que o time paranaense jogou apenas três vezes, enquanto o Mogi já fez quatro jogos. Na rodada de hoje, o Mogi perdeu em Concórdia(SC) por 2 a 1


******      Já o Arapongas jogou em casa, ganhando bem do Metropolitano, de Santa Catarina, por 2 a 0. Ermínio e Serginho Catarinense (de penalti) fizeram os gols no Estádio dos Pássaros, que teve um público de 1.322 pagantes.
               O Arapongas lidera o Grupo 8 ao lado do Brasil de Pelotas, com 5 pontos. Mas os gaúchos já jogaram 4 partidas, enquanto os araponguenses fizeram apenas 3 jogos.  Hoje, o Brasil empatou com o Mirassol (2 a 2) no interior paulista.
     

O que se viu na tarde do domingo

         Quatro partidas foram realizadas esta tarde, na sequência do Campeonato Brasileiro, que ainda não alcançou o nível técnico esperado. Algumas equipes atuaram bastante desfalcadas, agora por causa da Seleção Olímpica. Corri o pay-per-view a tarde inteira e não consegui ver nada de excepcional. Jogos apenas regulares.

******O melhor e mais surpreendente resultado da tarde foi o alcançado pelo Grêmio que, finalmente, jogou uma boa partida, ganhando do Cruzeiro em Belo Horizonte, por 3 a 1, com facilidade. Parece que o repertório do Celso Roth já acabou. É sempre assim, ele começa muito bem, mas seu sucesso nos clubes pelos quais passa geralmente dura pouco. O Cruzeiro já começou a acumular maus resultados.
          O Grêmio melhorou com Zé Roberto e agora Elano no meio-campo. Foi muito boa e a estréia de Elano. A saída do goleiro Victor (que ontem já levou 3 gols em Florianópólis) também ajudou para o Tricolor se tornar mais estável. Marcelo Moreno (2) e Kleber marcaram para os gaúchos. O Cruzeiro, que jogou todo o segundo tempo com um homem a mais (Werley foi expulso no finzinho da fase inicial), só fez o seu gol num penalti cobrado por Wellington Paulista, no último minutos. E os 14.044 torcedores que foram ao Estádio Independência vaiaram pra valer o seu time.
             Uma curiosidade: Marcelo Moreno, ex-jogador do Cruzeiro, foi recebido com aplausos, enquanto Kleber (outro ex-cruzeirense) só levou vaia. Cada um colhe o que planta.

******Outro bom resultado foi o do Flamengo: 2 a 1 sobre o Bahia, em Salvador, com gols de Ernani e Renato Abreu (de penalti), contra um de Kleberson para o time baiano. E o Mengo também jogou todo o segundo tempo só com dez, por causa da expulsão de Luiz Antonio. O jogo foi muito equilibrado, mas o time de Joel Santana mostrou mais garra.

******Deu pena ver Inter e Santos se enfrentando, no Beira-Rio. Muitos desfalques. Vocês já tinham ouvido falar em Lucas Lima, Mike, Otávio e Maurides ?  Foi com esses garotos que o Colorado tentou ganhar do Peixe, que também jogou muito desfalcado.  Só podia dar 0 a 0.
            Sem D'Alessandro, Oscar, Leandro Damião, Dátollo, Kleber, Ganso, Neymar, Rafael e outros jogadores conhecidos, o espetáculo foi lamentável. Para completar, o Santos jogou com aquele ridículo uniforme todo azul. Pior do que isso só a estréia de Miralles no Peixe e Murici Ramalho falando palavrão no banco durante o jogo inteiro.

******No clássico carioca, o Fluminense fez 1 a 0 com Fred, mas o Fogão empatou através de Andrezinho, que continua sendo o seu melhor jogador. O 1 a 1 foi justo e os dois continuam no G4. Mas as duas torcidas foram pra casa insatisfeitas.
   
  .
            

Loco Abreu sai e Figuera perde

        Foi incrível o que aconteceu ontem à noite, na estréia do centroavante Loco Abreu no Figueirense. Estádio Orlando Scarpelli lotado, torcedores enloquecidos, o atacante uruguaio jogando bem (foto) e o Figueira ganhando por 3 a 1, aos 18 minutos do segundo tempo. Foi então que o técnico Argel achou que o jogo já estava ganho e resolveu poupar o craque recem contratado.


       Loco Abreu deixou o campo aplaudidíssimo pela torcida catarinense, que viveu sua última alegria na partida. Em apenas 9 minutos, o Galo fez três gols e ganhou o jogo por 4 a 3, mantendo a liderança do Brasileirão.
       A verdade é que Loco Abreu tinha condições de continuar jogando, embora meio cansado. Argel Fucks não tinha nada que tirá-lo do jogo. Foi o suficiente para o Atlético sair de trás para reagir no jogo. Acho que, depois desta, nunca mais Argel vai substituir alguém quando se time estiver ganhando. Ele foi o culpado do que aconteceu ontem em Florianópolis.

Queda do Coritiba espanta !

   Está me deixando espantado a queda de produção que o time do Coritiba vem apresentando. Os 4 a 1 que o Coxa levou, ontem à noite em Campinas, merecem uma análise especial dos dirigentes do clube que, afinal de contas, acaba de ser vice-campeão da Copa do Brasil. E, até então, era um dos times mais "certinhos" do País. O Alviverde já está na zona de rebaixamento, a frente apenas de Bahia, Palmeiras e Atlético Goianense.
    Acendeu o sinal amarelo. Para quem voltou há pouco tempo de uma passagem pela Série B, como o Coritiba, a situação é alarmante. E na próxima quinta-feira o  Verdão voltará a enfrentar o Palmeiras, no Couto Pereira. Se perder esse jogo, a casa cai.
      Estou começando a achar que Libertadores e Copa do Brasil fazem mal para os times brasileiros.  Aquela frescura de poupar jogadores acaba desestruturando as equipes. Depois, mesmo que vençam estas competições, custam para se reestruturar. Foi assim com Corinthians, Palmeiras, Santos e agora o Coritiba, que hoje estão entre as piores equipes do Brasileirão.
      O Timão conseguiu finalmente ganhar, mas sofreu muito e só derrotou o Náutico, no Pacaembú, de virada, por 2 a 1. A maioria dos jogadores corinthianos ainda não apresentou um bom futebol. E o tal do Romarinho mais uma vez só mostrou vontade.

A Foto do Dia

       
          Começo o domingo com a Foto do Dia, feita pela competente Elvira Alegre, que continua sendo uma fotógrafa sensacional. Não fui ao concerto de abertura do Festival de Música de Londrina, ontem à noite na Catedral, mas a imagem que nos traz a Elvira já mostra que perdi um grande espetáculo.